COXAnautas - Coritiba Eternamente

1

10/01, 15h47 | Elizeu | Elizeu

Entrosamento Mescla União

Contrata alguns jogadores rodados(com experiência), já com idade um pouco avançada, promove alguns atletas da base(com juventude) e pronto, o caminho do sucesso, a trajetória de vitórias, a conquista de títulos será o resultado.

Obviamente que não. Claro que não é só isso. Para um clube de futebol, um clube-empresa, ter sucesso, ter uma trajetória garantida com vitórias, conquistar títulos, são necessários muitos e muitos requisitos.

Mas para se almejar algo "Maior" é preciso que o elenco de atletas e a Comissão Técnica estejam unidos, com todos remando para o mesmo lado, em sintonia perfeita.

De alguns muitos anos para cá, nossa Seleção Canarinho já não é temida como era no passado. De alguns muitos anos para cá, nossos clubes de futebol(clubes-empresas como dizem...) já não estão mais alinhados naqueles considerados de primeiro nível no âmbito do futebol mundial.

E o Coritiba de alguns muitos anos para cá também vem seguindo esse padrão nacional. Nossos clubes Campeões Brasileiros de Futebol já não desenvolvem aquele futebol rico, em que sobram talentos. Antes pelo menos 10(dez) clubes do futebol brasileiro, despontavam entre os melhores do mundo. Saudades daqueles elencos do Santos que jogavam por música(há alguns anos atrás o Peixe foi humilhado, tomando uma sacola de gols em um campeonato em que buscava o título mundial). Que saudades daquelas máquinas do Flamengo. E por aí vai...

É obrigatório que se tenha união do elenco para se buscar conquistas. É necessário que os atletas se dediquem ao máximo nos treinamentos e principalmente nos jogos. Mas é preciso que se tenham na Comissão Técnica aqueles senhores matreiros que sabem o momento de falar mais alto, dar o murro na mesa e que também sabem o momento de dar moral aos atletas, ora coletivamente e ora conversando individualmente com cada um.

Tem que dar moral para os garotos que sobem da base para o profissional. É preciso que de alguma maneira eles sintam que estão sendo apoiados e que não será no primeiro passe errado que serão sacados do time. Os garotos precisam adquirir confiança para que rendam o máximo possível nas quatro linhas.

É preciso que existam no elenco alguns atletas experientes que encostem na garotada e falem no ouvido deles. Mais ou menos assim: olha garoto você está indo muito bem, mas naquelas jogadas em que você parte para a linha de fundo, levante a cabeça e veja onde os companheiros estão posicionados e procure colocar a bola nestes espaços. Esse é apenas um exemplo, existem outros detalhes em que o atleta mais experiente pode contribuir para o desenvolvimento do garoto no profissional.

Os garotos somados aos atletas mais experientes vai resultar no que conhecemos por "mescla". Esse é um 1º passo para se buscar algum sucesso no futebol. Esse é um 1º passo para um clube de futebol buscar títulos de expressão. Claro que não é só com isso que se conquistam títulos importantes.

E para que um elenco pratique um bom futebol é necessário que se persiga o que conhecemos por entrosamento.

Para buscar mudar os rumos do Coritiba quanto aos resultados no gramado, quanto perseguir novamente ou voltar a conquistar títulos de expressão, o Coritiba precisa ter dentro das quatro linhas, uma equipe mesclada com juventude e experiência, um elenco que apresente no verde da grama entrosamento e sempre com muita união.

Entrosamento, Mescla e União(com muita raça de todos) é o ponta-pé inicial quando se quer ter um clube campeão.

E para se ter entrosamento, mescla, união(com raça) no gramado é preciso que se tenha uma excelente Gestão fora das quatro linhas.

Queremos já há alguns longos anos, um Coritiba "Maior", um Coritiba verdadeiramente Campeão como foi nas décadas de 60, 70 e 80.

Para que isso aconteça, os erros cometidos nesses últimos tempos, não podem ser repetidos. É imperioso que se busque uma guinada de pelo menos 180 graus.

"Entrosamento, Mescla e União"!

Debate

  • "Elizeu, se puder, gostaria da sua opiniao sobre essa materia:

    https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/01/14/3-maior-artilheiro-da-ponte-teve-4-avcs-e-quase-morreu-hoje-quer-emprego.htm"

    Tajuro Y. | ontem, 00h24

  • "Elizeu, seja como for, a limpa foi grande no Alto da Gloria.

    Temos Wilson, JP, Kleber como experientes. É o suficiente?

    Você traria alguém da base? Junior Rush, Lalau, Romercio, Mosquito?"

    Gerson Lima | 11/01, 17h42

    • "Gerson Lima /// você acertou na mosca. Esses 4 que você citou, na minha opinião, se forem aos poucos sendo colocados na equipe profissional podem auxiliar e com a "mescla" a coisa pode funcionar."

      Elizeu N. | 11/01, 23h00

  • "O problema é que fazem um monte de cagada nas contratações, trazendo apenas refugos e doentes, e depois quem leva a cacetada é o técnico. É por isso e outras que há cinco anos lutamos apenas para não cair. Graças a Deus este ano temos eleições. Vai que cai um dirigente decente no alto da glória e faça uma limpa principalmente neste conselhão de interesseiros, snguessugas, empresários de pseudo jogadores que nada acrescentam ao coritiba, pois pensam apenas em seus próprios bolsos e em tomar wisk 15 anos."

    Carlos M. | 11/01, 08h39

    • "Carlos M. /// se o Estatuto do Clube, se o Estatuto do Coritiba Foot Ball Club não for modificado, possibilitando que gente nova concorra aos cargos eletivos, difícil algo mudar. Mas é preciso que se busquem urgentemente alternativas para se modificar esse estado de coisas que não permitem que sonhemos com algo "Maior"."

      Elizeu N. | 11/01, 08h49

    • "O problema não é o fucking estatuto em si , é a falta de querer vencer em qq coisa , eu sou totalmente a favor de se fazer um estádio novo e dar calote como o patético fez , etc etc . O QUE falta no CORITIBA hoje é vontade de vencer o que não existe nos ultimos 6 anos pra mais :)"

      Guilherme C. | 11/01, 14h22

    • "Vendam o clube e a marca pra algum trilionario chines / arabe e etc , precisamos é de UM DONO isso sim , unica forma de voltarmos a ser relevantes no cenário nacional , termos um estádio novo e ultra moderno , titulos e etc :)"

      Guilherme C. | 11/01, 14h34

  • "Esta é a diretoria do Coritiba. Espero que saibam o caminho, o rumo que estão tomando. Sou apenas torcedor. E vou continuar incentivando o Coritiba, com o elenco que tiver. Agora, considero estranho uma empresa que não aparenta querer crescer. Na temporada passada, o Coritiba resgatou os jogos do ano, como um calvário. Não caiu para a segunda divisão. Porém, não caiu por detalhes. A permanência na primeira divisão não o foi por méritos, porém, pelos detalhes. Espero que a diretoria saiba o rumo que toma. Espero também, que tenham tanta sorte quanto este ano. Agora quem joga com a sorte, também pode encontrar a falta de sorte. Como não acredito em sorte, digo apenas, que o planejamento e a execução mal elaborada produzem somente frustraçóes e decepções, salvo algum eventual detalhe ou milagre. Para mim, porém, milagres não existem. Ó diretoria e empresários, reflitam bem os caminhos que levam o Coritiba. Uma segunda divisão somente agravará a desesperadora situação financeira desta empresa. Portanto, planejem e executem com cautela. Por último, os grandes clubes irão descartar diversos jogadores que não utilizarão este ano. E muitos destes jogadores são reforços para o frágil elenco do Coritiba. A diretoria poderia pensar sobre as oportunidades que surgirão partir de agora. Colunista Elizeu, estou descrente desta mescla, entrosamento e união que a diretoria está organizando no Coritiba. Tenho a impressão que os principais nomes, e são poucos, em não havendo mudanças, irão procurar novos ares. Enfim, nada que não possa piorar."

    João B. | 11/01, 01h26

    • "O "Entrosamento", a "Mescla" e a "União" em um elenco que almeja bons resultados precisa existir. Sem isso nenhum elenco torna-se Campeão. O que já passou do tempo de mudar, o que já extrapolou todos os pontos, é o Estatuto do Clube. Só conseguiremos algo "Maior" se algumas(muitas) exigências que constam no Estatuto do Clube limitando quem pode concorrer aos cargos eletivos do Coritiba forem retiradas."

      Elizeu N. | 11/01, 08h46

  • "Vitória anunciou Datolo e Cleiton Xavier!

    E o Coritiba??? Ninguém!!!!
    Vamos nos contentar com Tiago Real e Filiagrana?"

    André K. | 10/01, 23h04 | Móvel

  • Ver todos os comentários (28)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.

O Autor

Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.

Bolão

Melhores Sócios COXAnautas

21º Jackson M. Jeranoski 269 pts.
30º Disney U. 254 pts.
40º J. Mario 245 pts.
51º Rui Valente 232 pts.
200º VALCIR C. 21 pts.
222º Leopoldo J. 13 pts.
262º Antenor A. 7 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet