COXAnautas - Coritiba Eternamente

6

18/04, 10h56 | Arquibancada | Sergio Brandão

Em busca de um salvador

Menos de um mês para o início do Brasileiro e o Coritiba nesta draga que dá dó de ver.

Time incerto, problemas antigos, torcida infeliz, grupos de contestadores surgindo a cada apresentação do time. Enquanto isso, dirigentes repetem o comportamento de sempre, fazendo de conta que os insucessos seguidos fazem parte da rotina do futebol e a vida segue, na velha e cansativa rotina.

Não é a primeira vez que admitem terem deixado a desejar. Não é a primeira vez que se desculpam por mais uma péssima partida num momento decisivo, como também não é a primeira vez que apelam pra torcida, para fazer a diferença na partida decisiva de domingo, onde será preciso vencer no mínimo por dois gols de diferença, ou encarar uma decisão nos pênaltis.


Os velhos pedidos, a mesma choradeira de sempre, com as mesmas conversas há cansativos e longos 5 anos. A mesma ladainha, sem que algo mude ou pelo menos seja dado um sinal de melhora, um quadro de recuperação, com uma pequena indicação de dias melhores.

O torcedor que já sumiu, mais adiante pode sumir por inteiro, sem deixar pista para não ser mais encontrado. Mas nem assim, os detentores do poder se sensibilizam, e nada muda no Alto da Glória.

Me insiro no grupo dos que não sabem mais para onde correr. Já acreditei não devendo acreditar, já me lamentei, esperneei, desisti, voltei, me associei, me desvinculei... tudo em nome e levando sempre em conta o amor pelo clube. Um amor não correspondido neste últimos anos.

Me sinto enganado, infantil muitas vezes, tentando esquecer os maus momentos, relevando, tentando achar um rabo pra se agarrar e acreditar que ainda temos forças para sair desta triste situação que criaram em torno do nosso clube. Tudo em nome deste amor que não tenho de volta, sem reciprocidade nenhuma.

Agora, mais uma vez pedem a minha presença e de meus companheiros de sofrimento, para ajudar o time, gritando, berrando, me doando mais uma vez em nome deste amor que temos pelo Coritiba. A esta altura, isso chega a ser até ofensivo. Subestimam a minha inteligência com mais um pedido destes.

Cheguei a me sensibilizar com a recente campanha colocada na mídia: "O Coritiba precisa de você". Me penitenciei, voltei... Mais uma vez sei que fui enganado. Pedem ajuda, mas não dão nada em troca, pelo contrário, fazem o caminho inverso. Espantam ainda mais o torcedor. Agora voltam a pedir o mesmo apoio dado tantas e tantas vezes, mas nunca com reciprocidade. Estão brincando com a torcida. Desrespeitam a inteligência da torcida.

Cada um faz o que quer, é verdade, mas o meu apoio será dado apenas em nome das cores, da camisa, da bandeira, da instituição, não a este grupo de dirigentes e nem a este grupo de funcionários do departamento de futebol.

No domingo, mesmo que alcance a vitória e classificação à final, será um feito que considero nada mais do que obrigação deste time que montaram. é o mínimo que se espera e que em outras oportunidades já mostraram que não são capazes de fazer nem este mínimo.

Quem sabe consigo admitir que as coisas serão diferentes se trouxerem reforços para o brasileiro e vencerem a final do paranaense, mas com autoridade. Do contrário, será difícil me ver pelo Couto Pereira, me solidarizando com o que estão me oferecendo.

Me recolho mais uma vez. Agora em nome do respeito e do amor que ainda consigo guardar aqui dentro, pelo Coritiba. Ainda prefiro acreditar que não serão estes "pequenos" administradores que vão apagar esta relação bonita que tenho com o clube.

Me recuso em aceitar estas condições que me oferecem.

Acredito que as coisas vão melhorar. Esta gente terá o fim dos seus dias no Alto da Glória e viveremos tempos de prosperidade, competência e alegrias. Preciso acreditar nisso. Mas sei que com esta gente que lá está, isso não será possível.

Ainda que não exista este sinal, quero acreditar e esperar pelas eleições do final de ano e torcer pelo surgimento de um salvador da pátria.

Acreditar em milagre. É o que temos para o momento. Sim, milagre, porque competência, desprendimento, trabalhar pra ver o Coritiba crescer, não parece ser o forte deles.

O tobogã que nos colocaram, com altos e baixos, muito mais baixos do que altos, acaba desgastando e já anda por caminhos perigosos, podendo não ter mais volta, se as coisas não mudarem até o final do ano.

Falo por mim e por muitos com os quais tenho convivido.

Debate

  • """O Lugar do Coritiba esse ano era o lugar do Paraná,Copa do Brasil,Primeira Liga,Televisionamento pela rpc.
    Nessa o Paraná já faturou mais de 4 milhões,dinheiro esse que daria para trazer uns 3 reforços pontuais,e o que vemos é o Romércio sendo integrado ao elenco principal."
    Faltou inteligência e competência e agora se bobear falta até grana para honrar os salários dos atletas.
    Não espero mas do que já temos para o Brasileiro.
    Espero um milagre tipo dodo e Rodrigo Ramos sejam batidos num liquidificador e saia um bom lateral direito,Henrique Gelain aprenda que a bola é redonda,Fabrício,Edinho e João Paulo tomem Red Bull e se tornem rápidos e ágeis e que acertem 2 passes pelo menos ,Que werley tome um azulzinho e falhe menos,Que filigrana e Léo Santos se transformem da água pro vinho,Que Rildo deixe de ser sócio assíduo do DM,que Daniel se torne o Messi.""

    luiz p. | 20/04, 16h45 | Móvel

    • "Inteligência é uma qualidade que passa longe daquele pessoal, Luiz. Tudo isso aliado a incompetência, má intenção, ficamos neste lenga lenga."

      Sérgio Brandão | 20/04, 16h49 | Móvel

  • "Sergio sua coluna está irretocável. Seja bem vindo de volta ao CXN"

    carlos r. | 20/04, 09h56

    • "Obrigado, Carlos. Abraço."

      Sérgio Brandão | 20/04, 16h46 | Móvel

  • "Sergio compartilho com você a mesma dor. Porem penso diferente, o amor não correspondido deve-se em parte ao abandono da torcida, tudo bem que esta seja a cultura no nosso país, mas só seremos fortes se estivermos unidos, só venceremos batalhas, jogos, se a torcida jogar junto ainda mais neste momento de vacas magras, sem entrarmos no mérito de quem seja a culpa. Tenho ido a todos os jogos no Couto, confesso que bate aquela preguiça e não há motivação porem se eu deixar de ir aí que tudo estará perdido e abandonado, afinal somos ou não somos A TORCIDA QUE NUNCA ABANDONA??? Dirigentes passam mas um clube não existe sem torcida e TENHO CERTEZA de que com um público razoável no Couto somos imbatíveis e assim sofremos menos."

    Fábio S. | 19/04, 16h13

    • "Os caras andam espantando o que resta da torcida,Fábio."

      Sérgio Brandão | 19/04, 21h30 | Móvel

  • "Enquanto não assumir um presidente que desmanche a cúpula dos empresários e negociatas vamos ficar na penumbra. Nada justifica o que acontece nos últimos anos. Tem coisa nervosa envolvendo muitos interessados. Nada justifica essas contratações, técnico, escalações e a obediência da diretoria. Impossível eles, como torcedores, não ter o mesmo sentimento que nós engolimos. Tem coisa aí! O que será? Qual a realidade? Quem vai peitar e dar um basta?"

    Admir | 19/04, 06h22

    • "Em qualquer reunião de conselho que se vá... o que se vê são mais de 10.000 anos de história... Sempre os mesmos... Conselheiros que estão lá somente para ocupar lugar e arranjar negociatas para si e para os outros.. Estes que tem parentescos e ou amizades com empresários de jogadores.. que empurram essas carniças que vemos em campo... A limpa tem que ser nos bastidores.. para que se comece a ver uma mudança em campo...."

      G. Almeida | 19/04, 08h25

    • "G. Almeida e Admir, parece que não temos mais pra onde correr. Uma virada de mesa nos espera. Quem começa?"

      Sérgio Brandão | 19/04, 09h01 | Móvel

    • "O que não precisamos é um Banana estilo Bacellar que come até na mão do Petralia.
      DISSE tudo Admir."

      luiz p. | 19/04, 11h37 | Móvel

  • "Time incerto, torcida infeliz. O que revolta é escutar o Pacheco e os jogadores falarem que no Couto a atitude será diferente. O adversário virá super retrancado buscando uma bola para definir a classificação. Atitude de vencedores pelo menos é lutar com raça o que não tivemos até agora. Será que time e o treneiro saberão sair da marcação."

    C. BRUDZINSKI | 18/04, 16h31 | Móvel

    • "Nossa história conta tropeços nestas partidas. Baboseira novidade uma nova derrota, como foi ano passado e retrasado."

      Sérgio Brandão | 18/04, 16h49 | Móvel

    • "*Não será nenhuma novidade, eu quiz dizer, no texto acima"

      Sérgio Brandão | 18/04, 17h16 | Móvel

    • "Brudzinski, essa matéria resume tudo que vc falou. Há anos temos mentalidade perdedora. Somos acostumados com o resultado de derrota fora de casa. Quando empatamos comemoramos e muito. Nunca jogamos para vencer fora. Deixamos tudo pra torcida no COUTO resolver no grito. Mas quase sempre o grito não é suficiente. Se fosse assim Fla sempre seria campeão.

      http://www.tribunapr.com.br/esportes/coritiba/apesar-da-confianca-no-couto-coritiba-nao-tem-conseguido-reverter-desvantagens-em-casa/"

      carlos r. | 20/04, 10h03

  • Ver todos os comentários (35)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 57 pts.
VALCIR CAMARGO 53 pts.
P. Stonoga 53 pts.
Daniel N. 53 pts.
Valdir T. 52 pts.
Sergio Garcia dos Martires 51 pts.
Simone N. 50 pts.
douglas n. 50 pts.
Maria N. 50 pts.
vanessa n. 50 pts.
Amos S. 50 pts.
Diogo N. 50 pts.
Suzana F. 50 pts.
14º Leandro R. 50 pts.
15º Alysson Delalibera 48 pts.
16º Andre T. 48 pts.
17º Valdir 47 pts.
18º Rossano Kohut H. 47 pts.
19º Rubens J. 46 pts.
20º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 45 pts.
21º Edil Macedo dos Santos 44 pts.
22º Selma R. 43 pts.
23º CARLOS B. 43 pts.
24º nancy m. 43 pts.
25º R. BAHR 42 pts.
26º Adailton S. 40 pts.
Vitor Guedes 40 pts.
28º Walter Carvalho 40 pts.
Marcela S. 40 pts.
30º v. j. cruchelski 37 pts.
31º Rui Valente 36 pts.
32º Adriano B. 35 pts.
33º Maria Luiza K. 33 pts.
34º Paulo Silva 33 pts.
35º Neusa M. 32 pts.
36º adonias rosa 32 pts.
37º Gerson Lima 32 pts.
Persio F. 32 pts.
39º Antonio Alvaredo Filho 31 pts.
40º neusa m. 31 pts.
41º Vicente G. 30 pts.
42º J. Gabardo 29 pts.
43º cleverson k. 29 pts.
44º ido n. 29 pts.
45º Fábio Silva 29 pts.
46º L. Comeli 29 pts.
Ido M. F. 29 pts.
48º Admir 28 pts.
49º Ademir Carlos p. 28 pts.
50º Bruno H. 27 pts.
51º Maicon André Mariano 26 pts.
52º Vera M. 25 pts.
53º Luiz Rodriguez 24 pts.
Wagner Cancela 24 pts.
55º Cristian C. 24 pts.
56º J. Mario 24 pts.
Joilson S. 24 pts.
58º Denilson M. 23 pts.
59º Renan Lourenço 23 pts.
60º Sinevaldo 23 pts.
61º Luis Henrique R. 22 pts.
62º O. Yossafat 19 pts.
63º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
64º Andreo S. 18 pts.
65º Carlos A. B. G. 17 pts.
66º Wagner W. 16 pts.
67º guilherme panini 15 pts.
68º Marlon R. 15 pts.
69º R. Lucas 14 pts.
70º L. J. Pianaro 14 pts.
71º Marcelo Carneiro 13 pts.
72º Jair F. 13 pts.
Alessandro K. 13 pts.
74º Fabio Faria 12 pts.
Silvio G. 12 pts.
76º Ricardo Moro 12 pts.
77º Marlon Souza 11 pts.
78º Antonio B. 10 pts.
79º Daniel G. 9 pts.
Bruno Velasques 9 pts.
81º Adriano S. 8 pts.
Thiago G. 8 pts.
Carlos H. Pereira 8 pts.
84º Marcelo S. 8 pts.
85º Sandro F. 7 pts.
antonio marcos 7 pts.
87º everton o. 6 pts.
88º Ricardo Guiraud 6 pts.
Oetli Mello 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
Alex M. 6 pts.
92º Willian Stival 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
Leonardo S. 5 pts.
95º Cicero G. 5 pts.
Jackson Nogueira 5 pts.
97º Joao F. 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
Marcos José 4 pts.
100º Marco s. 4 pts.
Gilmar F. Chagas 4 pts.
Antonio B. 4 pts.
Rômulo S. 4 pts.
andre junior 4 pts.
105º valdeci s. 3 pts.
R. L. Zanetti 3 pts.
Luiz Franco 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
109º José S. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
Josley D. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
116º Rafael B. M. 2 pts.
Antonio W. Silva 2 pts.
118º T. Filus 1 pts.
Carlos M. 1 pts.
Rodrigo G. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Rosi S. 1 pts.
Phillipe B. 1 pts.
127º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet