COXAnautas - Coritiba Eternamente

10

06/03, 11h50 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Novo estádio. Alívio.

Até a última sexta-feira, dia 03, a torcida coritibana se mostrava apreensiva e inconformada com os reiterados anúncios de tratativas para a denominada Arena atletiba, iniciativa do todo poderoso presidente do clube rival que parecia estar encantando alguns dos nossos dirigentes.

Muito se debateu sobre isso nos meios de comunicação e nas redes sociais, recebendo-se notícias contraditórias, ora sobre o avanço nas negociações, ora sobre recuo, assim como sobre demolição do Couto Pereira sem que projeto de novo estádio em seu lugar fosse mostrado para a torcida no mesmo momento, já que há alguns meses vários foram apresentados e não se sabe ainda qual a opção caso vingue a ideia de construção ou reconstrução.

No mesmo dia mandou-me mensagem um dos vice-presidentes do Coritiba, dando conta de que na verdade o pedido de licença junto à Prefeitura Municipal inclui um projeto para construção de novo estádio (não disse qual deles) ao contrário do que fora noticiado, e que antes de a Prefeitura Municipal definir sobre a mobilidade urbana do local, não há como avançar. Nada disse sobre abandonar a ideia da arena conjunta, mas nas entrelinhas da mensagem percebi que seria assim.

E no dia seguinte, sábado, certamente observando a inquietação da torcida, a direção do Coritiba emitiu nota oficial desmentindo, de modo categórico, a possibilidade de aceitar a parceria com o estádio do rival e ao mesmo tempo dando conta de que a meta é o aproveitamento do Couto Pereira para “partidas de futebol, atividade fim do estádio, ou outros espetáculos como alternativas de geração de receita”.

Louvável a atitude, tanto no seu mérito, que atende à história e conceito do clube, como por observar as aspirações da quase totalidade da torcida. E foram muito importantes as manifestações da torcida, seja em contatos pessoais com dirigentes, seja nas redes sociais e meios de comunicação, ou em blogs que tratam de temas coritibanos. A torcida foi fundamental para a decisão, não tenho dúvida.

Sem dúvida essa decisão não foi tomada de sexta-feira para sábado, tendo sido objeto de ponderação anterior, de modo que, mesmo com o alívio e satisfação que a notícia trouxe, é de lamentar apenas que não fosse levada a público antes, poupando todos de desgastes e preocupações.

Mas enfim, o que importa é que a direção do clube tomou uma decisão à altura da nossa tradição, história e personalidade, o que devemos louvar. Em meio a tantas notícias ruins e fracassos na área do futebol propriamente dito, a notícia é muito positiva.

Desde que as primeiras notícias a respeito vieram a público me tornei um entusiasta da ideia e remeto os amigos leitores à série de colunas que escrevi sobre o novo estádio e o fundo de investimento previsto para a sua construção. Claro que a iniciativa deve ser gestada e executada com os pés no chão, passo a passo e com absoluta segurança. Nada de aventuras.

Aguardemos, então, as iniciativas para a construção ou reconstrução de um novo Couto Pereira.

Ah, mas sem esquecer do futebol, razão e essência do clube, cuja administração deve ser reestudada e merecer prioridade pois há tempo está deixando muito a desejar.

Debate

  • "A foto desta matéria, embora com alguma especulação, corrobora isso, dá pra ver a curva de fundos e as sociais intactas, apenas com outra cobertura...
    Teríamos um "mini-teatro" igual da Arena do Palmeiras (shows até 10 mil pessoas, com palco virado para a curva) que já era a idéia - e ótima aliás - da Wtorre em 2009, e com custo muito pequeno se comparado a um novo estádio.
    http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/futebol/coritiba/mesmo-envolvido-na-arena-atletiba-coritiba-avanca-projeto-do-novo-couto-bnvhjt3maadi0bcshnz824cbf"

    Irineu L. | 10/03, 11h37

  • "A situação é complicada apenas pela mobilidade.
    Se olharem o projeto do "Coritiba Foot Ball Center" aquele do vídeo novo, é o mesmo projeto de reforma do Wilson/Bonilha em 2014, iniciado pelo setor Protork. A curva de fundos (que está em reforma) seria mantida, demolição da marquise das sociais construindo um setor Protork2 maior, e demolição da curva de entrada, construindo 2 lances de arquibancada próximo do campo. Se o setor Protork custo 16 milhões, não teria mais do que 80 milhões com estádio. Daí salas de cinema, mini shopping, etc, é outra história.
    Isso foi abortado pela diretoria IDIOTA que temos hoje:
    http://www.gazetadopovo.com.br/esportes/futebol/coritiba/pro-tork-planeja-novos-investimentos-no-couto-pereira-eefvnsxm37glv11s9oe62s21a"

    Irineu L. | 10/03, 11h31

  • "Sobre as eleições do nosso Coritiba, o trecho da coluna do poodle Mafuz:
    "Um grupo de conselheiros e torcedores coxas já deu forma a uma chapa para as próximas eleições para a presidência do Coritiba. Duas coisas estão definidas: o candidato ao cargo de presidente será João Carlos Vialle, ex-dirigente do clube; e o nome da chapa que foi sugerida pelo ex-presidente Giovani Gionédis ? ?Bem longe da Baixada?. A proposta inicial para o nome da chapa, seria ?Bem longe de Petraglia?, que soou muito pessoal. A outra, seria ?Bem longe do Atlético?, que foi descartada pois faltaria com respeito à instituição.
    O significado de ?Bem longe da Baixada?, foi adotado para neutralizar a intenção da atual diretoria, aparentemente desmentida, para formalizar o consórcio da Arena Atletiba.
    Irrelevante o nome da chapa. Qualquer que fosse ou que venha a ser, os atleticanos agradecem.""

    Alexander M. | 10/03, 10h39

    • "Esta mula falando "escrevendo" da até dor de barriga a nos COXAS BRANCAS leitores da Tribuna, mas lamentavelmente é o único "porta voz" do nosso CORITIBA disponível. Mas sendo verdadeiras as noticias da formação desta chapa sou o primeiro a aplaudi-la. Seria a redenção do nosso amado e glorioso CLUBE e um salto para o futuro. E SEMPRE BEM LONGE DA BAIXADA...
      jcesar.coxa"

      Julio J. | 10/03, 11h38

    • "Os mesmos macacos velhos falindo o clube julio ( não muito obrigado , não voto nesses caras nem querendo :) ) Fato novo nas eleiçoes já chega dos mesmos grupos no couto CHEGA"

      Guilherme C. | 10/03, 15h15

    • "O novo esta aí, e esta dando no que todos estamos vendo. Como era o nome da chapa mesmo?
      jcesar.coxa"

      Julio J. | 10/03, 20h32

    • "bacellar pode ser novo , os que realmente mandam por tras dele sao os MESMOS de 1 decada atras. Ow seja nao vale de nada , todo mundo sabe que bacellar é fantoche"

      Guilherme C. | 11/03, 01h46

    • "Quero nego novo por tras de 1 presidente que TODO MUNDO SABE que nao manda nada e sim o conselho vitalicio com vilson , gionedies , vialle , e os outros por ae. Quero renovacao ai , em nego que bata peito com esses lixos e saia vitorioso , o que nao acontece a 2 decadas no minimo"

      Guilherme C. | 11/03, 01h48

  • "Me desculpem, mas o Couto Pereira não tem mais condições...Não sei como não interditaram ainda aquilo. Fazer uma manutenção no couto é jogar dinheiro fora! Tem que demolir e construir um novo, nao tem outra alternativa..."

    Luis M. Ross | 10/03, 10h21

    • "Discordo em gênero número e grau...O Couto é nosso, esta pago e para mim é o melhor estádio do mundo. Interditar???????
      jcesar.coxa"

      Julio J. | 10/03, 11h31

    • "Melhor estádio do mundo? Menos, muito menos né... Não acho que chega ao ponto de ser necessário interditar, também concordo que é nosso e está pago, agora falar que é o melhor estádio do mundo é exagero... É necessário sim pensar em modernizar a praça esportiva do Clube... Agora como fazer fica por conta da próxima diretoria, efetuando os estudos e o planejamento necessários para por um projeto desse tamanho em prática..."

      Eder Velozo | 10/03, 13h05

    • "Eu disse: PARA MIM É O MELHOR ESTADIO DO MUNDO...
      jcesar.coxa"

      Julio J. | 10/03, 13h25

  • "A última notícia sobre o assunto indica que a atual diretoria irá apenas realizar manutenção (impermeabilização) do setor visitante. Menos mal. Planos e ações concretas de um estádio novo faltando menos de um ano pra acabar esta gestão atrapalhada seria um pesadelo! SAV"

    Thiago G. | 08/03, 22h58

  • Ver todos os comentários (58)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 57 pts.
VALCIR CAMARGO 53 pts.
P. Stonoga 53 pts.
Daniel N. 53 pts.
Valdir T. 52 pts.
Sergio Garcia dos Martires 51 pts.
Simone N. 50 pts.
douglas n. 50 pts.
Maria N. 50 pts.
vanessa n. 50 pts.
Amos S. 50 pts.
Diogo N. 50 pts.
Suzana F. 50 pts.
14º Leandro R. 50 pts.
15º Alysson Delalibera 48 pts.
16º Andre T. 48 pts.
17º Valdir 47 pts.
18º Rossano Kohut H. 47 pts.
19º Rubens J. 46 pts.
20º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 45 pts.
21º Edil Macedo dos Santos 44 pts.
22º Selma R. 43 pts.
23º CARLOS B. 43 pts.
24º nancy m. 43 pts.
25º R. BAHR 42 pts.
26º Adailton S. 40 pts.
Vitor Guedes 40 pts.
28º Walter Carvalho 40 pts.
Marcela S. 40 pts.
30º v. j. cruchelski 37 pts.
31º Rui Valente 36 pts.
32º Adriano B. 35 pts.
33º Maria Luiza K. 33 pts.
34º Paulo Silva 33 pts.
35º Neusa M. 32 pts.
36º adonias rosa 32 pts.
37º Gerson Lima 32 pts.
Persio F. 32 pts.
39º Antonio Alvaredo Filho 31 pts.
40º neusa m. 31 pts.
41º Vicente G. 30 pts.
42º J. Gabardo 29 pts.
43º cleverson k. 29 pts.
44º ido n. 29 pts.
45º Fábio Silva 29 pts.
46º L. Comeli 29 pts.
Ido M. F. 29 pts.
48º Admir 28 pts.
49º Ademir Carlos p. 28 pts.
50º Bruno H. 27 pts.
51º Maicon André Mariano 26 pts.
52º Vera M. 25 pts.
53º Luiz Rodriguez 24 pts.
Wagner Cancela 24 pts.
55º Cristian C. 24 pts.
56º J. Mario 24 pts.
Joilson S. 24 pts.
58º Denilson M. 23 pts.
59º Renan Lourenço 23 pts.
60º Sinevaldo 23 pts.
61º Luis Henrique R. 22 pts.
62º O. Yossafat 19 pts.
63º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
64º Andreo S. 18 pts.
65º Carlos A. B. G. 17 pts.
66º Wagner W. 16 pts.
67º guilherme panini 15 pts.
68º Marlon R. 15 pts.
69º R. Lucas 14 pts.
70º L. J. Pianaro 14 pts.
71º Marcelo Carneiro 13 pts.
72º Jair F. 13 pts.
Alessandro K. 13 pts.
74º Fabio Faria 12 pts.
Silvio G. 12 pts.
76º Ricardo Moro 12 pts.
77º Marlon Souza 11 pts.
78º Antonio B. 10 pts.
79º Daniel G. 9 pts.
Bruno Velasques 9 pts.
81º Adriano S. 8 pts.
Thiago G. 8 pts.
Carlos H. Pereira 8 pts.
84º Marcelo S. 8 pts.
85º Sandro F. 7 pts.
antonio marcos 7 pts.
87º everton o. 6 pts.
88º Ricardo Guiraud 6 pts.
Oetli Mello 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
Alex M. 6 pts.
92º Willian Stival 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
Leonardo S. 5 pts.
95º Cicero G. 5 pts.
Jackson Nogueira 5 pts.
97º Joao F. 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
Marcos José 4 pts.
100º Marco s. 4 pts.
Gilmar F. Chagas 4 pts.
Antonio B. 4 pts.
Rômulo S. 4 pts.
andre junior 4 pts.
105º valdeci s. 3 pts.
R. L. Zanetti 3 pts.
Luiz Franco 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
109º José S. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
Josley D. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
116º Rafael B. M. 2 pts.
Antonio W. Silva 2 pts.
118º T. Filus 1 pts.
Carlos M. 1 pts.
Rodrigo G. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Rosi S. 1 pts.
Phillipe B. 1 pts.
127º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet