COXAnautas - Coritiba Eternamente

7

04/02, 22h56 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Feitos de bobos.

Finalmente terminou a novela Ronaldinho.

Não que a direção do Coritiba tenha tomado juízo ou se sensibilizado pelas manifestações da esmagadora maioria dos torcedores contrários à contratação do ex-jogador, mas sim porque ele não quis. (Aliás, desde quando a opinião da torcida interessa?) Depois de um namoro no qual o Coritiba era o pretendente, a dupla Assis/Ronaldinho esnobou nosso clube, deixando os membros da direção favoráveis à contratação com caras de tolos, o que foram desde o início do processo. Ou no mínimo ingênuos, atributo que também desqualifica quem comanda qualquer entidade.

Curiosa direção essa que desde que assumiu se justifica por não qualificar o time em razão do passivo financeiro – como se fosse uma novidade e não acontecesse com outros clubes – e por isso não manteve um dos melhores zagueiros que apareceram nos últimos anos, mas que parece ter outro cofre que abriria para contratar um ex-jogador.

Mas certamente logo os diretores favoráveis à irresponsabilidade absorverão o fato de terem sido feitos de bobos, tal como os torcedores temos feito há muito tempo. Estamos acostumados a absorver desilusões e continuamos amando o Coritiba, mantendo-nos associados e frequentando os jogos apesar de tudo que é feito para nos desmotivar. Dos diretores espero que pelo menos saibam usar o episódio para uma autocrítica.

A infeliz tentativa de contração do ex-jogador é apenas mais uma mostra de que a atual direção é mal sucedida e fracassada. Não há como dourar a pílula moderando as palavras, é fracasso mesmo. Sei, eles ainda têm dez meses para obter alguma conquista. Mas diante do andar das coisas alguém acredita em possível sucesso neste ano? Talvez conquistar o estadual com alguma sorte e se o rival desprezar a disputa ou um time pequeno não nos atropelar? Sempre é bom vencer a competição local, mas isso não basta e não satisfará a uma torcida que é injustamente acusada de exigente quando em verdade é paciente (até quando?) e sofredora. E por melhor que seja a eventual conquista do título estadual – invicta já sabemos que não – o fato não apagará os erros e fracassos da atual direção. Só a conquista de um título nacional ou internacional poderá nos satisfazer e equilibrar a conta da gestão. Mas aí é sonhar demais.

O balanço da gestão no que interessa, qual seja o futebol, finalidade e razão de ser do clube, até agora tem uma extensa coluna de perdas e nenhuma de lucro. Torço para que isso mude um dia, mas diante do que temos visto é extremamente difícil crer em algo melhor para tão cedo.

Só uma revolução ou refundação poderá salvar o futuro do Coritiba, mas nada indica que isso possa acontecer tão cedo em razão do que têm mostrado os homens que comandam o clube. O G5 não se entende, um dos eleitos renunciou sem explicar as razões, outros foram afastados por má conduta e o presidente está usando a tática da avestruz, fugindo dos meios de comunicação e de contestadores. Veja aqui, interessante matéria a respeito.

A esta altura, parece que temos que torcer para que o ano passe depressa, pelo menos se mantendo o clube na primeira divisão, para que logo cheguem as eleições. Não para receber mais promessas infundadas, mas para que nomes de homens capazes e que amam o Coritiba queiram e saibam reerguê-lo diminuindo a distância que mantemos atrás de tantos clubes brasileiros, inclusive o rival maior.

Debate

  • "Se tinha grana pra trazer o cachaceiro do R10, usem bem este dinheiro contratando dois ou três atletas de nível para que tenhamos algo parecido com um time de futebol. Caso contrário, será um calvário aguentarmos mais um ano torcendo apenas para não cairmos. Ou será que, com a desistência do gaúcho a grana também sumiu???? Com a palavra a incompetente diretoria do cartorário. Vai pra casa cartorário !!!!"

    Carlos M. | 06/02, 12h49

  • "Sinceramente, não acredito que o R10 tenha nos esnobado, mas é aquele momento em que teve de avaliar-se e cair na real de que não tem mais um comprometimento mental com o esporte para executá-lo em alta performance.

    Lembro daquele menino que no primeiro jogo pela seleção deu chapéu em cima do argentino dentro da área e marcou o gol. Essa alegria ele não pode mais proporcionar.

    Bola pra frente. Foi melhor a diretoria ter tentado algo grande. E que não parem. Existe outros nomes que hoje poderiam se aventurar no Brasil.

    Mas voltando à nossa realidade, nosso time jogou uma boa partida ontem."

    Gerson Lima | 06/02, 10h48

  • "É, realmente, fez os torcedores de idiotas!
    Quem não sabia que esse ex jogador não viria? Só os ingênuos.
    Livramo-nos de um erro gigante. Mas, persiste o mesmo grupo lá dentro.
    E o tempo passa...
    E já estamos para trás.
    E ficaremos para trás...

    Que Deus nos ajude, porque aqui, está difícil.

    Abraço amigos Coxas!"

    Joel K. | 06/02, 08h23

  • ""Esnobar" o Coritiba? Isso se o jogador resolvesse jogar no Brasil e em um clube de menor expressão. Agora, jogar num time de masters do Barcelona, sem responsabilidade com resultados, ganhando em euros e conhecendo o mundo todo, quer coisa melhor que isso?
    Se isso é "esnobar", quem não faria o mesmo???"

    Alvyr J. | 05/02, 22h19

  • ""Homens capazes e que amam o Coritiba"? Quem seriam nobre colunista?"

    J. Mario | 05/02, 20h12

    • "Se soubéssemos estariam lá...Respondo por ele.
      jcesar.coxa"

      Julio J. | 05/02, 22h18

  • Ver todos os comentários (39)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 47 pts.
Valdir T. 44 pts.
Leandro R. 41 pts.
Selma R. 40 pts.
Sergio Garcia dos Martires 39 pts.
P. Stonoga 39 pts.
Andre T. 38 pts.
Rubens J. 38 pts.
VALCIR CAMARGO 37 pts.
10º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 36 pts.
11º vanessa n. 35 pts.
douglas n. 35 pts.
Maria N. 35 pts.
Simone N. 35 pts.
Suzana F. 35 pts.
Amos S. 35 pts.
Valdir 35 pts.
Diogo N. 35 pts.
Daniel N. 35 pts.
20º nancy m. 34 pts.
21º Rossano Kohut H. 34 pts.
Marcela S. 34 pts.
23º Vitor Guedes 33 pts.
24º Alysson Delalibera 33 pts.
25º Walter Carvalho 33 pts.
26º CARLOS B. 32 pts.
27º Edil Macedo dos Santos 32 pts.
28º Adailton S. 31 pts.
29º R. BAHR 31 pts.
30º Rui Valente 30 pts.
31º adonias rosa 28 pts.
32º v. j. cruchelski 28 pts.
33º neusa m. 27 pts.
34º Adriano B. 26 pts.
35º J. Gabardo 26 pts.
36º Paulo Silva 25 pts.
37º Persio F. 24 pts.
Neusa M. 24 pts.
39º Denilson M. 23 pts.
40º Renan Lourenço 23 pts.
41º cleverson k. 23 pts.
42º Gerson Lima 23 pts.
Maicon André Mariano 23 pts.
Maria Luiza K. 23 pts.
45º Ido M. F. 23 pts.
46º Luiz Rodriguez 22 pts.
Wagner Cancela 22 pts.
48º Cristian C. 22 pts.
Fábio Silva 22 pts.
ido n. 22 pts.
Vicente G. 22 pts.
52º Antonio Alvaredo Filho 21 pts.
Admir 21 pts.
54º L. Comeli 21 pts.
55º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
56º J. Mario 19 pts.
Joilson S. 19 pts.
Sinevaldo 19 pts.
Vera M. 19 pts.
60º Bruno H. 17 pts.
61º guilherme panini 15 pts.
Luis Henrique R. 15 pts.
63º Andreo S. 14 pts.
64º Ademir Carlos p. 14 pts.
65º Silvio G. 12 pts.
Fabio F. 12 pts.
67º Marlon R. 12 pts.
Ricardo Moro 12 pts.
L. J. Pianaro 12 pts.
70º Jair F. 12 pts.
71º Wagner W. 11 pts.
72º Antonio B. 10 pts.
73º Marcelo Carneiro 10 pts.
74º Bruno Velasques 9 pts.
Alessandro K. 9 pts.
76º Carlos A. B. G. 8 pts.
77º Thiago G. 8 pts.
Marlon Souza 8 pts.
79º R. Lucas 7 pts.
80º Sandro F. 7 pts.
antonio marcos 7 pts.
O. Yossafat 7 pts.
Carlos H. Pereira 7 pts.
84º Marcelo S. 7 pts.
85º everton o. 6 pts.
86º Ricardo Guiraud 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
88º Adriano S. 5 pts.
Leonardo S. 5 pts.
Willian Stival 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
92º Cicero G. 5 pts.
Jackson Nogueira 5 pts.
94º Joao F. 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
96º Antonio B. 4 pts.
andre junior 4 pts.
Rômulo S. 4 pts.
99º R. L. Zanetti 3 pts.
valdeci s. 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
Luiz Franco 3 pts.
103º Marco s. 3 pts.
José S. 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
Daniel G. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
111º Rafael B. M. 2 pts.
Antonio W. Silva 2 pts.
113º Carlos M. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Rosi S. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
119º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet