COXAnautas - Coritiba Eternamente

13

08/05, 19h51 | Bola de Couro | Felipe Rauen

A raposa e as uvas.

Tendo ido a Curitiba para acompanhar a linda festa alviverde (saí para buscar o título e voltei com a faixa no peito) vi um time mostrando bom futebol e garra e a torcida um emocionante espetáculo de cores, gritos, bandeiras e faixas. Só agora, ao retornar para casa, tive um computador ao meu alcance e por isso chego com um pouco de atraso para comentar a conquista.

Um belíssimo domingo, com temperatura amena e sol, mostrando que a natureza estava enfeitada para ver o grande campeão. Uma belíssima apresentação, valorizada pelo rival que procurou jogar o que sabia e o que não sabia tentando desmanchar uma vantagem “indesmanchável”.

Algumas apresentações de gala, como as do Kléber, do Anderson e do Wilson, e outras tantas seguras.

Claro que a euforia não pode permitir que se afaste um olhar crítico para algumas carências e sobre as nossas possibilidades no campeonato nacional, mas hoje devemos apenas nos alegrar, deixando para depois - embora a disputa esteja logo ali e o calendário do futebol seja dinâmico - a análise do time na relação que terá no enfrentamento dos maiores clubes do Brasil.

Mas vamos ao título da coluna.

A raposa e as uvas é o nome de uma fábula de Esopo, reescrita por La Fontaine. Nessa historinha, uma raposa encontra um parreiral com lindos cachos de uvas e resolve comê-las. Mas por mais que tente, aos pulos, alcançar as uvas, não consegue e se retira dizendo “Afinal, as uvas estão verdes, não me servem”. A fábula, como todas, traz uma lição. Neste caso, para a soberba e as ambições não alcançadas, quando alguns, sem conseguir o resultado que buscavam, desprezam a possível conquista como se isso as isentasse do fracasso.

A lição se aplica exatamente ao falastrão técnico do adversário e a sua direção. Aquele, por dizer que o campeonato estadual não lhe interessava e não honrava o seu currículo e a última por se negar a receber a premiação de vice-campeã. Mas já não tinham até faixas comemorativas do tentado bicampeonato como se viu nas arquibancadas no primeiro atletiba e as redes sociais foram pródigas em mostrar?

Não alcançaram as uvas, a conquista, e como a raposa tergiversam dizendo que afinal o título perdido não lhes interessava. Acredite quem quiser.

Na próxima coluna, farei avaliação do time para o campeonato brasileiro e vou dar a minha opinião sobre a efetivação do Pachequinho como técnico.

Debate

  • "Dr Rauen, tenho a impressão que estamos conseguindo montar o melhor time desde 2012, com um bom time titular faltando com certeza reposição a altura.

    Das possiveis contratações ACHO que o Alecsandro e o Matias nao vem, então contando com Leo, Tomaz e geterson.

    Gol:
    Wilson.
    Demais não expiram confiança

    Lateral Direita:
    Leo
    bons reservas: Rodrigo Ramos e Dodo

    Lateral esquerda:
    Wilian Mateus
    sem reserva a altura

    Volantes
    Jonas, Galdezani, Alan Santos
    Brigam de igual por vaga

    Meias:
    Anderson
    Tiago Real um bom reserva mas falta 1 jogador para ser titular, e o Coxa noa pode esperar pela boa vontade do Soarez
    Tomaz, tem potencial...

    Atacantes de velocidade:
    Iago (que pode e esta jogando mais como um meia)
    neto berola - jogador que até agora não mostrou para que veio
    Geterson: Confirmando a sua vinda , na minha opinião , vai ser de maior utilizade que o Berola...é muito bom finalizador
    Filigrana, leo Santos, etc..nem vou comentar

    Atacante de area:
    Kleber - absouto
    H.Almeida - a principio titular

    Alecsandro, se vier sera um reserva de luxo dos 2


    Vamos ver se dá liga, mas é um time bem encorpado mesmo que não tenha empolgado no estadual."

    Luis Szlanda | 10/05, 10h29

    • "esqueci da Zaga:
      Werley, Juninho, W. Maia e marcio estão no mesmo nivel, apenas o Pacheco tem que colocar o que estiver melhor no momento..."

      Luis Szlanda | 10/05, 10h32

    • "Muito boas as considerações, concordo com quse todas. Há poucos minutos chegou a notícia de que o Alecsandro está contratado."

      B. Felipe Rauen | 10/05, 14h57

  • "Estimado Rauen, bela coluna. Acrescento que o domingo foi um dia muito belo. E o Couto Pereira estava espetacular. Amo demais este estádio. E, com todo o respeito, no meu modesto olhar, é bem mais lindo que o estádio recém-construído pelo rival. Sou bem mais o belo e bom Couto. No mais, foi tudo certo. A festa estava linda. E o rival jogou muito e valorizou muito a nossa conquista. Agora, é voltar o olhar para o brasileirão. Importante reforçar a defesa, o meio, e o ataque. Na defesa, falta aquele jogador que domine a área conforme tínhamos no ano passado, com aquele que a diretoria liberou. E ainda mais, liberou o Lucas Claro. Os dois, especialmente o primeiro, e já não lembro o nome, fazem falta. Precisamos de reforço para o meio e, pelo menos, mais um atacante. Enfim, precisamos fortalecer o grupo. Foi um lindo domingo. E neste, o Couto apresentou brilho e beleza. Amo demais o nosso estádio, o melhor e mais belo do estado, apesar de ser antigo. Avante, Coxa!"

    João B. | 09/05, 19h47

    • "Melhor??????"

      Antonio A. | 10/05, 14h19

    • "Lucas Claro faz falta???? Pelo amor de Deus.......jogador medíocre."

      Nilton M. | 10/05, 18h27 | Móvel

  • "Parabéns pelo texto, fantástica percepção entre a Fábula e os arrogântes lá de baixo."

    Anibal S. | 09/05, 16h48

  • "Não vejo como soberba deles, eles não estão atacando o Coritiba com essas atitudes e palavras, e sim uma maneira de protestar contra essa mafiosa federação paranaense e a globo. Esse campeonato foi uma vergonha desde o começo, a única coisa boa e que ganhamos deles, aliás só jogamos bem contra o Cascavel e contra o Cap, então melhor não nos iludirmos. Sinceramente não fico muito orgulhoso de ter ganho um campeonato semi amador, organizado por um mafioso chamado Cury."

    Daniel C. | 09/05, 13h42 | Móvel

    • "Cada "coxa" que me aparece!
      jcesar.coxa"

      Julio J. | 09/05, 15h37

    • "Falou Jcesar: O maior coxa de todos os tempos!"

      Daniel C. | 09/05, 16h19 | Móvel

    • "Daniel, se o coronel e dono dos poddles costuma expulsar, humilhar e acusar com falsas mentiras os proprios atleticanos como todos aqueles que levantaram a mão para dizer que não concordam com algumas situações dentro do clube deles imagina o que ele PENSA do seu atual "sócio" coxa, o Bacelar.
      E veja como os atleticanos são como seu dono, contraditórios...
      queriam que a RPC pagasse mais esse ano, bla,bla, mas eles mesmo menosprezam o estadual chamando de "ruralzão" e estão colocando time reserva e sub-23 a alguns anos...
      dai querem receber mais da TV?????
      Em relação ao Cury acho que é farinha do mesmo saco do Petraglia mas ele por ser o atual presidente da FPF temos que ter uma boa relação, pelo menos na aparencia..."

      Luis Szlanda | 10/05, 10h11

    • "Realista e sensato ......"

      Antonio A. | 10/05, 14h20

  • "Rauen, ganhar um título paranaense é bom. Mas ganhar em cima dos pulguentos é melhor ainda. Mas MUUUUITO melhor. Ano passado tive que engolir toda sorte de zoeira por conta dos resultados, e mantive toda a minha frieza para engolir e não revidar à altura. Para eles, realmente parecia um título mundial tamanha a festa e sarro que nos tiraram. Este ano, após a conquista, evidentemente exultei de felicidade e tive que compartilhar alguns memes que foram postados no Facebook, mas em nenhum momento fiz postagem direcionada para este ou aquele colega poodle, para evitar confronto. Sim, confronto...pois eles não tem a humildade de aceitar as derrotas como nós aceitamos e partem para a beligerância, por vezes ofendendo com palavreado chulo e baixo. Não desejo o mal a nenhum deles, mas como gostaria de ver aquela pocilga (fruto maior de sua soberba) sendo interditada pela justiça e posteriormente cheia de prateleiras do Condor!!! E vê-los pedindo penico nas portas do templo maior do futebol paranaense, o nosso amado Couto! Um abraço, grande colega CXN! E SAV!!!"

    Marcelo S. | 09/05, 11h22

  • Ver todos os comentários (28)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Elizabeth G. 23 pts.
Walter Carvalho 22 pts.
Rossano Kohut H. 22 pts.
Marcela S. 22 pts.
Neusa M. 21 pts.
Rosemeire V. 21 pts.
Jackson M. Jeranoski 21 pts.
Valentim J. 20 pts.
Mauricio S. 20 pts.
Marcelo V. 20 pts.
11º Rubens J. 20 pts.
Andre T. 20 pts.
13º Luiz Rodriguez 19 pts.
Carlos M. 19 pts.
15º João L. 19 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 19 pts.
Renan Lourenço 19 pts.
18º Abner S. 18 pts.
Ailton D. 18 pts.
Ricardo M. 18 pts.
VALCIR CAMARGO 18 pts.
Alysson Delalibera 18 pts.
Osias N. carvalho 18 pts.
Luiz B. 18 pts.
Ricardo Honorio 18 pts.
26º Mariana T. 18 pts.
27º Sanderson S. 17 pts.
walter s. 17 pts.
Admir 17 pts.
wilson n. 17 pts.
Carlos A. B. G. 17 pts.
32º Leandro R. 17 pts.
Marcelo N. 17 pts.
Gilmar N. 17 pts.
v. j. cruchelski 17 pts.
Thiago L. 17 pts.
37º Wagner W. 16 pts.
Paulo Silva 16 pts.
Mauro Mauro 16 pts.
Willian Stival 16 pts.
41º Elson L. Feijo 16 pts.
douglas n. 16 pts.
Vicente G. 16 pts.
Claudeilson S. 16 pts.
45º Vitor Guedes 16 pts.
Valdir T. 16 pts.
47º filipe c. 15 pts.
José Paulo Macioski 15 pts.
49º Alessandro K. 15 pts.
Cristiano K. 15 pts.
Joel K. 15 pts.
52º Wagner Cancela 15 pts.
Diogo N. 15 pts.
L. Comeli 15 pts.
Suzana F. 15 pts.
Maria N. 15 pts.
Simone N. 15 pts.
Amos S. 15 pts.
Valdir 15 pts.
vanessa n. 15 pts.
Johney S. 15 pts.
P. Stonoga 15 pts.
Oetli Mello 15 pts.
Adriano R. 15 pts.
Daniel N. 15 pts.
66º Antonio Alvaredo Filho 15 pts.
Vera M. 15 pts.
Everton Marcante 15 pts.
69º Marcos Antonio Mari Moreira 14 pts.
70º Claudio S. 14 pts.
Marlon Souza 14 pts.
Gerson S. 14 pts.
Eduardo Discher 14 pts.
Rui Valente 14 pts.
ROBERTO LASKOSKI 14 pts.
junior f. 14 pts.
77º Lucas G. 14 pts.
Rodrigo B. 14 pts.
JOSE P. 14 pts.
Daniel G. 14 pts.
Luiza O. 14 pts.
Ademir Carlos p. 14 pts.
83º j. miranda 13 pts.
Alexandre F. 13 pts.
Adailton S. 13 pts.
Marlon Marlon 13 pts.
Rafael R. 13 pts.
adonias rosa 13 pts.
Luiz Cesar S. 13 pts.
Sergio Garcia dos Martires 13 pts.
O. Yossafat 13 pts.
92º Oberdan R. 13 pts.
T. Filus 13 pts.
nancy m. 13 pts.
Joilson S. 13 pts.
Selma R. 13 pts.
97º Luciano C. 12 pts.
Ido M. F. 12 pts.
R. BAHR 12 pts.
Frank G. S. 12 pts.
Luis Henrique R. 12 pts.
J. Gabardo 12 pts.
Adriano B. 12 pts.
Persio F. 12 pts.
105º Emerson T. 12 pts.
luiz p. 12 pts.
Sinevaldo 12 pts.
108º Henrique Henrique 11 pts.
Paulo N. 11 pts.
110º Sérgio Brandão 11 pts.
ido n. 11 pts.
112º Disney U. 11 pts.
José L. 11 pts.
A. B. 11 pts.
Jorge F. 11 pts.
Luiz K. 11 pts.
117º Gilmar F. Chagas 11 pts.
118º jorge v. 10 pts.
R. L. Zanetti 10 pts.
Carlos N. 10 pts.
J. Mario 10 pts.
Antonio Carlos 10 pts.
123º Silvio C. Goncalves 10 pts.
Cristian C. 10 pts.
125º aldomir n. 10 pts.
Marcos José 10 pts.
Luiz Alberto Bulgarelli Girão 10 pts.
128º cleverson k. 9 pts.
Orlando F. 9 pts.
Osmar R. 9 pts.
Alexandre R. 9 pts.
wagner s. 9 pts.
133º Rodrigo da Silva Pontes 9 pts.
Bruno H. 9 pts.
CARLOS B. 9 pts.
Cláudio S. 9 pts.
Fábio Silva 9 pts.
Gerson Lima 9 pts.
139º Edil Macedo dos Santos 9 pts.
140º Andreo S. 8 pts.
141º William R. 8 pts.
EMIDIO MARCELO A. 8 pts.
143º Marlon R. 8 pts.
144º Carlos H. Pereira 7 pts.
Rogério Hayashi 7 pts.
146º Jobson Emanoel 7 pts.
Willian M. 7 pts.
Ricardo Guiraud 7 pts.
geraldo w. 7 pts.
LEONARDO LEONARDO 7 pts.
Ricardo Moro 7 pts.
152º Adriano S. 7 pts.
153º David P. 6 pts.
RAFAEL S. 6 pts.
Lucas G. 6 pts.
C. Ramos F. 6 pts.
Jean k. 6 pts.
Beatriz G. 6 pts.
159º Maicon André Mariano 6 pts.
neusa m. 6 pts.
161º Rodrigo de Moraes 5 pts.
Marcelo S. 5 pts.
Renato L. 5 pts.
Andre R. 5 pts.
165º Cleidson C. 5 pts.
Marcio O. König 5 pts.
Henrique Bortolaz 5 pts.
168º Hedy G. 4 pts.
Vitor N. 4 pts.
Luis D. 4 pts.
L. J. Pianaro 4 pts.
Pedro Sampaio 4 pts.
Job Grassi Vieira 4 pts.
174º Edison F. 3 pts.
Maria Luiza K. 3 pts.
176º Jair F. 3 pts.
Eduardo S. 3 pts.
178º Rafael Kfiatkovski 2 pts.
179º Alexander Alysson 1 pts.
Nelson P. 1 pts.
Luiz Marco B. 1 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet