COXAnautas - Coritiba Eternamente

4

16/12, 22h07 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Perspectivas para 2017

Finda mais um ano durante o qual o Coritiba só teve forças para lutar contra o rebaixamento no campeonato brasileiro, salvando-se por apenas três pontos. E se essa sina nos persegue há quatro anos, nos dois últimos acrescemos outra, a perda do campeonato estadual de forma bisonha em ambas as ocasiões.

Embora todos torçamos para que 2017 seja um ano melhor para o Coritiba, confesso que tenho muito medo de que se o modo da administração do clube quanto ao futebol não vier a evoluir vamos passar mais uma temporada colecionando fracassos. Talvez ainda seja cedo para uma perspectiva, pois a temporada recém terminou, mas diante do que foi mostrado nos dois últimos anos e do elenco que até agora temos está difícil ser muito otimista.

Mantivemos o técnico, o que em princípio é bom pois ele se saiu razoavelmente no ano que finda e merece a chance de mostrar que com a continuidade o seu trabalho poderá ser positivo. Claro que para isso deverá abandonar as invenções na busca de autoafirmação.

Mas e o elenco?

Não renovamos o contrato do nosso melhor zagueiro, o Nery Bareiro, por alegadas questões salariais. É o pensar pequeno do Coritiba. Dispensou um dos três melhores jogadores do ano – ao lado do Wilson e do Kléber – quando com o afastamento de dois atletas que nada somam, João Paulo (ficou clara a melhora do time desde que saiu por lesão) e Carlinhos, por exemplo, o salário do Nery poderia ser pago. Sabemos que o Lucas Claro está indo embora, mas sua falta não será muito sentida, pois de todos os zagueiros que temos é o menos qualificado. E o que resta, além do Walisson Maia e do Juninho? Três meninos, Romércio, Geovane e Thalisson, que por enquanto são apenas apostas ou promessas. Cinco zagueiros no elenco, sendo que três recém saindo da base, é muito pouco para começar a formar uma boa defesa e um bom time.

Ainda falando sobre a defesa, temos dois alas bons, Dodô e Cezar Benitez, enquanto Emerson Conceição e Carlinhos são sem dúvida desqualificados para qualquer equipe da primeira divisão do futebol. São imprescindíveis contratações para os dois lados, sob pena de o técnico ser obrigado a improvisações.

Temos um bom goleiro, mas pouco sabemos da qualidade dos seus reservas. Um participou de parte de um jogo e foi para o departamento médico e o outro, Bruno, já mostrou que não merece a nossa confiança. Resta torcer para que os demais possam corresponder na eventualidade de falta do Wilson.

Na meia cancha perdemos o Raphael Veiga e tudo indica que perderemos o Juan (segundo diz o jornalista que sabe mais do Coritiba do que muitos dos nossos dirigentes), além do Amaral cujo empréstimo termina. Dentre os restantes, certeza de bom futebol só temos quanto ao Gonzales - mas não se pode saber quando contar com ele, pois é um jogador que se lesiona com facilidade - e o Alan Santos, este desde que jogue com seriedade. Dispensáveis, na minha ótica sem qualquer sombra de dúvida, João Paulo, Edinho, Fabio Braga, Bernardo, Ícaro e Felipe Amorim. A conferir os meninos da base Carvalho, Júlio Rusch, Kady e Yan Sasse (já teve oportunidades, mas ainda não dá para firmar convencimento). Como suficientes apenas para compor o grupo, mas não para titulares, Thiago Lopes e Ruy.

Dentre os atacantes, exceção feita ao Kléber e ao Neto Berola, alguns mostraram muita irregularidade na temporada – casos de Kazin, Iago e Leandro. Por outro lado, Vinícius, Ortega, Guilherme Parede e Evandro (parece que vai ser sempre uma promessa), poderiam ser dispensados. Aqui mais incógnitas em relação aos integrantes da base, Taylisson e Mosquito.


Enfim, amigos, por enquanto não podemos ter boas expectativas sobre o que apresentará o Coritiba em 2017. Dispensas e contratações são imprescindíveis, mas de concreto nada temos. Como a temporada recém acabou, vamos dar alguma tolerância para a diretoria mostrar que está trabalhando.

A atual administração só colecionou fracassos no futebol em seus dois primeiros anos de mandato. Certamente os dirigentes sabem e talvez sofram com isso e não irão querer transmitir os cargos para os futuros mandatários com balanço de três anos de insucesso no futebol.

Aguardemos melhores notícias.

Debate

  • "Comentário na mosca, prezado coxa Alvaro A.
    Sai diretoria entre outra e a m...segue sempre sendo a mesma, entra ano sai ano.
    Que os 'caras' lá da baixada estão deitando e rolando não resta dúvida, cabe aos do Alto da Glória reverterem, mas na base só de promessa e projetos, nunca.
    SAV"

    J. Mario | 03/01, 18h33

  • "Caro amigo Felipe;
    Mais um final de ano, é a história se repete.
    Tem que dispensar, tem que contratar!
    Quando chega janeiro, e a pré-temporada, as decepções são as mesmas, algumas tiriças ficaram, e outras são contratadas.
    Enquanto na parte baixa da cidade, ficam contando os dólares ou euros, com a
    venda de jogadores e anunciando reforços para disputar a libertadores.
    Até quando, essa novela vai se repetir?
    Para encobrir o fracasso futebolístico, vem à tona, de novo, a construção de um novo estádio.
    Resultado: Os torcedores mais antigos, vão se afastando; e as crianças não se
    sentem atraídas, por um time que apenas luta para não cair."

    ALVARO A. | 20/12, 11h39

    • "É bem assim, Alvaro. Infelizmente em administração eles estão a m na nossa frente, e muito. A cada eleição uma nova esperança no Coritiba, e a cada mandato uma decepção."

      B. Felipe Rauen | 21/12, 09h30

  • "Dia 20, 09:23 e nada de novo ... Não é fácil ser coxa-branca!
    Em minha biblioteca tenho quase tudo que foi editado sobre o Coritiba nos últimos 30, 40 anos. Esses dias adquiri o volume "Glória de Campeão", um registro fotográfico dos times vencedores, poderia ser mais completo, mas sempre é interessante revisitar nossa história, mas aí um problema, cada vez mais vivemos só de história!"

    Carlos F. | 20/12, 09h25

  • "DEIXA TODOS ESSES AÍ.Pois estão querendo contratar jogadores piores que esses aí .
    Esse Jonas que pertence ao flamengo fede de ruim.Quando foi empurrado para ponte preta(Salario pago pelo Flamengo)bastou alguns jogos para também ficar encostado e não fazer parte dos planos do treinador. Passe ruim e meio violento são suas características.""

    luiz p. | 19/12, 23h47 | Móvel

  • "Gostei que o coxa ta tentando o matias suarez do belgrano , muito bom meia jogaria facil aqui"

    Giovani P. | 19/12, 18h16

  • Ver todos os comentários (26)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 47 pts.
Valdir T. 44 pts.
Leandro R. 41 pts.
Selma R. 40 pts.
Sergio Garcia dos Martires 39 pts.
P. Stonoga 39 pts.
Andre T. 38 pts.
Rubens J. 38 pts.
VALCIR CAMARGO 37 pts.
10º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 36 pts.
11º vanessa n. 35 pts.
douglas n. 35 pts.
Maria N. 35 pts.
Simone N. 35 pts.
Suzana F. 35 pts.
Amos S. 35 pts.
Valdir 35 pts.
Diogo N. 35 pts.
Daniel N. 35 pts.
20º nancy m. 34 pts.
21º Rossano Kohut H. 34 pts.
Marcela S. 34 pts.
23º Vitor Guedes 33 pts.
24º Alysson Delalibera 33 pts.
25º Walter Carvalho 33 pts.
26º CARLOS B. 32 pts.
27º Edil Macedo dos Santos 32 pts.
28º Adailton S. 31 pts.
29º R. BAHR 31 pts.
30º Rui Valente 30 pts.
31º adonias rosa 28 pts.
32º v. j. cruchelski 28 pts.
33º neusa m. 27 pts.
34º Adriano B. 26 pts.
35º J. Gabardo 26 pts.
36º Paulo Silva 25 pts.
37º Persio F. 24 pts.
Neusa M. 24 pts.
39º Denilson M. 23 pts.
40º Renan Lourenço 23 pts.
41º cleverson k. 23 pts.
42º Gerson Lima 23 pts.
Maicon André Mariano 23 pts.
Maria Luiza K. 23 pts.
45º Ido M. F. 23 pts.
46º Luiz Rodriguez 22 pts.
Wagner Cancela 22 pts.
48º Cristian C. 22 pts.
Fábio Silva 22 pts.
ido n. 22 pts.
Vicente G. 22 pts.
52º Antonio Alvaredo Filho 21 pts.
Admir 21 pts.
54º L. Comeli 21 pts.
55º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
56º J. Mario 19 pts.
Joilson S. 19 pts.
Sinevaldo 19 pts.
Vera M. 19 pts.
60º Bruno H. 17 pts.
61º guilherme panini 15 pts.
Luis Henrique R. 15 pts.
63º Andreo S. 14 pts.
64º Ademir Carlos p. 14 pts.
65º Silvio G. 12 pts.
Fabio F. 12 pts.
67º Marlon R. 12 pts.
Ricardo Moro 12 pts.
L. J. Pianaro 12 pts.
70º Jair F. 12 pts.
71º Wagner W. 11 pts.
72º Antonio B. 10 pts.
73º Marcelo Carneiro 10 pts.
74º Bruno Velasques 9 pts.
Alessandro K. 9 pts.
76º Carlos A. B. G. 8 pts.
77º Thiago G. 8 pts.
Marlon Souza 8 pts.
79º R. Lucas 7 pts.
80º Sandro F. 7 pts.
antonio marcos 7 pts.
O. Yossafat 7 pts.
Carlos H. Pereira 7 pts.
84º Marcelo S. 7 pts.
85º everton o. 6 pts.
86º Ricardo Guiraud 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
88º Adriano S. 5 pts.
Leonardo S. 5 pts.
Willian Stival 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
92º Cicero G. 5 pts.
Jackson Nogueira 5 pts.
94º Joao F. 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
96º Antonio B. 4 pts.
andre junior 4 pts.
Rômulo S. 4 pts.
99º R. L. Zanetti 3 pts.
valdeci s. 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
Luiz Franco 3 pts.
103º Marco s. 3 pts.
José S. 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
Daniel G. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
111º Rafael B. M. 2 pts.
Antonio W. Silva 2 pts.
113º Carlos M. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Rosi S. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
119º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet