COXAnautas - Coritiba Eternamente

11

29/01, 09h06 | Arquibancada | Sergio Brandão

Torcedores enrustidos

Sei lá quantas vezes já reclamei disso aqui. Volto a reclamar porque parece que cada vez mais a coisa fica mais escancarada.

Quando digo que a imprensa esportiva curitibana é formada por torcedores de arquibancada, me refiro a textos como os de hoje, espalhados pelos sites, que falam da estreia dos clubes da capital no Campeonato Regional.

Algumas manchetes tratam a conversa assim: “Atlético poupa titulares pensando na Libertadores”. Em outro site: “Remendado, Coritiba estreia no Campeonato Paranaense contra o Cianorte”. Chega a ser até engraçado, de tão tendencioso.

Na verdade ultimamente tem sido assim. Alguns mais... outros menos. Registro mais uma vez a minha indignação com esta falta de profissionalismo, de onde saí e frequentei por muitos anos, e que naquela época não havia este tipo de problema. Quando havia, ainda que timidamente, todos os profissionais sabiam até onde podiam ir com esta história. Havia uma preocupação maior com a credibilidade que todos queriam passar. Pra conseguir isso, era preciso merecer o respeito de todos os torcedores. Era difícil, sem dúvida, mas era assim que funcionava e precisava ser. Hoje parece que não há mais esta preocupação. Nem com o torcedor e nem com a informação. Escancaram sem piedade suas preferências, usando seu instrumento de trabalho, para em alguns casos até provocar o adversário.

Por isso, de alguns sites, não passo das manchetes. Nos últimos anos, nem abro os textos. Anda difícil saber para onde correr quando é preciso obter alguma informação sobre futebol. Quando a gente encontra isenção, o texto não ajuda. O tratamento do tema é dado de forma amadora e deixa a notícia sem atrativo algum.

O jornalismo esportivo anda acompanhando a qualidade do futebol de hoje, que já foi bom com Pelé, Tostão, Garrincha, na bola, e com Nelson Rodrigues, Mário Filho, Rui Castro e Armando Nogueira na caneta.

Debate

  • "Se nosso time nao da motivos pra elogios muito ao contrario, e nossa gestao e decadente , manipulavel,nao vejo razao para recliminar jornalista por seus posicionamentos que seja por preferencia clubisticas ou nao...sempre foi assim , quem esta patinando quer arrumar um salvo conduto , um amuleto como justificativa do fracasso. Sempre houve na imprensa , jornalistas vermelhos fervorosos e mais atuantes que os verdes...so que eles tinha que engolir o coxa que sempre tinha o predominio de torcida e principalmente de futebol praticado no campo de jogo... E isso que impulciona todos os comentario e manchetes...e isso que nosso coxa nao proporciona faz uma era."

    Paulo J. | 30/01, 00h39 | Móvel

  • "Depois do resultado vergonhoso da estréia no "paranaensezão", até fica difícil comentar dentro do tema de sua coluna, caro Sergio.

    Mas, vamos lá...

    Pra mim está claro que nossa imprensa beira o amadorismo. É só acompanhar as coletivas de imprensa e as coberturas às principais equipes do estado. Perguntas desinteressantes, textos pra lá de ruins e manchetes tendenciosas, geralmente contra, quando não contra ambos o Coxa e o rival. Como estou vivendo longe de Curitiba há mais de 5 anos, e dependo bastante da mídia local para continuar seguindo o time do coração. O Coxanautas acaba sendo o ponto central para averiguar os fatos e informações pulverizadas em outros tanto sites... Para quem está mais distante, é interessante analisar como em outros estados a coisa é diferente. Aqui em SC, o pessoal da RBS procura manter uma certa neutralidade, até mesmo pq os times são bastante parelhos, e a rivalidade é forte entre times de quase todas as regiões do estado. Em Floripa, a coisa se divide um pouco mais, e aí há uma clara separação entre colunistas alvinegros e avaianos. Mas as equipes são tratadas com igualdade de espaço e importância, tanto na TV quanto nas outras mídias. Talvez isto seja influência dos gaúchos, que possuem a maior rivalidade do país entre Grêmio e Inter. Lá, a imprensa busca e consegue com algum sucesso tratar ambos de maneira igual. Muitas vezes a cobertura das equipes são realizadas por colunistas e repórteres que são declaradamente torcedores de X ou Y. Mesmo assim, não deixam de elogiar e criticar suas equipes quando merecido. Particularmente, gosto muito da maneira que o jornal Zero Hora está organizado na sessão de esportes, com espaços neutros e espaços dedicados aos grandes rivais.

    Infelizmente, nossa realidade de cobertura é outra no PR. Veja bem, não esperaria neutralidade nos espaços "rubro-negros" ou "tricolores" dos jornais se existissem. Como não é o caso, temos um problema grande como vc apontou. Da mesma forma, esperaria uma cobertura mais "alviverde" nos grandes meios de comunicação em espaços dedicados ao Coritiba - se existissem. Não sei como serão as coberturas dos jogos neste ano, mas tem sido triste para nós torcedores aguentarmos Roger Flores comentando praticamente todos os nossos jogos ao invés de um especialista no Coxa - um cara daqui. Acabo acompanhando os jogos pela Banda B - simpatizo com o trabalho de reportagem do Osmar Antônio, e suporto os comentários do Serginho e Sicupira. Pelos lados da RPC, a Nadja Mauá consegue as internas sobre negociações, mas só.

    Desculpem o texto longo, mas é um assunto que me fez pensar um pouco, e dá pano pra manga...

    SAV!"

    Thiago G. | 30/01, 00h20

  • "Reclamar do que?? Se aqui mesmo a manchete é "desastre na estreia" e fala em filme de horror em 2017. Tb não gostei da estreia, mas fazer terra arrasada já é demais. Cobrança deve existir sempre, porem estamos iniciando um ano."

    Fábio S. | 29/01, 21h51

  • "O comentarista reclama da cronica, mas o site faz propaganda da Transamérica, contra a qual vem as maiores criticas. Não é estranho isso???"

    Alvyr J. | 29/01, 21h24

    • "De Acordo."

      Fábio S. | 29/01, 21h43

  • "O técnico é o menor culpado, ele pediu meias e laterais, por isso as improvisações vão correr solto."

    Vitor A. | 29/01, 19h28 | Móvel

  • Ver todos os comentários (64)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 57 pts.
VALCIR CAMARGO 53 pts.
P. Stonoga 53 pts.
Daniel N. 53 pts.
Valdir T. 52 pts.
Sergio Garcia dos Martires 51 pts.
Simone N. 50 pts.
douglas n. 50 pts.
Maria N. 50 pts.
vanessa n. 50 pts.
Amos S. 50 pts.
Diogo N. 50 pts.
Suzana F. 50 pts.
14º Leandro R. 50 pts.
15º Alysson Delalibera 48 pts.
16º Andre T. 48 pts.
17º Valdir 47 pts.
18º Rossano Kohut H. 47 pts.
19º Rubens J. 46 pts.
20º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 45 pts.
21º Edil Macedo dos Santos 44 pts.
22º Selma R. 43 pts.
23º CARLOS B. 43 pts.
24º nancy m. 43 pts.
25º R. BAHR 42 pts.
26º Adailton S. 40 pts.
Vitor Guedes 40 pts.
28º Walter Carvalho 40 pts.
Marcela S. 40 pts.
30º v. j. cruchelski 37 pts.
31º Rui Valente 36 pts.
32º Adriano B. 35 pts.
33º Maria Luiza K. 33 pts.
34º Paulo Silva 33 pts.
35º Neusa M. 32 pts.
36º adonias rosa 32 pts.
37º Gerson Lima 32 pts.
Persio F. 32 pts.
39º Antonio Alvaredo Filho 31 pts.
40º neusa m. 31 pts.
41º Vicente G. 30 pts.
42º J. Gabardo 29 pts.
43º cleverson k. 29 pts.
44º ido n. 29 pts.
45º Fábio Silva 29 pts.
46º L. Comeli 29 pts.
Ido M. F. 29 pts.
48º Admir 28 pts.
49º Ademir Carlos p. 28 pts.
50º Bruno H. 27 pts.
51º Maicon André Mariano 26 pts.
52º Vera M. 25 pts.
53º Luiz Rodriguez 24 pts.
Wagner Cancela 24 pts.
55º Cristian C. 24 pts.
56º J. Mario 24 pts.
Joilson S. 24 pts.
58º Denilson M. 23 pts.
59º Renan Lourenço 23 pts.
60º Sinevaldo 23 pts.
61º Luis Henrique R. 22 pts.
62º O. Yossafat 19 pts.
63º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
64º Andreo S. 18 pts.
65º Carlos A. B. G. 17 pts.
66º Wagner W. 16 pts.
67º guilherme panini 15 pts.
68º Marlon R. 15 pts.
69º R. Lucas 14 pts.
70º L. J. Pianaro 14 pts.
71º Marcelo Carneiro 13 pts.
72º Jair F. 13 pts.
Alessandro K. 13 pts.
74º Fabio Faria 12 pts.
Silvio G. 12 pts.
76º Ricardo Moro 12 pts.
77º Marlon Souza 11 pts.
78º Antonio B. 10 pts.
79º Daniel G. 9 pts.
Bruno Velasques 9 pts.
81º Adriano S. 8 pts.
Thiago G. 8 pts.
Carlos H. Pereira 8 pts.
84º Marcelo S. 8 pts.
85º Sandro F. 7 pts.
antonio marcos 7 pts.
87º everton o. 6 pts.
88º Ricardo Guiraud 6 pts.
Oetli Mello 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
Alex M. 6 pts.
92º Willian Stival 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
Leonardo S. 5 pts.
95º Cicero G. 5 pts.
Jackson Nogueira 5 pts.
97º Joao F. 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
Marcos José 4 pts.
100º Marco s. 4 pts.
Gilmar F. Chagas 4 pts.
Antonio B. 4 pts.
Rômulo S. 4 pts.
andre junior 4 pts.
105º valdeci s. 3 pts.
R. L. Zanetti 3 pts.
Luiz Franco 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
109º José S. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
Josley D. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
116º Rafael B. M. 2 pts.
Antonio W. Silva 2 pts.
118º T. Filus 1 pts.
Carlos M. 1 pts.
Rodrigo G. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Rosi S. 1 pts.
Phillipe B. 1 pts.
127º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet