COXAnautas - Coritiba Eternamente

7

02/02, 10h04 | Arquibancada | Sergio Brandão

Tá cada vez mais difícil, viu!

O Coritiba começa a ficar sem graça. Graça no sentido de quase não despertar mais interesse. Não, não falo por você. Este é o meu sentimento. Isto é o que sinto. Fui me acostumando tanto com esta situação, que com tanto tempo assim, fui perdendo até o sentimento de indignação quando o time volta de um período como o de agora.

Esta entressafra de fim e recomeço, da pré-temporada, onde as expectativas renascem, mas logo desaparecem. São cinco anos, amigos. É verdade que se recuar um pouco mais no tempo, tivemos momentos até piores. Mas nessa sequência, de cinco longos anos, não lembro de nada igual. Indicativo de fim dos tempos? É o que parece. Ou pelo menos começo de outro. Sim, porque deste jeito a coisa não vai longe.

Tenho um grupo de amigos, que debandou do quadro de sócios. Assim como eu. Por decisão exclusiva e consciente de não mais financiar a incompetência instalada no clube. Afinal, dinheiro anda difícil e jogar fora assim, não dá mais. São mais de 100 reais que lá na frente acabam fazendo falta ou serão gastos em coisas mais úteis, que trazem mais satisfação.

Este grupo de amigos pode ser usado como termômetro para medir o restante da torcida, que anda deixando o quadro associativo e consequentemente as arquibancadas do Couto.

Estes dias ainda levados pela paixão, muitos ainda esboçavam uma leve reação dando mais uma chance a si e ao próprio clube. Como marido traído, apaixonado, ainda querendo acreditar que a relação pode dar certo, apesar dos cinco longos anos de traição. Alguns quase voltaram, outros ( maioria), preferiu esperar mais umas rodadas para retornar, mesmo que ainda de forma tímida. A adesão ao Green Card por exemplo, parece uma boa opção. Barato, atraiu muitos do grupo, mas a adesão ainda foi pequena, muitos ainda não cederam a mais esta tentação.

As primeiras rodadas do Regional dizem qual foi o fim desta história. Ontem à noite, depois de mais um tropeço, desta vez contra o Cascavel, a conversa era de alívio por não ter jogado fora 119 reais. Aliás, um preço bem razoável pelo que anda sendo cobrado no futebol brasileiro. Mas o Coritiba que temos aí, não vale nem isso. Uma média de 20 reais ou até um pouco menos por partida.

Pensando bem, no final das contas, o que acaba pesando para muitos na avaliação não é tanto o dinheiro, mas a desilusão, o sofrimento, a tristeza. Quem é que vai gastar dinheiro com algo que sabe que vai lhe causar desilusão, sofrimento e mau humor? Só mesmo os incondicionais que merecem aplausos, que resistem bravamente, só por amor. Coisa que beira os 10 mil torcedores, pouco mais ou pouco menos, não sei ao certo. Os números andam despencando tanto que nem divulgam mais quantos torcedores ainda resistem bravamente pagando em dia suas mensalidades.

Deixando este grupo de amigos de lado, falando só por mim, sinto falta de ver o Coritiba, gosto de ir ao Couto, gosto do ritual do jogo, gosto do ambiente do estádio.

Fim de ano, o período de nada de futebol no estádio e nada na tv, é como alguém da família que saiu de casa e faz falta. Pra sofrer menos, tenho exercitado um jeito que tem me dado muito trabalho, mas ajudado um pouco. Vou ao estádio e só pego o sentimento bom, os que citei acima. Deleto o resto, jogo fora nome de jogador, rosto, número de camisa ... só vejo o verde , o branco e o emblema no peito. Vejo uma camisa sem ninguém dentro. Não ajuda muito, mas alivia o sofrimento. Saio dali, volto pra casa e fica tudo no caminho. Fico pronto para em alguns dias nada sentir de novo. Minha vacina contra um novo sofrimento que sei que virá na próxima rodada, pois não lembro do Coritiba ter engatado uma série de boas partidas nestes últimos anos. Acho até que não houve. Quando consegue jogar razoavelmente, dá sinal de que pode ser um time de futebol, logo vem a desilusão, sempre em dose cavalar. É mais fácil ver sequência de partidas ruins do que boas.

O torcedor Coxa anda experimentando uma nova modalidade de torcer para seu clube. No final, restarão PHDs em torcida. Uma torcida para ser estudada, uma torcida única, jamais vista no futebol mundial.

Debate

  • "E o tal do William Matheus parace que já se contundiu. Olha incompetência e urucubaca junto matam.

    Espero que o Coritiba sobreviva, mas estamos na UTI."

    J. Fernando | 03/02, 13h59

    • "Pois, é, quando li isto não acreditei."

      Sérgio Brandão | 03/02, 14h00

  • "Enquanto isso o ´presidente` do Clube não atende ninguém, pois está aguardando a resposta do ´embaixador` do Barça... Quando que teremos dirigentes que amem e administrem com sabedoria e competência o nosso Clube?"

    Tadeu A. | 03/02, 13h18

    • "Pois é, esta é outra conversa que também já encheu. Se o cara acabar vindo e se derem azar de tudo dar errado, terão colocado a corda no pescoço e com um pouco de sorte ( nossa), pedem pra sair. Assim, quem sabe, podemos tentar recomeçar alguma coisa."

      Sérgio Brandão | 03/02, 13h59

  • "Estamos há anos reclamando das mesmas coisas... surtiu efeito? Não. Já encheu o saco ver tanta mediocridade reunida. Se for pra ver futebol de verdade, então é melhor sintonizar a TV nos campeonatos europeus."

    Emerson Faria | 03/02, 11h16

    • "Logo teremos só isso como opção, Emerson."

      Sérgio Brandão | 03/02, 13h57

  • "Só uma pergunta...que eu não quero acreditar, Coritiba x Paraná, é domingo as 20:00 horas, quem marcou esse jogo nesse horário? Se não vai ter TV o porquê desse horário? Nem no futebol paranaense temos força...Pqp...desculpem o desabafo..."

    Oberdan R. | 03/02, 09h58

    • "a sua indignação é de todos, Oberdan."

      Sérgio Brandão | 03/02, 10h57

  • "Sérgio de um tempo para cá... tenho o Coritiba como um filho que não mora mais comigo... Sempre o amarei... sempre o defenderei... mas já não está mais debaixo dos meus olhos... e sempre que posso ligo para saber como está... de vez em quando lhe faço uma visita... fico orgulhoso de seus bons resultados... e tento não me estressar mais pelas burradas que ele faz.... Essa é a visão que tenho hoje do Coritiba... após incessantes 20 anos acompanhando... meu filho faz mais burradas que antigamente... como se os erros do passado não lhe servissem de nada para que não fossem repetidos... E eu como pai... apoio quando posso... pois hoje já não tenho mais a mesma disposição de antes... Mas tenho mais paciência... para esperar que ele se "endireite" e possa me orgulhar novamente...

    Honestamente, esse ano será o mais do mesmo dos últimos... na esperança(sempre) que tudo ocorra melhor... E com as eleições e o decorrer do ano surja pelo menos um candidato digno de ser presidente e que pelo amor de Deus não faça parte da turminha de sempre... porque esses já se mostraram incompetentes de muito tempo para cá..."

    G. Almeida | 03/02, 07h51

    • "Boa G.Almeida. bem isso."

      carlos r. | 03/02, 09h48

    • "Muito certeiro seu texto, G. Almeida. Bem bom!O meu sentimento passa bem por aí."

      Sérgio Brandão | 03/02, 11h00

  • Ver todos os comentários (54)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 57 pts.
VALCIR CAMARGO 53 pts.
P. Stonoga 53 pts.
Daniel N. 53 pts.
Valdir T. 52 pts.
Sergio Garcia dos Martires 51 pts.
Simone N. 50 pts.
douglas n. 50 pts.
Maria N. 50 pts.
vanessa n. 50 pts.
Amos S. 50 pts.
Diogo N. 50 pts.
Suzana F. 50 pts.
14º Leandro R. 50 pts.
15º Alysson Delalibera 48 pts.
16º Andre T. 48 pts.
17º Valdir 47 pts.
18º Rossano Kohut H. 47 pts.
19º Rubens J. 46 pts.
20º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 45 pts.
21º Edil Macedo dos Santos 44 pts.
22º Selma R. 43 pts.
23º CARLOS B. 43 pts.
24º nancy m. 43 pts.
25º R. BAHR 42 pts.
26º Adailton S. 40 pts.
Vitor Guedes 40 pts.
28º Walter Carvalho 40 pts.
Marcela S. 40 pts.
30º v. j. cruchelski 37 pts.
31º Rui Valente 36 pts.
32º Adriano B. 35 pts.
33º Maria Luiza K. 33 pts.
34º Paulo Silva 33 pts.
35º Neusa M. 32 pts.
36º adonias rosa 32 pts.
37º Gerson Lima 32 pts.
Persio F. 32 pts.
39º Antonio Alvaredo Filho 31 pts.
40º neusa m. 31 pts.
41º Vicente G. 30 pts.
42º J. Gabardo 29 pts.
43º cleverson k. 29 pts.
44º ido n. 29 pts.
45º Fábio Silva 29 pts.
46º L. Comeli 29 pts.
Ido M. F. 29 pts.
48º Admir 28 pts.
49º Ademir Carlos p. 28 pts.
50º Bruno H. 27 pts.
51º Maicon André Mariano 26 pts.
52º Vera M. 25 pts.
53º Luiz Rodriguez 24 pts.
Wagner Cancela 24 pts.
55º Cristian C. 24 pts.
56º J. Mario 24 pts.
Joilson S. 24 pts.
58º Denilson M. 23 pts.
59º Renan Lourenço 23 pts.
60º Sinevaldo 23 pts.
61º Luis Henrique R. 22 pts.
62º O. Yossafat 19 pts.
63º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
64º Andreo S. 18 pts.
65º Carlos A. B. G. 17 pts.
66º Wagner W. 16 pts.
67º guilherme panini 15 pts.
68º Marlon R. 15 pts.
69º R. Lucas 14 pts.
70º L. J. Pianaro 14 pts.
71º Marcelo Carneiro 13 pts.
72º Jair F. 13 pts.
Alessandro K. 13 pts.
74º Fabio Faria 12 pts.
Silvio G. 12 pts.
76º Ricardo Moro 12 pts.
77º Marlon Souza 11 pts.
78º Antonio B. 10 pts.
79º Daniel G. 9 pts.
Bruno Velasques 9 pts.
81º Adriano S. 8 pts.
Thiago G. 8 pts.
Carlos H. Pereira 8 pts.
84º Marcelo S. 8 pts.
85º Sandro F. 7 pts.
antonio marcos 7 pts.
87º everton o. 6 pts.
88º Ricardo Guiraud 6 pts.
Oetli Mello 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
Alex M. 6 pts.
92º Willian Stival 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
Leonardo S. 5 pts.
95º Cicero G. 5 pts.
Jackson Nogueira 5 pts.
97º Joao F. 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
Marcos José 4 pts.
100º Marco s. 4 pts.
Gilmar F. Chagas 4 pts.
Antonio B. 4 pts.
Rômulo S. 4 pts.
andre junior 4 pts.
105º valdeci s. 3 pts.
R. L. Zanetti 3 pts.
Luiz Franco 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
109º José S. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
Josley D. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
116º Rafael B. M. 2 pts.
Antonio W. Silva 2 pts.
118º T. Filus 1 pts.
Carlos M. 1 pts.
Rodrigo G. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Rosi S. 1 pts.
Phillipe B. 1 pts.
127º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet