COXAnautas - Coritiba Eternamente

9

09/02, 14h49 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Dois mundos.

Ontem assisti ao jogo do Coritiba contra o potente Vitória da Conquista, da Bahia. Finda a partida, passada meia hora de reflexão e desalento, resolvi “secar” o rival no seu jogo pela Copa Libertadores da América.

Não há como dissociar os dois jogos. A rivalidade e o momento que ambos vivem impõem a análise.

Pois se há um mundo do futebol, ontem vivi em dois.

Um mundo diante de um jogo sofrível, entre duas equipes equivalentes na falta de qualidade, em gramado precário e perante público diminuto. Não seria demais dizer que a equipe com menor colocação – bem distante - no ranking da CBF por pouco não resultou vencedora e não haveria injustiça se assim ocorresse. Um time que, por exemplo, insiste com o totalmente improdutivo Carlinhos, cujo treinador vê como solução para a carente meia cancha o pesado e atécnico Edinho, não pode ir longe mesmo.

Terminado o jogo, mais do que tristeza senti desânimo. Termina ano e entra ano e é a mesma coisa. O Coritiba patina, não se ergue, se classifica até determinada fase das disputas algumas vezes por sorte, e nós continuamos a viver de esperança. Mas se a esperança é um alimento da nossa alma, ao qual se mistura sempre o veneno do medo, segundo Voltaire, cada vez temos menos esperança e mais medo.

Enquanto isso, para nosso desalento, mas para comparação que deveria servir para mexer com os brios da nossa ineficiente diretoria, em outro mundo o rival participava de um dos dois maiores campeonatos de futebol do mundo, em um grande estádio e contra um verdadeiramente valoroso adversário que só não venceu porque “tremeu” na decisão por pênaltis.

Como disse ao início, não há como dissociar os fatos. Dois jogos que foram reflexo do estado e coisas que vivemos. O rival paulatinamente crescendo e nós cada vez mais frustrando a torcida por fracassos e falta de expectativa.

Já disse outras vezes aqui, que gostaria muito de voltar a escrever sobre conquistas do Coritiba, através de bons times formados de modo inteligente e de tecer elogios a dirigentes. Mas há muito não consigo. Os eternos otimistas não digam que sou pessimista, sou apenas realista e vejo, através dos comentários neste espaço e em redes sociais das quais participo, que o número dos desencantados está cada vez maior.

Esclarecimento.

Na coluna anterior “Feito de bobos”, ao me referir sobre o desmanche da diretoria do Coritiba, o G5 original, afirmei que um dos vice-presidentes renunciara sem dar explicações.

Recebi cavalheiresca manifestação do ex-vice-presidente Ricardo Guerra, na qual rebate meu comentário, dizendo que levou a público as suas razões e indicando onde poderia encontrá-las, o que pode ser visto aqui.

Em que pese na sua primeira fala o Dr. Ricardo não tenha deixado bem clara a motivação da saída (aqui), eu não tinha conhecimento das manifestações posteriores, certamente por falha minha pois procuro ler tudo o que encontra na Internet sobre o Coritiba e não vi aquelas matérias, nas quais se vê que sobradas razões levaram à decisão.

Ficam aqui os esclarecimentos, com meus respeitos ao Dr. Ricardo Guerra, um coxa-branca dos grandes.

Debate

  • "Quando escrevo que somos time de segunda, me xingam e me chamam de poodle
    Já li neste site uma comparação de um colunista.
    Somos uns pobres que um dia foram ricos e ainda imaginam que são ricos e assim vão se afundando cada vez mais.
    Excxelente compoaração"

    Glasemir L. | 10/02, 17h55

  • "Difícil está, e muito difícil. Como torcedor, prefiro ver no sentido que o Coritiba finalmente iniciou a pré-temporada. Estes jogos estão demonstrando as deficiências, e a diretoria tem de procurar preencher as lacunas. Mesmo com este grupo, acredito em alguma melhora. Porém, sem as contratações básicas e fundamentais, será tudo muito complicado. Diretoria, o meio do time é para ontem. E a classificação foi boa. Afinal, continua na competição. Estamos indo. Avante, Coxa!"

    João B. | 10/02, 10h10

  • "Falem o que for, mas o capeanos tem pessoas competentes na sua gestão. O dono do clube deles te uma visão e principalmente MALANDRAGEM que os gestores do Coritiba não tem, e não enxergam nem a 1 metro de distância. O problema no Coritiba é a falta de uma pessoa qualificada o suficiente para gerir o clube sem trazer Edinhos, Ruys e Filigamas da vida. Nós temos um potencial imenso para brigar na parte de cima da tabela. Sò não fazemos isso pois temos amadores tocando o clube há pelo menos uns 10 anos! E se continuar assim, a tendência é a distância entre poodle e Coxa aumentar mais!"

    H. Sidre | 10/02, 09h45

    • "No nosso caso, VRA deveria ter sido o nosso Petraglia (no bom sentido), prometendo uma "Revolução", etc e tal. Mas aí colocou o "grande" FX na Direção de Futebol, transformando o Coritiba num balcão de negócios de refugos e pangarés. Até funcionou em 2011, mas não demorou pra mostrar o que essa política significava. O Coritiba hoje está falido... em todos os aspectos."

      Emerson Faria | 10/02, 11h08

    • "Já imaginou o Petraglia pagando 90 mil pro Eltinho? Ou mais de 100 mil pro Linconl? Vou parar por aqui..."

      Alexandre Cruz | 14/02, 23h08 | Móvel

  • "Esqueceu do Alan Santos no meio, Admir. Acredito que retorne o bom futebol daqui um tempo (voltando de contusão séria).. Rui e Thiago Real não conseguem dar retorno técnico satisfatório, realmente..."

    Mauricio D. | 10/02, 09h03

    • "Parece que machucou novamente..."

      Thiago G. | 10/02, 16h38

  • "Sempre observo que times bons e títulos acontecem em equipes com ótimos volantes e meias de armação. Pode pegar os 100 últimos anos e todos os campeões pelo mundo e observem quem eram e quem jogava no meio de campo. Com os volantes Galdezani e Jonas penso que parte do nosso problema estará resolvido. Nossos meias, os maestros do time são Thiago Real e Rui que nunca deveriam ter retornado. Enquanto o Corinthians acerta com o Jadson, aqui a insanidade sonhou com um pagodeiro e ex jogador. Thiago Real e Rui nossos cérebros, fim de papo!"

    Admir | 10/02, 06h52

    • "O que acha do Daniel???? Será o articulador ou ainda não se encaixa como tal???"

      Mauricio D. | 10/02, 09h05

    • "Sempre aprendi que um grande time precisa ter, no mínimo: um grande goleiro, um xerifão na zaga, um craque no meio de campo e um atacante matador (que ponha a bola pra dentro)"

      Pedro L. | 10/02, 09h21

    • "Eu lembro do Daniel de 2014 no Botafogo, jogava muito bem! Tanto que Palmeiras e São Paulo disputaram o passe. acabou no SP e nunca saiu do DM. Vamos rezar!"

      Admir | 10/02, 16h52

    • "Boa tarde,
      Esta fácil achar jogadores que citou em seu comentário!!!
      Aponte um nome em cada posição que você comentou. Por favor vamos ter mais cautelas nos comentários...não esta nada fácil de achar atletas com uma qualidade razoável imagine em alto nível atuando aqui no Brasil.
      SAV"

      Vitor J. Borba | 10/02, 18h09

    • "Verdade Vitor, quatro craques hoje é utopia. Nós precisamos de meias competentes, por enquanto! Vendo jogos dá Libertadores é possível observar que ninguém joga com um Rui ou Tiago Real."

      Admir | 11/02, 06h54

  • Ver todos os comentários (34)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 47 pts.
Valdir T. 44 pts.
Leandro R. 41 pts.
Selma R. 40 pts.
Sergio Garcia dos Martires 39 pts.
P. Stonoga 39 pts.
Andre T. 38 pts.
Rubens J. 38 pts.
VALCIR CAMARGO 37 pts.
10º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 36 pts.
11º vanessa n. 35 pts.
douglas n. 35 pts.
Maria N. 35 pts.
Simone N. 35 pts.
Suzana F. 35 pts.
Amos S. 35 pts.
Valdir 35 pts.
Diogo N. 35 pts.
Daniel N. 35 pts.
20º nancy m. 34 pts.
21º Rossano Kohut H. 34 pts.
Marcela S. 34 pts.
23º Vitor Guedes 33 pts.
24º Alysson Delalibera 33 pts.
25º Walter Carvalho 33 pts.
26º CARLOS B. 32 pts.
27º Edil Macedo dos Santos 32 pts.
28º Adailton S. 31 pts.
29º R. BAHR 31 pts.
30º Rui Valente 30 pts.
31º adonias rosa 28 pts.
32º v. j. cruchelski 28 pts.
33º neusa m. 27 pts.
34º Adriano B. 26 pts.
35º J. Gabardo 26 pts.
36º Paulo Silva 25 pts.
37º Persio F. 24 pts.
Neusa M. 24 pts.
39º Denilson M. 23 pts.
40º Renan Lourenço 23 pts.
41º cleverson k. 23 pts.
42º Gerson Lima 23 pts.
Maicon André Mariano 23 pts.
Maria Luiza K. 23 pts.
45º Ido M. F. 23 pts.
46º Luiz Rodriguez 22 pts.
Wagner Cancela 22 pts.
48º Cristian C. 22 pts.
Fábio Silva 22 pts.
ido n. 22 pts.
Vicente G. 22 pts.
52º Antonio Alvaredo Filho 21 pts.
Admir 21 pts.
54º L. Comeli 21 pts.
55º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
56º J. Mario 19 pts.
Joilson S. 19 pts.
Sinevaldo 19 pts.
Vera M. 19 pts.
60º Bruno H. 17 pts.
61º guilherme panini 15 pts.
Luis Henrique R. 15 pts.
63º Andreo S. 14 pts.
64º Ademir Carlos p. 14 pts.
65º Silvio G. 12 pts.
Fabio F. 12 pts.
67º Marlon R. 12 pts.
Ricardo Moro 12 pts.
L. J. Pianaro 12 pts.
70º Jair F. 12 pts.
71º Wagner W. 11 pts.
72º Antonio B. 10 pts.
73º Marcelo Carneiro 10 pts.
74º Bruno Velasques 9 pts.
Alessandro K. 9 pts.
76º Carlos A. B. G. 8 pts.
77º Thiago G. 8 pts.
Marlon Souza 8 pts.
79º R. Lucas 7 pts.
80º Sandro F. 7 pts.
antonio marcos 7 pts.
O. Yossafat 7 pts.
Carlos H. Pereira 7 pts.
84º Marcelo S. 7 pts.
85º everton o. 6 pts.
86º Ricardo Guiraud 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
88º Adriano S. 5 pts.
Leonardo S. 5 pts.
Willian Stival 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
92º Cicero G. 5 pts.
Jackson Nogueira 5 pts.
94º Joao F. 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
96º Antonio B. 4 pts.
andre junior 4 pts.
Rômulo S. 4 pts.
99º R. L. Zanetti 3 pts.
valdeci s. 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
Luiz Franco 3 pts.
103º Marco s. 3 pts.
José S. 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
Daniel G. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
111º Rafael B. M. 2 pts.
Antonio W. Silva 2 pts.
113º Carlos M. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Rosi S. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
119º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet