COXAnautas - Coritiba Eternamente

5

04/01, 10h10 | Arquibancada | Sergio Brandão

Alô, é do Coritiba?

Para mim, ir ao Couto Pereira sempre foi um bom programa, independente da situação. Com o time bem ou mal, com chuva, com frio, na primeira ou na segunda divisão... ir ao Couto sempre foi um bom programa, aguardado com ansiedade. É gosto pelo ritual. Desde a saída de casa, ou direto do trabalho ao estádio, quando isso acontecia. O jantar era ali mesmo, me lambuzando num pão com bife, feito numa chapa pra lá de suspeita, mas era gostoso. Vivi isso de todas estas formas, inclusive trabalhando em muitos jogos, durante poucos 4 anos.

Não merecia, mas depois de 50 anos, meu último trabalho foi na famigerada partida contra o Fluminense em dezembro de 2009, quando caímos, daquele forma vergonhosa que aos poucos vamos esquecendo. Naquele dia, como um gato acuado, tive que me refugiar no vestiário do inimigo (foi o buraco mais próximo que encontrei para me esconder daquela selvageria).

De lá pra cá, minhas idas à nossa casa tem sido apenas como torcedor, acompanhando aqui pelo COXAnautas para depois levar até vocês minhas impressões sobre o que vejo. Todas elas pagando para assistir e dar a minha parcela de contribuição ao clube que acompanho há muitos anos.

Vivi mesmo muitas fases ali dentro. Boas histórias que sempre alimentaram esta paixão que nem de longe pensava em abandonar. Não se trata de querer, até bem pouco tempo a escolha estava fora de questão. Uma possibilidade inexistente. Hoje, já não sei mais...

Me tornei um crítico chato desta e das administrações anteriores. Procurei muitas vezes me colocar no lugar dos que estão lá dentro. Muitos sei que estao dispostos ao trabalho e com boas intenções. Levo em conta suas dificuldades, pondero, ponho na balança os prós e contras. Mas ainda acho que nosso maior erro é insistir numa administração ultrapassada, vencida pelo tempo, que não aceita mais certas coisas.

O Coritiba vive de improvisações, não ousa um planejamento de longo prazo. Hoje vivem a obsessão financeira do clube. Priorizam tanto que esqueceram que somos um clube de futebol. O Coritiba virou um grande escritório de contabilidade, daqueles antigos, com carimbo e tudo o mais.

Duvida? Então comece pela porta de entrada. Ligue pro Coritiba atrás de qualquer serviço ou informação (32181909) e você será atendido por uma voz esganiçada, gritada, com uma lista de coisas que você precisa fazer para chegar finalmente no serviço que deseja. Se não cair naquela musiquinha de espera, deprimente, se dê por feliz.

Se pelo menos colocassem uma gravação em tom sereno, amigável, agradável, seria um bom começo. Afinal, é a recepção, o primeiro contato com o público externo, com o colaborador, com o torcedor, como queiram chamar. A voz gritada que atende a ligação, parece em desespero, assim como o torcedor nos últimos anos. Que me perdoe a moça que se prestou ao serviço, mas ela é o retrato da bola que o time anda jogando nestes últimos anos.

Outra coisa: nada funciona antes das 9 e 30 hs, como se fosse um clube que pudesse se dar ao luxo de abrir mão de começar a vida às 8 ou 8:30 hs, como é vida média das pessoas aí fora.

Enfim, temos um serviço com a cara do time. Temos dirigentes pouco preocupados com o profissionalismo administrativo. Somos administrativamente a cara do futebol que andamos jogando. É a lei da atração. Somos o que fazemos. Estamos cada vez mais com a cara da nossa telefonista.

Acorda pra vida, Coritiba!

Debate

  • "Detalhe, desses que sairam, todos foram criticados nesse site, e muito!"

    Tajuro Y. | 05/01, 17h02

  • "Concordo com o Alexandre cruz, aqui no coxanautas só tem azedo, pode trazer messi, soares, neimar, que vai ter critica. Espera pelo menos o time entrar em campo, umas 5 ou 6 rodados, ai da sua opiniao. Com exceção do filegrana, os outros dois desconhecidos do nautico e atibaia, os demais ja tem um passado, a parecem ser bom jogadores. Vi varios comentarios aqui, que o ALEX retornou e nao jogou nada, na minha opiniao, ele passou foi muita raiva, cansou de por os atacantes na cara do gol, e o que aconteceu tudo mundo sabe, a redonda ia parar no passeio publico."

    Tajuro Y. | 05/01, 17h00

  • "''Outra coisa: nada funciona antes das 9 e 30 hs, como se fosse um clube que pudesse se dar ao luxo de abrir mão de começar a vida às 8 ou 8:30 hs, como é vida média das pessoas aí fora.''
    Não poderia ser diferente Sérgio, o chefe chega as 14h, depois de dar meio expediente em seu cartório."

    Luiz Frederico | 05/01, 14h49

    • "Então.... se o exemplo vem de cima, pouco ou quase nada podemos fazer, meu caro Luiz."

      Sérgio Brandão | 05/01, 17h50 | Móvel

  • "O Botafogo, no ano passado, iria lutar para não cair; contratou o Camilo.
    Neste ano, contratou o Montillo."

    ALVARO A. | 05/01, 13h34

  • "A modernização tem que ocorrer administrativamente, mas também tem que acontecer na torcida, se é que me entendem."

    Alexandre Cruz | 05/01, 01h16 | Móvel

    • "Concordo Alexandre, o time nem entrou em campo e já está na Série B. Gostei muito daqueles que saíram. Exceto o Nery e o Leandro. Comparando com 2016, as contratações estão mais moderadas e pontuais.Temos jogadores muito ruins ainda, porém não dá pra generalizar! Os volantes são bem melhores e serão importantes. Falam que um meia armador dos bons vai chegar. Aqueles que ficaram serão úteis. Penso que o Carpegiani vai montar um time forte na marcação e mortal no ataque. Sim, meu pensamento é sempre positivo, cheio de sonhos e energia!"

      Admir | 05/01, 07h28

    • "Um meia armador!!! Nosso sonho de consumo.Isso sim, Admir, seria muito bom e colocaria confiança no trabalho."

      Sérgio Brandão | 05/01, 08h41

    • "Nesse caso a torcida do Parana Club e modernissima... O coxa esta no mesmo caminho por estar utilizando similar modelo de gestao no futebol que faz as gralhas."

      Paulo J. | 05/01, 16h02 | Móvel

  • Ver todos os comentários (27)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Bolão

Melhores Sócios COXAnautas

21º Jackson M. Jeranoski 269 pts.
30º Disney U. 254 pts.
40º J. Mario 245 pts.
51º Rui Valente 232 pts.
200º VALCIR C. 21 pts.
222º Leopoldo J. 13 pts.
262º Antenor A. 7 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet