COXAnautas - Coritiba Eternamente

8

03/03, 11h39 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Arena atletiba. Diretoria sem legitimidade para decidir.

Depois de apresentadas à torcida coritibana, em meados do ano passado, propostas e projetos para a construção de um novo estádio ou reconstrução do Couto Pereira, vem a diretoria do Coritiba anunciar que está a participar de tratativas, avançadas ao que parece, para venda do atual estádio e associação com o Atlético, com aporte dos resultados da alienação para o rival, passando a realizar os seus jogos na Arena da Baixada que eufemisticamente se passaria a ser denominada de Arena Atletiba.

Repilo a ideia e, ao que vejo das redes sociais, expressiva maioria da torcida do Coritiba, assim como do Atlético, também a rejeitam.

Como preliminar que considero fundamental e se confunde com mérito, observo que a atual diretoria não tem legitimidade – condição que autoriza a agir em determinado sentido - para decidir sobre a venda do nosso maior e histórico patrimônio com consequente absorção de fato do clube pelo Atlético-Pr, pois tal plataforma não constou nos ideários de campanha! A interrogação que lanço é: houvesse a chapa Coxa-Maior anunciado aos associados que tinha como meta a ideia que hoje estão gestando teria sido eleita? Sem dúvida não, teria sofrido uma derrota acachapante. Contraditoriamente, as propostas que levaram os associados a eleger a atual administração nem de perto foram alcançadas, nem preciso apontar os insucessos tantos que foram e são. Em política partidária se costuma dizer que se trata de engano ou estelionato eleitoral e os norte-americanos chamam de “giro político” ou policy switch.

Depois, registro estranheza com a notícia de que em 12 de dezembro último o Coritiba protocolou na Prefeitura Municipal pedido de autorização para demolição do Couto Pereira. A notícia refere que o objetivo seria construir no local um novo estádio, mas ao mesmo tempo não foi protocolado pedido de licença de um novo projeto, mas só o de demolição, o que é incompreensível ao bom senso. Autorizada e efetuada a demolição, como poderíamos ter segurança de que depois haveria como captar dinheiro para a construção do novo estádio? Não haveria então um argumento “ad terrorem” e maquiavélico para dizer à torcida que sem dinheiro para reconstruir não haveria como fugir da proposta do MCP? Não posso presumir isso, até prova em contrário se deve presumir boa-fé, mas que é estranho não se pode negar.

E ao mesmo tempo em que se reúne com o inteligentíssimo e arguto - e ao que dizem diretor inoficioso do Coritiba - MCP, a nossa direção lança notícias esparsas sobre possível novo estádio e as más condições do Couto Pereira. Parece acender uma vela para Deus e outra para o diabo, mordendo e assoprando. A sucessão de notícias não claras, contraditórias e muitas vezes negadas nos deixa confusos.

Muito estranho também que após apresentar aos torcedores e comunicadores, em meados do ano passado, seis projetos para um possível novo estádio, ainda em agosto a direção do Coritiba estivesse estudando proposta de estádio único com o senhor do Atlético, então não para vender o nosso e aportar os recursos para o rival, mas sim visando a que no local do Couto Pereira se erguesse um empreendimento comercial para exploração de jogos depois de legalizados, “hard rock” e hotel, com parceria do rival nessa iniciativa e nossa no estádio deles. Faço a afirmação com conhecimento seguro do fato.

Voltarei oportunamente com outras considerações.

Debate

  • "Parece que este pesadelo acabou, tomara!!!"

    Luso J. | 06/03, 10h00

  • "Rauen e demais colegas
    Até acho boa a idiea de um estadio unico, compartilhado, porém nao na Baixada. Isso deveria ter sido discutido e planejado antes da Copa do Mundo. Um bom local seria o terreno do Pinheirao. Agora é tarde; o A. Paranaense ja tem seu estadio, construido com recursos publicos diga-se de passagem, e nao ha o que discutir. Nossos "dirigentes" tem que entender que a história de Coritiba e Atlético confundem-se com a história dos seus estádios e bairros. Um estadio unico na Baixada é uma aberracao e uma afronta ao futebol paranaense. A identidade dos clubes vale mais que os interesses econômicos. Alguns podem dizer que o estádio unico no Agua Verde é algo revolucionário e que não iremos crescer se não tivermos atitudes ousadas. No entanto, esse pensamento nao leva em conta a essência do futebol, ligada a tradições, ritos e história."

    Anderson A. | 04/03, 17h44 | Móvel

  • "Sou torcedor do Coritiba. Agora, o Coritiba pode associar ou realizar a fusão com o Atlético Paranaense. Pode até virar inquilino do gigante Atlético Paranaense. Agora, quando a administração materializar esta decisão, neste exato momento, deixo de torcer definitivamente para o Coritiba. E vou desejar que o inquilino bem como o senhorio se danem. Considerarei o Coritiba extinto de minha vida. Se o Paraná continuar, serei sócio do Paraná e torcerei por este clube, que deverá crescer, e enfrentará o que restar da dupla dos infernos."

    João B. | 04/03, 17h22

  • "como sou totalmente leigo, só gostaria que me esclarecesse uma coisa, qualquer um que no exercício da presidência do clube pode tomar uma decisão dessas, tipo vender o patrimônio do clube? Não posso acreditar que os estatutos deem tamanho poder a alguém."

    José R. | 04/03, 10h23

  • "Caro Felipe e confrades Coxas Brancas.
    Recebi ontem, o Informativo nº 48, chamado Pontos Extras, que todos os sócios
    devem receber.
    É assinado pelo presidente, coisa que não acredito, pois o mesmo não é articulado, o suficiente.
    Confesso que quase fui às lágrimas; leiam e tirem suas conclusões."

    ALVARO A. | 04/03, 09h35

  • Ver todos os comentários (34)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 47 pts.
Valdir T. 44 pts.
Leandro R. 41 pts.
Selma R. 40 pts.
Sergio Garcia dos Martires 39 pts.
P. Stonoga 39 pts.
Andre T. 38 pts.
Rubens J. 38 pts.
VALCIR CAMARGO 37 pts.
10º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 36 pts.
11º vanessa n. 35 pts.
douglas n. 35 pts.
Maria N. 35 pts.
Simone N. 35 pts.
Suzana F. 35 pts.
Amos S. 35 pts.
Valdir 35 pts.
Diogo N. 35 pts.
Daniel N. 35 pts.
20º nancy m. 34 pts.
21º Rossano Kohut H. 34 pts.
Marcela S. 34 pts.
23º Vitor Guedes 33 pts.
24º Alysson Delalibera 33 pts.
25º Walter Carvalho 33 pts.
26º CARLOS B. 32 pts.
27º Edil Macedo dos Santos 32 pts.
28º Adailton S. 31 pts.
29º R. BAHR 31 pts.
30º Rui Valente 30 pts.
31º adonias rosa 28 pts.
32º v. j. cruchelski 28 pts.
33º neusa m. 27 pts.
34º Adriano B. 26 pts.
35º J. Gabardo 26 pts.
36º Paulo Silva 25 pts.
37º Persio F. 24 pts.
Neusa M. 24 pts.
39º Denilson M. 23 pts.
40º Renan Lourenço 23 pts.
41º cleverson k. 23 pts.
42º Gerson Lima 23 pts.
Maicon André Mariano 23 pts.
Maria Luiza K. 23 pts.
45º Ido M. F. 23 pts.
46º Luiz Rodriguez 22 pts.
Wagner Cancela 22 pts.
48º Cristian C. 22 pts.
Fábio Silva 22 pts.
ido n. 22 pts.
Vicente G. 22 pts.
52º Antonio Alvaredo Filho 21 pts.
Admir 21 pts.
54º L. Comeli 21 pts.
55º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
56º J. Mario 19 pts.
Joilson S. 19 pts.
Sinevaldo 19 pts.
Vera M. 19 pts.
60º Bruno H. 17 pts.
61º guilherme panini 15 pts.
Luis Henrique R. 15 pts.
63º Andreo S. 14 pts.
64º Ademir Carlos p. 14 pts.
65º Silvio G. 12 pts.
Fabio F. 12 pts.
67º Marlon R. 12 pts.
Ricardo Moro 12 pts.
L. J. Pianaro 12 pts.
70º Jair F. 12 pts.
71º Wagner W. 11 pts.
72º Antonio B. 10 pts.
73º Marcelo Carneiro 10 pts.
74º Bruno Velasques 9 pts.
Alessandro K. 9 pts.
76º Carlos A. B. G. 8 pts.
77º Thiago G. 8 pts.
Marlon Souza 8 pts.
79º R. Lucas 7 pts.
80º Sandro F. 7 pts.
antonio marcos 7 pts.
O. Yossafat 7 pts.
Carlos H. Pereira 7 pts.
84º Marcelo S. 7 pts.
85º everton o. 6 pts.
86º Ricardo Guiraud 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
88º Adriano S. 5 pts.
Leonardo S. 5 pts.
Willian Stival 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
92º Cicero G. 5 pts.
Jackson Nogueira 5 pts.
94º Joao F. 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
96º Antonio B. 4 pts.
andre junior 4 pts.
Rômulo S. 4 pts.
99º R. L. Zanetti 3 pts.
valdeci s. 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
Luiz Franco 3 pts.
103º Marco s. 3 pts.
José S. 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
Daniel G. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
111º Rafael B. M. 2 pts.
Antonio W. Silva 2 pts.
113º Carlos M. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Rosi S. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
119º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet