COXAnautas - Coritiba Eternamente

14

13/03, 09h34 | Estrela Dourada | Marcus Popini

Eutanásia

Embora seja uma palavra já desgastada para se usar em relação ao Coritiba, é simplesmente surreal acompanhar o passar dos dias lá pelos lados do decadente Couto Pereira. Ou existiria outra palavra para descrever o sentimento que aflora ao olhar para o banco de reservas e ver, a comandar o time, um cara que foi dispensado há poucos meses da mesma função, pois estava a encaminhar o time ao rebaixamento??

Teria um breve “estágio” (?) na Europa sido suficiente para transformar Pachequinho em um treinador de futebol? Ou ele foi designado como treinador interino apenas por que é barato, porque custa pouco ao clube? Mas, se for assim, não seria menos arriscado tentar com alguém igualmente barato, mas que ainda não tenha provado ser completamente incapaz? Marcio Goiano, o preparado físico, o técnico do infantil, o rapaz que vende ingressos para a “Tour no Couto”?? Poderia ser qualquer um, menos quem quer que seja que esteja a desfrutar de uma segunda chance às custas de mais humilhação para o clube.

Sim, Pachequinho não tem um time decente nas mãos. Não tem meio campistas que saibam armar o time, pois os nossos dirigentes preferiram contratar um Diretor de Relações Internacionais pra fazer presepadas com o nome do Coritiba, ao invés de dar aumento e renovar com Juan, ou com Cesar Gonzáles que, se não eram o supra-sumo da qualidade, ao menos quebravam um galho por aquele setor.

Porém, seria apenas a ausência de meia armadores o fator responsável para que o Coritiba seja derrotado pelos reservas do Atlético e não consiga se impor, em casa, contra um Jotinha da vida? Certamente não. O estado miserável em que se encontra o Coritiba hoje é, obviamente, o resultado da soma de diversos fatores, entre os quais a incompetência diretiva é, certamente, o preponderante.

Mas o que está escrito aí encima que não venha sido dito e repetido há anos? Qual a novidade nisso tudo? Daí a obrigação de se tomar a palavra “surreal” quase que como um sinônimo de Coritiba.

E este ano tem eleições no clube. Seria uma luz no fim do túnel?? Levando-se em consideração que os nomes que já surgem nos bastidores, e que misturam antigos presidentes a grupos de surfistas e/ou de aventureiros, essa luz pode ser mesmo o trem vindo em nossa direção para passar por cima e pôr um fim em tudo. O que seria um alívio, de certa forma, posto que o Coritiba parece ser um doente terminal, em estado vegetativo, cujos familiares insistem em manter vivo, a despeito da agonia infinita que isso causa.

Debate

  • "Os erros se repetem. Ano após ano, é a mesma coisa, e até com os mesmos elementos. Continuo sendo sócio, mas não tenho vontade nenhuma de ir aos jogos, primeiro pelo próprio campeonato que é uma piada, regido por uma federação mandrake, omissa, certamente corrupta e desorganizada, e também pelo time, que simplesmente não me desperta nenhum interesse em ver jogar. Aguardemos o que será feito no Brasileirão, que é o que me importa."

    C. Ramos F. | 18/04, 13h26

  • "Fala Popini, que fala a real do coxa. Lembro do Belfor Duarte. Assisti o atletiba de 1974, campeonato paranaense - ganhamos, começou ali essa besteira de amar time de futebol. Meus vizinhos q me levaram ...meu pai não me levou la pros lado da vila capanema, nem pra assistir o Primavera e nem o Ferroviário, virei coxa graças aos alemão Surkamp la dos fundos!! Putaquelospa essa porcaria que é o futebol de empresário cresceu junto com a tv e por ser a mentirada que é, deu na CBF corrupta. Comissão de juízes de futebol, hein? Tudo do bem!!! O futebol está decadente. Impressiona ver os textos profissa dos blogueiros técnicos, sem noção histórica pra saber qual o lugar exato do coxa. Esqueceram dos tempos da Lacraia? Nosso lugar é correspondente à incompetente administração que faz do clube, ja há algumas décadas, local de trabalho pra ganhar salário. Qual o problema? O negócio tem que dar lucro. A paixão ficou com a torcida."

    Arno B. | 15/03, 23h18

  • "ja tivemos times horriveis no Coxa, lembro de um time em 92 ou 91. com Cruvinel, petróleo e outros que nao me recordo.
    Empate em 1 x 1 com a ferroviaria (ES) (existe ainda?) no Couto Pereira.
    Mas eram time "baratos" com nenhum medalhão, hoje o problema são os salários que muitos estão acima do 3 digitos, e que não conseguem ganhar nada no campo.
    Antes um time ruim mas barato a um time ruim e caro.
    Lembro que aqui o Gil saiu ganhado 200 mil e na Chape segundo informações na imprensa ganhava abaixo de 100. ou seja, no Coxa ganhava 2X mais..."

    Luis Szlanda | 15/03, 15h11

    • "Luis, você disse que não lembra nada de tão importante na história. O Coritiba não ganhou muitos títulos nacionais nas décadas de 70 e 80, talvez. Corinthians, Santos, Cruzeiro, Botafogo, por exemplo, só foram campeões brasileiros depois do Coritiba. E o PRIMEIRO GRANDE TÍTULO NACIONAL DE UM CLUBE DO SUL DO BRASIL, FOI O TORNEIO DO POVO. Mais um detalhe: o Torneio do Povo teve 8 jogos contra 4 grandes times do Eixo e mais o BAHIA (maior do Nordeste). Vencemos 5 grandes (não tinha médios)... Fizemos grandes semifinais em Nacionais e campeonatos de respeito nos anos 70. Jogos internacionais contra grandes times e COM VITÓRIAS EM SERIES. Eram outros tempos e o Coritiba era respeitado e CHAMADO A PARTICIPAR. Enfim..."

      Mauricio D. | 15/03, 16h24

    • "Amistosos internacionais contra grandes selecoes e Nao perdeu."

      Paulo J. | 16/03, 13h50 | Móvel

  • "Popini, pra falar a verdade fora o titulo de 85 não consigo de lembrar nada que possamos ter muito orgulho.
    as 2 copas do Brasil (2011 / 2012) perdemos em casa.
    Precisavamos de uma vitoria simples contra os poddles (ja rebaixados) em 2011 na ultima partida para ir par a libertadores e perdemos por 1 X 0
    Em 98 jogamos contra a portuguesa e tinhamos 3 partidas (2 no Couto) para definir nossa passagem para a semi-final e conseguimos ser eliminados aos 40 min do 2o tempo na 3a partida.
    Em 2001 só dependia de uma vitoria contra o gama (ja rebaixado) para passar para a fase final daquele ano e levamos uma goleada de 4 x 0.
    Ou seja, não sei se de repente não "criamos" essa imagem de time guerreiro, de time ganhador, etc
    Não vou falar da decada de 70 porque não convive com ela, mas como ja escrevi acima não temos quase nada para comemorar a muito tempo."

    Luis Szlanda | 15/03, 15h04

    • "Me desculpe, mas, daí você não conhece história e a resume em títulos.. Vou te dar uma dica: SE O CRITÉRIO PARA LIBERTADORES QUE CLASSIFICOU O CAP ESTE ANO VALESSE ANTIGAMENTE, JÁ TERÍAMOS PARTICIPADO DE 7 OU 8"

      Mauricio D. | 15/03, 16h14

    • "Mauricio.Sua lógica está errada, pois cada situação é diferente da outra. No tempo em que o Coritiba chegou entre os 6 só os 3 primeiros tinham libertadores.Nada garante que se fossem os 6 como aconteceu no ano passado ficaria nesta posição, pois os outros clubes também teriam pelo que brigar.Então o "Se" no futebol não existe, mas sim somente o que de fato ocorre e á muito tempo não temos nada a comemorar, isso é "fato"."

      MARCOS N. | 16/03, 11h40

    • "Minha lógica esta errada??? É óbvio que se chegava na frente era superior aos de tras.. não entendi. Você não teve lógica. Ou acha que mudando o critério, os piores seriam melhores?????????????"

      Mauricio D. | 17/03, 11h11

    • "É engraçado. Os bons times do Coritiba da década de 70 foram destaque até na imprensa nacional, em alguns momentos, mesmo com todo o preconceito que tinham. Veja revista placar, por exemplo; e nós, achamos por bem dizer..."ah, não era bem assim".. Pare com isso..."

      Mauricio D. | 17/03, 11h19

    • "Você nem pensou no que disse: se eram 2 vagas pra Libertadores naquela época, a tendência eraM os times SE PREPARAREM AINDA MAIS PARA CHEGAR EM 1º OU 2°, e ficarem até mais fortes. OUTRA COISA; NAQUELA ÉPOCA OS CRAQUES DOS GRANDES TIMES NÃO IAM PRA EUROPA...Sinto muito: Mas, argumentar é comigo mesmo.."

      Mauricio D. | 17/03, 11h28

  • "Elizeu, eutanásia? Gostei. Esta definição é ótima. Só no meu Coritiba que vejo estas realidades. Eutanásia, ótima descrição."

    João B. | 15/03, 13h45

  • Ver todos os comentários (43)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Um blog é, em essência, um tipo de mídia onde pessoas expressam suas opiniões. Este blog, em particular, não tem outra intenção que não seja discutir as coisas relacionadas ao Coritiba, sem existir qualquer pretensão de que os posts aqui colocados sejam a visão única e definitiva das coisas. Trata-se, pois, de um espaço para debates, onde as opiniões colocadas de forma respeitosa sempre serão levadas em consideração.

O Autor

Marcus Vinicius Fonseca Popini foi ao Estádio Belfort Duarte, hoje major Antonio Couto Pereira, pela primeira vez, em 1975, aos nove anos de idade. Coxa Branca de nascimento, pai de duas filhas, geólogo pela UFPR com mestrado em Geofísica pela UFBA, participante do site COXAnautas desde 2006, Popini hoje corre o mundo por conta de sua profissão, sempre levando as cores do Coritiba por onde passa.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 57 pts.
VALCIR CAMARGO 53 pts.
P. Stonoga 53 pts.
Daniel N. 53 pts.
Valdir T. 52 pts.
Sergio Garcia dos Martires 51 pts.
Simone N. 50 pts.
douglas n. 50 pts.
Maria N. 50 pts.
vanessa n. 50 pts.
Amos S. 50 pts.
Diogo N. 50 pts.
Suzana F. 50 pts.
14º Leandro R. 50 pts.
15º Alysson Delalibera 48 pts.
16º Andre T. 48 pts.
17º Valdir 47 pts.
18º Rossano Kohut H. 47 pts.
19º Rubens J. 46 pts.
20º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 45 pts.
21º Edil Macedo dos Santos 44 pts.
22º Selma R. 43 pts.
23º CARLOS B. 43 pts.
24º nancy m. 43 pts.
25º R. BAHR 42 pts.
26º Adailton S. 40 pts.
Vitor Guedes 40 pts.
28º Walter Carvalho 40 pts.
Marcela S. 40 pts.
30º v. j. cruchelski 37 pts.
31º Rui Valente 36 pts.
32º Adriano B. 35 pts.
33º Maria Luiza K. 33 pts.
34º Paulo Silva 33 pts.
35º Neusa M. 32 pts.
36º adonias rosa 32 pts.
37º Gerson Lima 32 pts.
Persio F. 32 pts.
39º Antonio Alvaredo Filho 31 pts.
40º neusa m. 31 pts.
41º Vicente G. 30 pts.
42º J. Gabardo 29 pts.
43º cleverson k. 29 pts.
44º ido n. 29 pts.
45º Fábio Silva 29 pts.
46º L. Comeli 29 pts.
Ido M. F. 29 pts.
48º Admir 28 pts.
49º Ademir Carlos p. 28 pts.
50º Bruno H. 27 pts.
51º Maicon André Mariano 26 pts.
52º Vera M. 25 pts.
53º Luiz Rodriguez 24 pts.
Wagner Cancela 24 pts.
55º Cristian C. 24 pts.
56º J. Mario 24 pts.
Joilson S. 24 pts.
58º Denilson M. 23 pts.
59º Renan Lourenço 23 pts.
60º Sinevaldo 23 pts.
61º Luis Henrique R. 22 pts.
62º O. Yossafat 19 pts.
63º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
64º Andreo S. 18 pts.
65º Carlos A. B. G. 17 pts.
66º Wagner W. 16 pts.
67º guilherme panini 15 pts.
68º Marlon R. 15 pts.
69º R. Lucas 14 pts.
70º L. J. Pianaro 14 pts.
71º Marcelo Carneiro 13 pts.
72º Jair F. 13 pts.
Alessandro K. 13 pts.
74º Fabio Faria 12 pts.
Silvio G. 12 pts.
76º Ricardo Moro 12 pts.
77º Marlon Souza 11 pts.
78º Antonio B. 10 pts.
79º Daniel G. 9 pts.
Bruno Velasques 9 pts.
81º Adriano S. 8 pts.
Thiago G. 8 pts.
Carlos H. Pereira 8 pts.
84º Marcelo S. 8 pts.
85º Sandro F. 7 pts.
antonio marcos 7 pts.
87º everton o. 6 pts.
88º Ricardo Guiraud 6 pts.
Oetli Mello 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
Alex M. 6 pts.
92º Willian Stival 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
Leonardo S. 5 pts.
95º Cicero G. 5 pts.
Jackson Nogueira 5 pts.
97º Joao F. 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
Marcos José 4 pts.
100º Marco s. 4 pts.
Gilmar F. Chagas 4 pts.
Antonio B. 4 pts.
Rômulo S. 4 pts.
andre junior 4 pts.
105º valdeci s. 3 pts.
R. L. Zanetti 3 pts.
Luiz Franco 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
109º José S. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
Josley D. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
116º Rafael B. M. 2 pts.
Antonio W. Silva 2 pts.
118º T. Filus 1 pts.
Carlos M. 1 pts.
Rodrigo G. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Rosi S. 1 pts.
Phillipe B. 1 pts.
127º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet