COXAnautas - Coritiba Eternamente

9

29/01, 21h10 | Coração Verde e Branco | João Luiz Albuquerque

Back to 80’s

Infelizmente é impossível comentar a estreia do Coritiba pelo Campeonato Estadual, mas obviamente não consigo ficar feliz ou aceitar uma derrota para um time que recém subiu para a elite do futebol de nosso estado.

Entendo que o time do interior teve mais tempo para se preparar, está acostumado com o gramado (péssimo segundo Carpegiani), com o calor, que o Coritiba jogou muito desfalcado, que ainda busca entrosamento, mas algumas coisas tem que ser pesadas, tais como: a diferença técnica de nosso elenco e o fato de Carpegiani treinar com Léo Santos e entrar com Henrique Almeida, o qual segundo o próprio treinador, estaria viajando para jogar alguns minutos em caso de necessidade, mas acabou indo para o sacrifício.

Outro ponto importante é a teimosia do treinador com alguns jogadores; sem querer incorrer em lugar comum, mas é óbvio que deve sempre jogar quem está melhor e ainda não consegui ver uma partida boa de Yan no profissional, vi várias no sub-20, onde ele inclusive me despertava maior esperança do que Raphael Veiga, mas o meio campista já teve diversas oportunidades no time de cima e até agora não mostrou absolutamente nada. Ainda nesta toada, Wallison Maia não tem mesmo lugar no time ao lado de Juninho? Não temos um volante melhor que Edinho? Mesmo que seja um cone ou um peso de papel?

Vale ainda lembrar que Alan Santos, jogador que eu gosto muito, tem que perder essa mania de tomar uma pancada e desistir da jogada, quem para o jogo é o árbitro e se ele não apitar tem que ir na bola. O gol do Cianorte surgiu exatamente em uma jogada assim, mas tivemos o agravante de que a zaga estava parada olhando, uma falha tão bisonha que se acontecer com meu time de pelada de quinta-feira na semana seguinte o caboclo não é nem convidado mais.

Saindo do desabafo e da irritação podemos finalmente entrar no assunto principal desse texto, a impossibilidade de assistir a partida via televisão, o que me fez lembrar meus anos de piá em Curitiba, já que mesmo morando em Santos a 10 anos, sempre pude assistir aos jogos do Coritiba via PPV.

O Coritiba este ano abriu mão de aproximadamente BRL 4 Milhões, aqui contando os valores da Primeira Liga e do Paranaense (TV aberta + PPV), agora vamos as considerações:
Primeira Liga – havia um acordo onde o valor da TV seria dividido igualmente entre os clubes, a Poderosa decidiu rasgar e dar a maior parte da verba para o Flamengo. Neste caso concordo com o Coritiba.
Campeonato Paranaense – houve uma primeira proposta, a qual foi recusada por Coritiba e a.paranaense. Em uma segunda reunião o valor foi melhorado um pouco, mas mesmo assim não houve acordo, e é aqui que mora o perigo.

Nosso campeonato tem uma atratividade muito baixa, isso se dá devido ao histórico onde as emissoras transmitiam o campeonato paulista e por consequência criaram uma cultura de se torcer por times do Estado de São Paulo, principalmente no interior, mas também ocorre na capital.
O baixo interesse pela transmissão das partidas de nosso campeonato faz com que não exista uma concorrência, ou seja, apenas uma emissora se dispõe a passar nossos jogos na TV aberta. Comercialmente isso é ruim porque a verba que ela disporá da matriz também não será alta e sendo assim, não tem como pagar um valor mais interessante. Aqui fazemos um parênteses para lembrar que o valor oferecido este ano foi menor do que o pago em 2016.

O fato de não transmitir o Campeonato Paranaense pode servir para mostrar para a rede de TV que é muito mais lucrativo para ela, nos oferecer os jogos de SP, o que acarreta em perda de identidade, isso sem contar que não estamos em condições de ficar dispensando um milhão aqui e outro ali.

Me preocupa muito essa aproximação da diretoria do Coritiba com o dono do rival, não podemos esquecer que eles tem uma libertadores ou Sulamericana pela frente (muito provavelmente ambos) e nós não, sendo assim, não podemos basear nossas contas considerando a realidade deles.

Em tempo: vale lembrar que nosso orçamento para este ano foi aprovado com um número negativo, o qual seria suprido por vendas de jogadores, porém, no orçamento (que já estava negativo), considerávamos as cotas de TV.

Como foi o jogo e como nos contaram o jogo
Infelizmente, com raríssimas exceções, nossa mídia de rádio está contaminada. Nada no Coritiba presta, por outro lado, tudo no rival é grandioso, como na insistente tentativa de apresentar Ronaldinho Gaúcho, como ex-jogador, mas enaltecer Carlos Alberto, um rachador de elenco que não faz uma boa campanha a 3 anos, como craque. Com uma imprensa marrom e completamente parcial, fica complicado acompanhar a partida pelo radinho e ter noção de como realmente nos apresentamos.
Sou da opinião de que o Coritiba deveria fechar os portões de treinamentos, coletivas de imprensa e se possível, coletivas pós-jogo para estes jornalistas ou emissoras, a saída seria focar em nossa mídia própria com transmissões ao vivo via facebook e até na Radio Coxa, por onde escutei a partida de hoje, pois a voz de um senhor comentarista, notório torcedor do time da Sapolândia estava me irritando demais.

A mulhere Coxa Branca em busca de espaço
Essa semana um grupo de torcedoras do Coritiba se uniu e iniciou o Movimento Mulher Coxa Branca, onde estão se organizando para trabalharem por mais direitos e representatividade dentro do Coritiba. Conversei com algumas das participantes e me deparei com torcedoras esclarecidas, muito abnegadas, conscientes, com histórico de jogos tanto no Couto Pereira quanto em diversas partidas fora da cidade e do estado, mas principalmente dispostas a aprender e ajudar o clube.
Vale a pena conferir a página delas no Facebook e indicar para esposas, irmãs, namoradas e amigas.


Próxima partida: Cascavel na quarta-feira, novamente fora de casa e a novidade deve ser a volta de Kleber.

Saudações Sempre Alviverdes

Debate

  • "Vou dar a minha opinião:
    1- Petraglia brigou com nossa diretoria até a baixada ficar pronta, depois veio se fazer de amigo, nos manipular.
    2- 4 milhões pro atlético de hoje não fazem falta, vendo as últimas vendas de jogadores, pra nós é um Raphael Veiga de dinheiro.
    3-O Coroné, quer porque quer acabar com o Paranaense, lógico temos 37 títulos contra 23, é a maior humilhação pra ele, como todo dinheiro e estádio a história é dura demais pra ser mudada, se não pode mudar vamos acabar com ela.
    Enfim vamos parar de seguir o presidente do nosso inimigo."

    Leonardo A. | 31/01, 22h55

  • "Fabio S. que inocencia hein sabe da historia de um cara que foi muito rico e depois ficou pobre perdeu tudo mas achava ainda que era rico e cada vez se afundou mais ainda.
    O seu não o nosso clube, a quantos anos estamos levando pacada em cima de pancada servindo de treino para os grande que consideram já ganhos 03 pontos.
    Adianta jogar a primeira e fazer festa por não cair ??? que besteira.
    E se ninguem se mobilizar e deixaR PELA IMPERIO NÃO ADIANTA RECLAMAR PORRA."

    Glasemir L. | 30/01, 17h38

  • "Quero aqui externar meus agradecimentos à competente diretoria do Coritiba, pois ao não acertar o pagamento para transmissão de seus jogos pela TV, nos poupou de uma grande perda de tempo. Aproveitei muito melhor meu final de tarde do domingo assistindo a grande partida do campeonato catarinense entre as equipes do Almirante Barroso x Joinville. Grande jogo!!!!!""

    Antonio I. | 30/01, 14h26

  • "A 5 anos somos caixa de pancada dos grande e agora seremos caixa de pancadinha dos pequenos. É o fim"

    Glasemir L. | 30/01, 12h57

  • "Pessoal venho aqui mais uma vez afirmar que somos time de segunda divisão e relembro a coluna aqui do site que dizia que nos enganamos, pensamos em ser grande mas no fundo somos pequenos e aceitamos pacificamente o que as diretorias fazem conosco.
    Neste inicio deviamos fazer uma manifestação em frente ao couto com muita pressão nesta diretoria.
    Mas so ficamos no nhenhenhe aqui no site e mais nada é so uma magra vitoria e tudo passa.
    Vamos deixar cair pra segunda do paranaense pra fazer algo ????"

    Glasemir L. | 30/01, 12h57

  • Ver todos os comentários (35)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O foco deste blog será o de oferecer ao leitor um espaço para discussão de temas, alegres, saudosistas e polêmicos. Uma conversa entre amigos, um papo por vezes descontraido e em outras incisivo, mas sempre apaixonado e com o mesmo tema, o amado Coritiba Foot Ball Club.

O Autor

Curitibano radicado em Santos, João Luiz é também conhecido por seus amigos como Johnny Coxa ou simplesmente Coxa. Começou a frequentar o Couto Pereira aos 6 anos de idade, na época levado pelo pai, e não parou mais, atualmente procura sempre carregar a família e amigos para o Alto da Glória.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 59 pts.
Valdir T. 56 pts.
VALCIR CAMARGO 55 pts.
Sergio Garcia dos Martires 55 pts.
P. Stonoga 55 pts.
Daniel N. 53 pts.
Leandro R. 51 pts.
Rossano Kohut H. 51 pts.
Diogo N. 50 pts.
douglas n. 50 pts.
Maria N. 50 pts.
vanessa n. 50 pts.
Alysson Delalibera 50 pts.
Simone N. 50 pts.
Suzana F. 50 pts.
Amos S. 50 pts.
17º Andre T. 50 pts.
18º Rubens J. 48 pts.
19º Valdir 47 pts.
20º Selma R. 46 pts.
21º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 46 pts.
22º R. BAHR 46 pts.
nancy m. 46 pts.
24º Edil Macedo dos Santos 46 pts.
25º CARLOS B. 44 pts.
26º Vitor Guedes 42 pts.
Adailton S. 42 pts.
28º Marcela S. 42 pts.
29º Walter Carvalho 41 pts.
30º Rui Valente 38 pts.
31º v. j. cruchelski 37 pts.
32º adonias rosa 36 pts.
33º Persio F. 36 pts.
34º Adriano B. 35 pts.
35º Neusa M. 34 pts.
36º J. Gabardo 33 pts.
37º Maria Luiza K. 33 pts.
38º Paulo Silva 33 pts.
Fábio Silva 33 pts.
40º Antonio Alvaredo Filho 32 pts.
Admir 32 pts.
42º Gerson Lima 32 pts.
neusa m. 32 pts.
44º cleverson k. 31 pts.
45º ido n. 31 pts.
46º Vicente G. 30 pts.
47º Ademir Carlos p. 30 pts.
Ido M. F. 30 pts.
49º L. Comeli 29 pts.
50º Maicon André Mariano 28 pts.
J. Mario 28 pts.
52º Sinevaldo 27 pts.
53º Bruno H. 27 pts.
54º Luiz Rodriguez 26 pts.
55º Joilson S. 26 pts.
56º Renan Lourenço 25 pts.
57º Vera M. 25 pts.
58º Wagner Cancela 24 pts.
59º Cristian C. 24 pts.
60º Denilson M. 23 pts.
61º Luis Henrique R. 23 pts.
62º Carlos A. B. G. 21 pts.
63º O. Yossafat 19 pts.
64º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
65º Andreo S. 18 pts.
66º Wagner W. 16 pts.
67º guilherme panini 15 pts.
68º Marlon R. 15 pts.
69º Alessandro K. 15 pts.
70º Carlos H. Pereira 14 pts.
R. Lucas 14 pts.
72º L. J. Pianaro 14 pts.
73º Marcelo Carneiro 13 pts.
74º Marlon Souza 13 pts.
Jair F. 13 pts.
76º Silvio G. 12 pts.
Fabio Faria 12 pts.
78º Ricardo Moro 12 pts.
79º Antonio B. 10 pts.
Gilmar F. Chagas 10 pts.
81º Bruno Velasques 9 pts.
Daniel G. 9 pts.
83º Oetli Mello 8 pts.
Thiago G. 8 pts.
Adriano S. 8 pts.
86º Marcelo S. 8 pts.
87º antonio marcos 7 pts.
Sandro F. 7 pts.
89º everton o. 6 pts.
90º Alex M. 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
Ricardo Guiraud 6 pts.
93º Leonardo S. 5 pts.
Willian Stival 5 pts.
Marcos José 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
97º Jackson Nogueira 5 pts.
Cicero G. 5 pts.
99º guilherme c. 4 pts.
Joao F. 4 pts.
T. Filus 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
103º Rômulo S. 4 pts.
Antonio B. 4 pts.
andre junior 4 pts.
Marco s. 4 pts.
107º Luiz Franco 3 pts.
R. L. Zanetti 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
valdeci s. 3 pts.
111º José S. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
Josley D. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
118º Antonio W. Silva 2 pts.
Rafael B. M. 2 pts.
120º Rosi S. 1 pts.
Phillipe B. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Carlos M. 1 pts.
Luiza O. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
Rodrigo G. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
129º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet