PRÉ-JOGO
Por Thiago Miguel Silva - COXAnautas
Coritiba e PSTC se enfrentam neste sábado, 23, às 16h, no Couto Pereira, pela partida de volta das semifinais do Campeonato Paranaense 2016. Depois de construir uma excelente vantagem na partida de ida, em Cornélio Procópio, o Verdão agora tentar consolidar a sua passagem para a final da competição e terá o Couto Pereira inteiro a seu favor. Do outro lado, um PSTC que luta para fazer outro milagre, visto que, nas quartas-de-final, perdeu o primeiro jogo para o J. Malucelli por 3x0 para depois reverter o placar e conseguir a classificação nos pênaltis
O time
No último final de semana, o Coritiba foi até o interior do Estado e, mais uma vez, foi bastante eficiente para bater o PSTC pelo placar de 3x0 e garantir uma excelente vantagem para a partida de volta das semifinais do Paranaense. Já no final do primeiro tempo, em uma cobrança de escanteio, Luccas Claro subiu mais que a defesa do PSTC para abrir o placar. Na segunda etapa, Thiago Lopes aproveitou o rebote do goleiro Lucas para fazer o segundo. Já no final do jogo, Juan apareceu livre na área do time de Cornélio Procópio para garantir a boa vantagem.
Agora, o objetivo é manter a larga vantagem e passar para mais uma final de Estadual. Para isso, o Coritiba precisa levar a partida contra o PSTC bastante a sério e respeitar o adversário do interior. Em relação à equipe, o técnico Gilson Kleina, que já não iria poder contar com Alan Santos, suspenso, também não vai poder escalar os meias Juan e Dudu, ambos vetados pelo Departamento Médico. Amaral realizará a função de volante, enquanto que Thiago Lopes e Vinícius serão os responsáveis por armar as jogadas da equipe. No restante, a equipe será exatamente a mesma que bateu o mesmo adversário no primeiro jogo.
O adversário
Depois de conseguir um feito histórico, ao derrotar o J. Malucelli no Ecoestádio pelo placar de 3x0 e conseguir uma heroica classificação para a semifinal, o PSTC se encontra com uma situação muito semelhante neste final de semana, diante do Coritiba. A equipe do técnico Reginaldo Vital precisa fazer o que apenas o Operário conseguiu nos últimos 10 anos. Vencer o Coritiba por 3 gols de diferença, no Couto Pereira, pelo Campeonato Paranaense. Em relação ao time, a grande esperança é o retorno do artilheiro Jenison, que não atuou na primeira partida por estar suspenso. Ele é a principal arma do PSTC para novamente tentar o impossível.
O jogo
O Coritiba precisa ser inteligente na partida deste sábado, no Couto Pereira. Com uma enorme vantagem a defender, não pode cometer erros bobos como, por exemplo, ter algum atleta expulso ou se envolver em alguma confusão. Um gol marcado antes do adversário, praticamente consolida a já encaminhada classificação. Para isso, é preciso muita determinação, foco e, acima de tudo luta para conquistar o objetivo. Do outro lado, é improvável que o PSTC saia "de peito aberto" em busca dos gols.
Ofensivamente, o Verdão perde muito com a ausência de Juan, que vinha sendo o principal foco criativo da equipe nos últimos jogos. Por outro lado, o retorno de Kléber fará muito bem ao Verdão, visto que Ortega ainda não conseguiu se adaptar ao futebol brasileiro e desperdiçou um caminhão de chances em Cornélio Procópio. Por outro lado, a presença de Vinícius e Thiago Lopes no meio-campo deve dar mais velocidade a este setor. Velocidade esta que também estará presente com Negueba que, após ser envolvido em especulações com o Grêmio, precisa retomar o seu bom futebol.
Na parte defensiva, o Coritiba precisa tomar os cuidados naturais com o contra-ataque da equipe do interior do Estado. O PSTC não deverá partir desesperadamente para frente e, por isso, o Verdão precisa ficar ligado neste aspecto da partida. Individualmente, a grande preocupação será o centroavante Jenison, que fez os três gols da equipe contra o J. Malucelli e espera repetir a dose no Couto Pereira. Ele deve despertar bastante atenção e cuidado por parte da defensiva Coxa-Branca.
A torcida
Certamente, a torcida Coxa-Branca comparecerá em bom número às arquibancadas do Couto Pereira para acompanhar a partida diante do PSTC, que deverá levar o Verdão a mais uma final de Campeonato Paranaense. Portanto, torcedor Alviverde, vista a sua camisa e vá ao Alto da Glória, o Coritiba necessita de sua energia e vibração.
Vamos em busca da vitória, Coritiba, o time da Alma Guerreira!
Campeonato Paranaense 2016 - Semifinal - Jogo da volta
Coritiba x PSTC
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira
Data: 23/04/2016, sábado
Horário: 16h
Coritiba:
Elisson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Amaral, João Paulo, Thiago Lopes e Vinícius; Negueba e Kléber.
Técnico: Gilson Kleina
PSTC: Lucas; Léo, Spice, Tayron e Índio; Makelele, Rafael, Fauver e Baroni; Caxambu e Jenison.
Técnico: Reginaldo Vital
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva/PR
Assistente 1: Flávio Augusto Alves/PR
Assistente 2: Rafael Dias de Melo/PR
4º Árbitro: Murilo Ugolini Klein/PR
Imagem: Coritiba Foot Ball Club
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)