COXAnautas - Coritiba Eternamente

7

13/04, 10h10 | Arquibancada | Sergio Brandão

Em ascensão

Uma breve reaparição para festejar com vocês este momento de trégua entre torcida e time. Mas parece que não querem nos deixar em paz nem quando temos resposta de dentro de campo.

Na verdade sabemos que pouca coisa ou quase nada mudou. O time é outro, sem dúvida, tá melhor, parece que já tem um padrão de jogo. Tá mais certinho, alguns parecem ter reaprendido o futebol, mas ainda tá longe do que sempre pede a exigente torcida Coxa. É sempre bom lembrar que o nível do regional é outro. Mas vitória é sempre bem –vinda, sim, seja contra quem for. Neste momento ajuda pelo menos para levantar a moral da tropa. Principalmente assim, com duas goleadas seguidas.

Não tenho conseguido ver o Coritiba, assim como muitos de vocês. Quem não vai ao estádio, não sabe a quantas anda o time. A não ser pelo rádio ou jornal. Aliás, hoje, fontes pra lá de suspeitas, cada vez menos confiáveis.

Mas mesmo assim, quando as coisas vão um pouco melhor, sempre aparece alguém pra estragar tudo. Mesmo com estas duas vitórias convincentes sobre o Cascavel, mas correndo o sério risco de ter tido esta fartura toda de gols, apenas para treino.

Chega a deprimir o mais bem intencionado dos torcedores, toda esta situação criada em torno das finais do Paranaense. Por melhor que seja a intenção, do outro lado, dirigentes parece que fazem força para deixar o torcedor cada vez mais aborrecido e desgostoso com tudo que envolve o futebol.

Quando não é com a qualidade do futebol jogado, é como agora, com a desorganização de um campeonato regional, que seja qual for seu desfecho, já perdeu a graça e será mais um que vai para a história como outros que deixaram marcas aos mais velhos e de boa memória. Como aquele que Paraná e Cascavel dividiram o título estadual, (acho que na época o Paraná ainda era Ferroviário ?) ou aquele outro campeonato, há mais tempo ainda, quando o Atlético foi rebaixado, mas que Coritiba e Ferroviário viraram a mesa e com argumentos pouco convincentes, ressuscitaram o adversário. Isso foi lá pelo fim dos anos 60.

Histórias que não são exclusivas do futebol do Paraná, é verdade, mas do cenário nacional, onde até titulo brasileiro já foi dividido e até hoje ninguém sabe direito quem foi o campeão: Flamengo ou Sport?

Se estas polêmicas fossem levadas à justiça, daria ganho de causa ao torcedor, que paga por um serviço e não o tem, e quando tem, recebe o produto com defeito.

Na verdade os problemas são os mesmos há décadas. Apenas ganharam um tamanho maior, porque o futebol é outro e hoje envolve outros interesses, bem maiores que os daquela época. O futebol ficou caro e agora estas decisões ganham outros nomes e designações. Os personagens também são outros.

Na verdade, a bagunça de agora do Campeonato Paranaense, começou há mais tempo. Dois fatos precisam ser lembrados: as eleições, quando Cury passou a perna em Bacellar e Petraglia, até culminar na declaração de guerra que se transformou o famoso caso do Atletiba do Youtube. Nos bastidores correm interesses muito maiores que o caso do julgamento do atacante do Jotinha - que acabou em rebaixamento. Ou vocês acham que Bacellar e MCP estão tristes com esta confusão toda?

Pra quem como nós, que pagamos para ver apenas futebol, ainda que sua qualidade seja discutível, resta muito pouco ou quase nada a ser feito, a não ser reclamar por estes canais que nos oferecem.

Quem sabe as coisas mudem, quando o bem maior do futebol, o torcedor, não estiver mais interessado neste produto sem nenhuma qualidade que andam nos oferecendo.
Nos vemos por aí!
SAV.

Debate

  • "Se o Coritiba fosse um cartório seria o pior cartório do mundo. Como é um time de futebol, a situação é muito pior. Fora Bacelar incompetente"

    Antônio M. | 16/04, 17h57 | Móvel

  • "Fora Pachequinho incompetente"

    Antônio M. | 16/04, 17h55 | Móvel

    • "Tava demorando...
      jcesar.coxa"

      Julio J. | 16/04, 18h27

  • "Sobre o time, que melhorou consideravelmente, creio que a mudança tática fez com que alguns jogadores crescecem, casos de Tiago Real, que acabou sendo escalado como quarto homem, Edinho que ficou menos sobrecarregado, Iago, como segundo atacante não ficou mais perdido em campo e fez ótimas partidas. Com isso ganhamos até com ótimas opções no banco. Diz o Pacheco que a mudança tática se fez necessária pelo modo como o adversário joga. Eu não acredito muito. Acho que quando entra Kléber, Henrique Almeida e banco, aliás este via ter boas oportunidades pra jogar, dado a quantidade de cartões que o titular recebe, além disso, a condição física também pode tirá-lo de alguns jogos. Berola, devido a sua inconstância, deve ser opção para entrar durante as partidas. Vamos esperar que as contratações que virão venha suprir nossas deficiências para termos a esperança de fazer um bom campeonato, pois além do Palmeiras não vejo nenhum outro time que desaponte e sejam muito superior ao nosso. Pude ter uma ideia disso vendo o Flamengo na quarta, que a partir do momento que perdeu o Diego, caiu bastante de produção, sendo dominado no segundo tempo pelo fraco CAP, que mesmo assim só deu um chute a gol."

    Sérgio N. | 16/04, 09h50 | Móvel

    • "Acho que o bom treinador é o cara que acha função para alguns ,sem quase sem categoria, caso do nosso time hoje.
      Ou o Pachequinho se revela, fazendo milagres com o que tem, ou se afunda junto como time."

      Sérgio Brandão | 16/04, 13h46 | Móvel

  • "Abordando um pouco essa questão das transmissoes, penso que a RPC tinga que levar um gelo. Perdemos o dinheiro, vizibilidade? Perdemos. E nós torcedores ficamos chateados em não podermos ver o time pela TV. Agora, os valores oferecidos eram baixos e, segundo o que já foi comentado por aqui, inferiores aos que os principais clubes de Santa Catarina e aos pequenos do Rio. A única forma de melhorar isso é endurecendo mesmo. Pode ser um tiro no pé? Pode. Também pode ser que a TV reveja os valores,até porquê a Esporte Interativo pode ser uma ameaça. O reflexo disso só poderemos ver o ano que vêm. Todo mundo crítica a Globo,mas na hora que os clubes tomam uma posição contra esse monopólio, os torcedores em geral torcem o nariz."

    Sérgio N. | 15/04, 20h04 | Móvel

    • "Seu raciocínio está correto, Sergio. Os valores oferecidos são muito pequenos, não dava pra aceitar."

      Sérgio Brandão | 15/04, 23h00 | Móvel

    • "Hehehehehehe...temos que rir pra não chorar. Não nos humilhamos pela oferta da Globo e não assistimos mais futebol. Grande negócio...
      jcesar.coxa"

      Julio J. | 16/04, 12h07

  • "Ótima, coluna, Brandão. Sem dúvida, falta faz a tua lucidez. Seja bem vindo sempre. Abraços."

    João B. | 15/04, 14h56

    • "Abraço, João. Obrigado."

      Sérgio Brandão | 15/04, 16h10 | Móvel

  • Ver todos os comentários (36)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 57 pts.
VALCIR CAMARGO 53 pts.
P. Stonoga 53 pts.
Daniel N. 53 pts.
Valdir T. 52 pts.
Sergio Garcia dos Martires 51 pts.
Simone N. 50 pts.
douglas n. 50 pts.
Maria N. 50 pts.
vanessa n. 50 pts.
Amos S. 50 pts.
Diogo N. 50 pts.
Suzana F. 50 pts.
14º Leandro R. 50 pts.
15º Alysson Delalibera 48 pts.
16º Andre T. 48 pts.
17º Valdir 47 pts.
18º Rossano Kohut H. 47 pts.
19º Rubens J. 46 pts.
20º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 45 pts.
21º Edil Macedo dos Santos 44 pts.
22º Selma R. 43 pts.
23º CARLOS B. 43 pts.
24º nancy m. 43 pts.
25º R. BAHR 42 pts.
26º Adailton S. 40 pts.
Vitor Guedes 40 pts.
28º Walter Carvalho 40 pts.
Marcela S. 40 pts.
30º v. j. cruchelski 37 pts.
31º Rui Valente 36 pts.
32º Adriano B. 35 pts.
33º Maria Luiza K. 33 pts.
34º Paulo Silva 33 pts.
35º Neusa M. 32 pts.
36º adonias rosa 32 pts.
37º Gerson Lima 32 pts.
Persio F. 32 pts.
39º Antonio Alvaredo Filho 31 pts.
40º neusa m. 31 pts.
41º Vicente G. 30 pts.
42º J. Gabardo 29 pts.
43º cleverson k. 29 pts.
44º ido n. 29 pts.
45º Fábio Silva 29 pts.
46º L. Comeli 29 pts.
Ido M. F. 29 pts.
48º Admir 28 pts.
49º Ademir Carlos p. 28 pts.
50º Bruno H. 27 pts.
51º Maicon André Mariano 26 pts.
52º Vera M. 25 pts.
53º Luiz Rodriguez 24 pts.
Wagner Cancela 24 pts.
55º Cristian C. 24 pts.
56º J. Mario 24 pts.
Joilson S. 24 pts.
58º Denilson M. 23 pts.
59º Renan Lourenço 23 pts.
60º Sinevaldo 23 pts.
61º Luis Henrique R. 22 pts.
62º O. Yossafat 19 pts.
63º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
64º Andreo S. 18 pts.
65º Carlos A. B. G. 17 pts.
66º Wagner W. 16 pts.
67º guilherme panini 15 pts.
68º Marlon R. 15 pts.
69º R. Lucas 14 pts.
70º L. J. Pianaro 14 pts.
71º Marcelo Carneiro 13 pts.
72º Jair F. 13 pts.
Alessandro K. 13 pts.
74º Fabio Faria 12 pts.
Silvio G. 12 pts.
76º Ricardo Moro 12 pts.
77º Marlon Souza 11 pts.
78º Antonio B. 10 pts.
79º Daniel G. 9 pts.
Bruno Velasques 9 pts.
81º Adriano S. 8 pts.
Thiago G. 8 pts.
Carlos H. Pereira 8 pts.
84º Marcelo S. 8 pts.
85º Sandro F. 7 pts.
antonio marcos 7 pts.
87º everton o. 6 pts.
88º Ricardo Guiraud 6 pts.
Oetli Mello 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
Alex M. 6 pts.
92º Willian Stival 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
Leonardo S. 5 pts.
95º Cicero G. 5 pts.
Jackson Nogueira 5 pts.
97º Joao F. 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
Marcos José 4 pts.
100º Marco s. 4 pts.
Gilmar F. Chagas 4 pts.
Antonio B. 4 pts.
Rômulo S. 4 pts.
andre junior 4 pts.
105º valdeci s. 3 pts.
R. L. Zanetti 3 pts.
Luiz Franco 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
109º José S. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
Josley D. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
116º Rafael B. M. 2 pts.
Antonio W. Silva 2 pts.
118º T. Filus 1 pts.
Carlos M. 1 pts.
Rodrigo G. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Rosi S. 1 pts.
Phillipe B. 1 pts.
127º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet