COXAnautas - Coritiba Eternamente

7

07/10, 22h48 | Bola de Couro | Felipe Rauen

Seis pontos. Dois erros.

Uma boa jogada em cima de um erro é que leva a acontecerem gols e permite ao time que mais acertou e que menos errou sair vitorioso. Na maioria das vezes, mas nem sempre, pois seguidamente alcançam vitórias times que são favorecidos por lance de sorte ou por erros de arbitragem ou ainda que jogam “por uma bola” e a conseguem. Mas mesmo que o time não se mostre melhor na partida, não tenha sorte e nem seja favorecido pela arbitragem pode vir ser vitorioso se o adversário cometer erros decisivos que definam o resultado. Um pouco acaciano, não?

Errar, portanto, é normal no futebol e a história está cheia deles.

Porém, é aqui que eu queria chegar, para erros capitais e decisivos, tais como os que ocorreram no último jogo, há um limite para a razoabilidade e aceitação, nem tanto pelos falhas propriamente ditas, mas principalmente pelo momento em que ocorreram.

Contra o Internacional o Coritiba fez uma partida segura, mostrando que sob o comando do Capergiani é possível um bom desempenho, mesmo que ele venha sendo obrigado a escalar um time a cada jogo por força de lesões e suspensões.

Mas em se tratando de jogo muito difícil e decisivo contra o Internacional – o jogo de seis pontos de que tanto falam – não se pode aceitar ver um atleta experiente como o Juan cobrar mal (não pessimamente, o goleiro adversário teve méritos) um pênalti que definiria o resultado, pois se bem concluído o lance o estado de ânimo do Internacional seria o de depressão profunda e os minutos finais passariam com tranquilidade para nós.

Porém, parece que não satisfeito com um erro decisivo do companheiro, o Lucas Claro, como se fosse um juvenil pela primeira vez em campo, foi imprudente ao colar o seu corpo ao do Valdívia, que espertamente se jogou e conseguiu o pênalti que o Internacional soube aproveitar. A propósito do pênalti, vejam aqui o que disseram o Valdívia e um comentarista de arbitragem da imprensa gaúcha sobre como foi obtido.

Foram dois erros que acontecem no futebol, não foram gravíssimos, nada têm de extraordinário e grandes jogadores já os cometeram. O problema é que em razão da importância do jogo, da boa apresentação do Coritiba e do nervosismo que tomava conta do Internacional não poderiam ter acontecido. O momento não permitia erros.

Mas agora infelizmente Inês é morta. Como dizem os jogadores, vamos partir para outra. Penso que se o time mantiver o padrão de jogo que está apresentando e se houver mais seriedade para que erros individuais decisivos como os de ontem não aconteçam, logo voltaremos a respirar aliviados e quem sabe ocupar um lugar honroso na tabela.

Debate

  • "Pois é. Lucas Claro e Juninho esse anos foram responsáveis por diversos resultados ruins nossos, contra o Vitória 2x, contra o Flamengo, contra o Santos e no paranaense.

    Veja o Botafogo está com aquele time ruim quase na zona da LA.

    Nossa realidade porém exige que quebremos o retrospecto ruim em jogos próximos ao nosso aniversário. Em 11 jogos no dia 12/10 perdemos 9.

    Quarta esse tabú tem que cair. Precisamos ganhar e torcer pro inter também perder e assim abrirmos seis da ZR de novo."

    Gerson Lima | 10/10, 18h39

    • "Um resultado de empate entre Botafogo e Inter também não é ruim. Abrimos mais 2 pontos do Inter e se aproximamos mais 2 do Botafogo. O empate dos concorrentes é sempre bom, caso o nosso vença. Nos fazemos 3 e os concorrentes, apenas 1. Mas, não achei o Botafogo ruim. Considero um time bem armado e com alguns bons jogadores. Quanto ao retrospecto, esperamos que ele seja diferente a partir de agora."

      Mauricio D. | 11/10, 10h37

  • "Agora, QUARTA-FEIRA de feriado, em CASA, com BOM PÚBLICO, contra um time que é visivelmente INFERIOR TECNICAMENTE, vindo de uma derrota desanimadora (no fim) não se pode deixar de fazer o serviço. Precisamos esquecer todo o resto e só pensar em vitória. E fazer por onde. Depois, tem um jogo LONGE DO GRAMADO SINTÉTICO...e aí o bicho pega..."

    Mauricio D. | 10/10, 11h45

  • "Mais um detalhe Rauen: NÃO GOSTO DE JOGADOR CANHOTO BATENDO PENALTI. Isto é fato. Veja as diversas decisões de penaltis que existem e perceba como É ALTO O ÍNDICE DE ERRO ENTRE JOGADORES CANHOTOS. É estranho, mas, é REALIDADE. Óbvio que existem os "foras de série" entre os canhotos. Mas, os 'normais' perdem mais penaltis que os destros. É visível."

    Mauricio D. | 10/10, 11h40

  • "Não concordo com relação ao Lucas Claro. Fala-se que o Zagueiro do Coxa não deveria ter colado no jogador do INTER??? OS ZAGUEIROS COLAM NOS ATACANTES NA GRANDE ÁREA, ABREM OS BRAÇOS, PUXAM CAMISAS "DE LEVE"... Ora, dizer que o L.Claro "induziu", "produziu", "causou" ou qualquer coisa deste tipo a partir do momento que o VALDÍVIA CONFESSOU QUE SE ATIROU, ESTA FORA DE PROPÓSITO. Na prática, a defesa do Coritiba se comportou muito bem no jogo e não cedeu espaços ao ataque do Inter. O único grande erro foi não ter convertido o penalti a favor, mas, sem crucificar o Juan. O Lucas Claro é muito forte e tem a seu favor a bola alta, tanto defendendo quanto atacando. Então, concordo com tudo; porém, o Lucas Claro NÃO TEVE CULPA E JAMAIS DEVERIA DAR ESPAÇO. O resto foi um equívoco."

    Mauricio D. | 10/10, 11h31

  • "Caro Felipe:
    Coluna sem retoques.
    Quanto ao Lucas Claro, o Gerson Coxa Branca, cada vez que a bola sobra para ele,
    me dá três tipos de medo.
    Não sei se já perceberam, mas, o referido atleta, espera até o adversário estar
    dividindo com ele, para dar os chutões, correndo o risco de perder a bola."

    ALVARO A. | 10/10, 09h47

    • "Os chutões dele é as partidas do JP são impossíveis de passar imunes!"

      Admir | 11/10, 07h34

  • Ver todos os comentários (19)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O nome “Bola de Couro” serve para revelar a geração do autor, que acompanha o Coritiba desde o tempo em que elas eram efetivamente de couro natural, e não sintéticas como hoje. Além de estar atento ao futebol moderno, especialmente graças à tecnologia que tornou o mundo uma aldeia global, o blog de vez em quando trará algumas reminiscências das tantas glórias de que o Coritiba é coberto e que estão mais na memória de cada um do que em imagens físicas, atendendo também a um nicho da “velha-guarda” de Coxanautas que se manifestou desde a primeira coluna do autor. Mas todos, de qualquer geração, serão bem-vindos a colaborar e criticar em espaço que se pretende democrático.

O Autor

Benedito Felipe Rauen Filho, conhecido como Felipe Rauen, é coxa-branca de terceira geração, pois tanto seu avô como seu pai também o eram. Em parte da infância e da juventude morou na rua Maria Clara, a cem metros do estádio do Coritiba, do qual desde casa sentia o "cheiro". Transferiu residência para o Rio Grande do Sul em 1976, onde iniciou carreira como Juiz de Direito, hoje aposentado. Está aculturado naquele Estado em vários aspectos, mas jamais no futebol, pois não adotou time local e torce somente para o Coritiba. É conhecido em todos os círculos que frequenta em terras gaúchas como coxa-branca, conseguindo que inúmeros amigos gremistas e colorados tenham o Coritiba como segundo time ou pelo menos mostrem por ele simpatia. Desde fevereiro de 2.009 é Cônsul do Coritiba em Porto Alegre. Cardiopata, dá trabalho regular ao cardiologista em razão das emoções vividas com e pelo Coritiba, mas tem certeza de que o coração coxa-branca se manterá forte ainda muito tempo para ver o clube alcançar mais e mais glórias.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 47 pts.
Valdir T. 44 pts.
Leandro R. 41 pts.
Selma R. 40 pts.
Sergio Garcia dos Martires 39 pts.
P. Stonoga 39 pts.
Andre T. 38 pts.
Rubens J. 38 pts.
VALCIR CAMARGO 37 pts.
10º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 36 pts.
11º vanessa n. 35 pts.
douglas n. 35 pts.
Maria N. 35 pts.
Simone N. 35 pts.
Suzana F. 35 pts.
Amos S. 35 pts.
Valdir 35 pts.
Diogo N. 35 pts.
Daniel N. 35 pts.
20º nancy m. 34 pts.
21º Rossano Kohut H. 34 pts.
Marcela S. 34 pts.
23º Vitor Guedes 33 pts.
24º Alysson Delalibera 33 pts.
25º Walter Carvalho 33 pts.
26º CARLOS B. 32 pts.
27º Edil Macedo dos Santos 32 pts.
28º Adailton S. 31 pts.
29º R. BAHR 31 pts.
30º Rui Valente 30 pts.
31º adonias rosa 28 pts.
32º v. j. cruchelski 28 pts.
33º neusa m. 27 pts.
34º Adriano B. 26 pts.
35º J. Gabardo 26 pts.
36º Paulo Silva 25 pts.
37º Persio F. 24 pts.
Neusa M. 24 pts.
39º Denilson M. 23 pts.
40º Renan Lourenço 23 pts.
41º cleverson k. 23 pts.
42º Gerson Lima 23 pts.
Maicon André Mariano 23 pts.
Maria Luiza K. 23 pts.
45º Ido M. F. 23 pts.
46º Luiz Rodriguez 22 pts.
Wagner Cancela 22 pts.
48º Cristian C. 22 pts.
Fábio Silva 22 pts.
ido n. 22 pts.
Vicente G. 22 pts.
52º Antonio Alvaredo Filho 21 pts.
Admir 21 pts.
54º L. Comeli 21 pts.
55º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
56º J. Mario 19 pts.
Joilson S. 19 pts.
Sinevaldo 19 pts.
Vera M. 19 pts.
60º Bruno H. 17 pts.
61º guilherme panini 15 pts.
Luis Henrique R. 15 pts.
63º Andreo S. 14 pts.
64º Ademir Carlos p. 14 pts.
65º Silvio G. 12 pts.
Fabio F. 12 pts.
67º Marlon R. 12 pts.
Ricardo Moro 12 pts.
L. J. Pianaro 12 pts.
70º Jair F. 12 pts.
71º Wagner W. 11 pts.
72º Antonio B. 10 pts.
73º Marcelo Carneiro 10 pts.
74º Bruno Velasques 9 pts.
Alessandro K. 9 pts.
76º Carlos A. B. G. 8 pts.
77º Thiago G. 8 pts.
Marlon Souza 8 pts.
79º R. Lucas 7 pts.
80º Sandro F. 7 pts.
antonio marcos 7 pts.
O. Yossafat 7 pts.
Carlos H. Pereira 7 pts.
84º Marcelo S. 7 pts.
85º everton o. 6 pts.
86º Ricardo Guiraud 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
88º Adriano S. 5 pts.
Leonardo S. 5 pts.
Willian Stival 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
92º Cicero G. 5 pts.
Jackson Nogueira 5 pts.
94º Joao F. 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
96º Antonio B. 4 pts.
andre junior 4 pts.
Rômulo S. 4 pts.
99º R. L. Zanetti 3 pts.
valdeci s. 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
Luiz Franco 3 pts.
103º Marco s. 3 pts.
José S. 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
Daniel G. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
111º Rafael B. M. 2 pts.
Antonio W. Silva 2 pts.
113º Carlos M. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Rosi S. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
119º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet