COXAnautas - Coritiba Eternamente

5

24/11, 23h25 | Coração Verde e Branco | João Luiz Albuquerque

Bem vindos a 2017!

Após uma vitória incontestável contra o a.Mineiro no Couto Pereira, uma partida sofrida contra o Santa Cruz e um empate heroico no Maracanã contra o Flamengo, o Coritiba sacramentou sua permanência na primeira divisão de 2017 e já começou a trabalhar, pensando no futuro.

Kleber e Capegiani confirmados
A renovação de Kleber foi uma ótima notícia. O atacante reencontrou seu bom futebol no Alto da Glória, foi artilheiro da equipe e ganhou a confiança da torcida. Para melhorar, hoje tivemos a confirmação da renovação do contrato do treinador Paulo César Carpegiani.

Confesso que estava em dúvida quanto a viabilidade da extensão do contrato do treinador. Se por um lado, Carpegiani ajustou o time e nos salvou da degola, por outro, sua mania de querer inventar e improvisar atletas me irrita muito. Contra o Flamengo eu estava esperando o Benitez ir jogar na frente com Kazim e Kleber, afinal, já tinha passado pelas duas laterais e fechado pelo meio.

Pesando todos os prós e contras, indubitavelmente tomamos a atitude correta, fechando com Carpegiani, iniciaremos após alguns anos, a temporada com um treinador qualificado, e melhor, que conhece o elenco. Some-se a isso o fato de que o Carpa gosta de olhar para a base e dar oportunidades para nossos garotos, algo muito raro nos treinadores atuais, com isso quem sabe Kady, Gustavo Mosquito e Gustavo Soares (índio), não ganham uma chance no time de cima...

2016 foi um ano em que o fantasma do rebaixamento se dissipou após algumas rodadas com o novo treinador, e foi finalmente exorcizado na 36ª rodada. Uma pena termos perdido tanto tempo com Gilson Kleina e Pachequinho, com um treinador de verdade poderíamos ter tido um ano muito mais auspicioso, com menos sustos e com uma qualificação muito melhor. Nos resta ter em mente que ao menos teremos esta oportunidade em 2017.

Outro fator que nos prejudicou muito em 2016 foram as lesões. Normalmente a bruxa nos ataca em setembro, o famoso setembro negro, porém este ano ela resolveu ficar por aqui em outubro, atrapalhando e muito nosso clube com uma grande movimentação no DM. Foram duas fraturas e diversas lesões, isso em um clube com elenco não tão qualificado derruba qualquer planejamento.

Mas e agora, o que fazer?
A primeira coisa é olhar a prateleira e jogar fora o que não presta. Jogadores como Vinicius, Ortega, Conceição, Braguinha e Felipe Amorin, não possuem a mínima condição de jogar no Coritiba. Depois das boas apresentações, mudei radicalmente minha opinião quanto a Amaral, mas sigo sem ver futebol em Leandro a ponto de mantê-lo para 2017.

Outro passo importante é minimizar os erros nas contratações, Felipe Amorin, Braguinha e Conceição eram erros óbvios, e isso custa dinheiro e impede a contratação de um atleta que agregue em qualidade. Mantendo nossa base titular, acredito que com mais dois volantes de qualidade, um lateral esquerdo e um 9 fecham nosso elenco, isso considerando que Gonzalez fique e jogue, afinal, o histórico de lesões dele é alarmante.

Paranaense
Ao contrario do que muitos pedem, sou veementemente contra a utilização de um treinador e um time alternativo para o Campeonato Estadual. Somos o maior do Estado e temos a OBRIGAÇÃO de vencer a competição.

E o Brasileirão?
Não vejo o Coritiba com possibilidade de vencer um campeonato por pontos corridos, a diferença de orçamento impede a formação de um elenco tão grande e qualificado, deste modo, prefiro um bom time que consiga competir e se manter no meio da tabela, sem passar sustos e focar na Copa Sulamericana. Eu gostava muito da Copa do Brasil, mas essa nova regra onde times eliminados da Libertadores ingressam em fases mais avançadas da CB, em minha opinião estragaram a competição.
É muito importante para um time grande se manter com um histórico bom nas competições, time que sempre chega, uma hora levanta o caneco.

Primeira Liga
Concordo com a ação do Coritiba em abandonar a competição que ele ajudou a criar, infelizmente, como já era previsto, a inclusão de cariocas gerou discórdia na divisão das cotas. O correto teria sido fazer uma COPA SUL, nada de Sul Minas, nada de sudeste, nada de cariocas, SUL, apenas SUL.

Agora é ir ao Couto, festejar a última partida do ano em nossa casa, abotoar o Vitória, carimbar nossa passagem para a Sulamericana e aguardar as cenas dos próximos capítulos, afinal, o ano apenas começou.

Saudações Sempre Alviverdes.

Debate

  • "Dispensas imediatas, na minha opinião, seriam... Vinicius, Leandro (apesar de ter potencial, está em desgaste com a torcida e não parece querer ficar), Emerson Conceição, Fabio Braga, Edinho e Lucas cLaro (quer sair, então vá, jogador caneludo)... Ícaro, Tiago Lopes e Parede, emprestados... Apostaria no Raphael Lucas e Zé Rafael... Daria uma segunda chance no primeiro semestre para Ortega, Bernardo, Ruy e João Paulo... Principalmente para o Bernardo, pois sempre demonstrou muito potencial, chegou e terminou o ano fora de forma, depois de 1 ano sem jogar, lembram do Kleber, 80% não queriam sua renovação no fim do ano passado, fez uma boa pré temporada, e foi nosso melhor jogador... Traria um lateral esquerdo e um direito, um primeiro e um segundo volante, um meia e um atacante de velocidade... Renovaria os contratos de Amaral (nunca pensei que falaria isso, mas arrumou a defesa depois que entrou no time), Gonzales (sem a menor dúvida, grande jogador, com uma boa pré temporada e fortalecimento muscular, tem tudo para render), Nery e Benitez..."

    Carlos Hladii | 27/11, 21h32

    • "Esqueci da dispensa do HORROROSO Felipe Amorim..."

      Carlos Hladii | 27/11, 21h34

    • "Esse pra ser ruim têm que melhorar muito. Esse Bernardo já era, sem chances."

      Sérgio N. | 27/11, 22h30 | Móvel

    • "O Raphael Lucas não conseguiu ficar nem no Goiás, acabou no Fortaleza. É muito "sono"!!"

      Mariel M. | 08/12, 19h02

  • "Alguns jogadores com contratos mais longo, principalmente os que vieram da base, casos de:Ícaro, Tiago Lopes e Guilherme Parede, deveriam ser emprestados para outras equipes, abrindo espaço para outros da base. Lembrando que retornam de empréstimos, Rafael Lucas e Ze Rafael, este ultimo interessa ao Vasco"

    Sérgio N. | 27/11, 16h53 | Móvel

  • "você esqueceu de colocar na sua lista de dispensa:Edinho, Bernardo, Lucas Claro que deve sair, Rafael Veiga que já vai. Assim, contrações pontuais seriam: um lateral direito e não esquerdo, considerando que temos 2 no elenco mais o Juan, 2 meias, um volante e um atacante, que, dependendo de negociações com o Palmeiras, poderia ser o Alecsandro, ou Henrique Almeida."

    Sérgio N. | 27/11, 16h39 | Móvel

  • "Alguém já considerou a possibilidade de as invenções do Carpegiani terem ocorrido por ele nao ter em mãos um elenco montado conforme suas idéias de jogo?

    Vou esperar esse ano e, principalmente, a montagem de elenco para a próxima temporada para palpitar com segurança se o Carpa é Pardal mesmo ou se agiu por necessidade, pois a realidade é que, com todas as contrariedades, deu certo"

    Marco S. | 26/11, 18h01 | Móvel

    • "Concordo com vc Marcos, acredito que o Carpegiane fez várias invenções pois esta sem opção no elenco e qe na maioria das vezes deu certo, pois se nao fosse por ele não estariamos na serie A, mudou completamente a equipe, reviveu jogadores qe estavam esqecidos e criticados, como Leandro e Amaral qe irão terminar o ano como titulares e ainda deu a oportunidade pro Veiga, qe nao tinha espaço, mostrou um bom futebol e qe infelizmente perdemos pro palmeiras. Enfim, ja começamos 2017 bem, renovamos com Kleber e Carpegiane, agr e dispensar jogadores qe nem deveriam ter vindo pra k, eu acredito qe o Rafael Lucas qe esta imprestado pode ser uma nova opção no ataque, se tiver um comandante qe o ajude. Vamos torcer pra um 2017 melhor!"

      Andre Oliveira | 26/11, 21h55 | Móvel

    • "Concordo Marcos, pensei muito sobre isso, na tal falta de opção, daí os improvisos."

      Admir | 28/11, 07h25

  • "Sabe porque nunca mais teremos apenas uma Copa Sul?
    Porque Inter o Grêmio acham que seria um "Estadualzao" sem Atletico-Mg e Cruzeiro.. Não acham que compensaria jogar um torneio onde seus principais adversários seriam eles mesmos e a dupla poodleTIBA.."

    Fábio F. | 25/11, 22h09

  • Ver todos os comentários (23)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O foco deste blog será o de oferecer ao leitor um espaço para discussão de temas, alegres, saudosistas e polêmicos. Uma conversa entre amigos, um papo por vezes descontraido e em outras incisivo, mas sempre apaixonado e com o mesmo tema, o amado Coritiba Foot Ball Club.

O Autor

Curitibano radicado em Santos, João Luiz é também conhecido por seus amigos como Johnny Coxa ou simplesmente Coxa. Começou a frequentar o Couto Pereira aos 6 anos de idade, na época levado pelo pai, e não parou mais, atualmente procura sempre carregar a família e amigos para o Alto da Glória.

Bolão

Melhores Sócios COXAnautas

21º Jackson M. Jeranoski 269 pts.
30º Disney U. 254 pts.
40º J. Mario 245 pts.
51º Rui Valente 232 pts.
200º VALCIR C. 21 pts.
222º Leopoldo J. 13 pts.
262º Antenor A. 7 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet