COXAnautas - Coritiba Eternamente

9

31/10, 14h15 | Estrela Dourada | Marcus Popini

Obviedades

E lá se vão sete jogos consecutivos sem vitória do Coritiba, sendo cinco (!) pelo Brasileirão e dois pela Sul-Americana...

Desses cinco jogos sem vencer na Série A, dois foram em casa (empates contra Figueirense e Fluminense). E eis que nos restam mais cinco jogos a disputar nesse campeonato, sendo três em casa (Galo, Santa Cruz e Vitória), e dois fora (Flamengo e Ponte Preta).

Não me arrisco a fazer quaisquer projeções para essas partidas. A nosso favor, temos o fato de que, com a eliminação da Sul Americana, voltamos a ter um tempo para “respirar” nos jogos pelo Brasileirão, bem como agora poderemos dedicar atenção exclusiva à realidade de tentar fugir do rebaixamento, deixando de lado a ilusão que nos embalou por alguns dias. Contra nós, porém, pesa o fato de que chegamos a esses jogos decisivos com o time meio destruído (condição que pode ser amenizada com esse tempo maior entre os jogos), e com o nosso treinador tendo agravada a sua “Síndrome de Jorjão” (impulso em fazer improvisações bizarras).

Entre prós e contras, entretanto, o risco maior reside no fato de que muitos já dão como certa a conquista de seis pontos nos jogos (em casa), contra Santa Cruz e Vitória. Pra mim, esses jogos são mais perigosos que os contra Galo e Flamengo. Primeiro, porque são contra times do mesmo padrão que o nosso, que brigam conosco na rabeira da tabela, sendo que o time baiano ainda tem chances reais de escapar; depois, porque qualquer tropeço nesses jogos será fatal.

Não acho que o Coritiba seja um dos quatro piores times do campeonato, mas temo que essa dedicação toda à Copa Sul-Americana cobre um preço maior do que essas últimas cinco rodadas sem vitória. É triste chegar a mais um final de ano novamente nessa situação, brigando pra não cair. Porém, uma vitória no próximo jogo, contra o Atlético Mineiro, poderia amenizar um pouco esse desespero e nos poupar de sofrermos até o fim. Caso o Coritiba mostre o mesmo empenho e dedicação que teve nos jogos contra o Atlético Nacional, dá pra ganhar não só do Galo como dos outros times que ainda temos pela frente. Se, no entanto, entrar em campo o Coritiba indolente do atletiba, ou o que sofreu para empatar com Figueirense e Fluminense, muito por conta dos “surtos criativos” do nosso técnico, teremos outro desfecho de campeonato dolorosamente angustiante.

Sim, eu queria conseguir escrever algo sobre o Coritiba que não fossem apenas obviedades, sobre ter esperanças de um 2017 diferente, sobre confiança, enfim, e não sobre medo ou sobre nossa rotina de sofrimento e pequenez. Quando vou poder voltar a fazer isso? Não sei. O que sei é que agora precisamos ganhar do Galo...

Debate

  • "HÁ MOMENTOS NA VIDA QUE NÃO DÁ PRA ERRAR, E ESTES CINCO JOGOS É ESTE MOMENTO."

    Eli P. | 04/11, 20h30

  • "Depois dos jogos fantásticos contra belgrano e américa, quem diria que viriam 7 jogos sem vitória, que lastima. O coxa de bacellar realmente é broxante mesmo."

    Guilherme b. | 01/11, 22h44

  • ""Caso o Coritiba mostre o mesmo empenho e dedicação que teve nos jogos contra o Atlético Nacional". Eu diria que caso a torcida tb tenha o mesmo comportamento e presença, será muito difícil que alguem nos vença no Couto. IMPRESSIONANTE o que jogou a torcida no primeiro jogo contra o A.Nacional, pelo menos nos últimos 10 anos não me recordo de nada igual."

    Fábio S. | 01/11, 16h07

  • "Concluiu bem, Popini. Torcida, agora é vencer e vencer. Sou torcedor e não desisto nunca. Avante, Coxa, e goooools neles!"

    João B. | 01/11, 10h56

  • "Antes de pegarmos a sequencia Inter-Figueira-CAP-Fluminense tinha gente projetando 10 pontos nesses jogos... tsc tsc tsc
    No futebol, quando a gente não pensa jogo a jogo, geralmente a punição é grande. Acho melhor esquecer Vitoria, Santa Cruz, Ponte Preta... enquanto o juiz não apitar o fim do jogo contra o Galo.
    Precisamos muito vencer o jogo contra o Galo e até o fim deste jogo temos que pensar só nele!"

    ANDRE S. | 01/11, 09h44

    • "Concordo totalmente. Penso que vencendo o Galo, não cai!"

      Admir | 02/11, 17h22 | Móvel

  • Ver todos os comentários (14)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Um blog é, em essência, um tipo de mídia onde pessoas expressam suas opiniões. Este blog, em particular, não tem outra intenção que não seja discutir as coisas relacionadas ao Coritiba, sem existir qualquer pretensão de que os posts aqui colocados sejam a visão única e definitiva das coisas. Trata-se, pois, de um espaço para debates, onde as opiniões colocadas de forma respeitosa sempre serão levadas em consideração.

O Autor

Marcus Vinicius Fonseca Popini foi ao Estádio Belfort Duarte, hoje major Antonio Couto Pereira, pela primeira vez, em 1975, aos nove anos de idade. Coxa Branca de nascimento, pai de duas filhas, geólogo pela UFPR com mestrado em Geofísica pela UFBA, participante do site COXAnautas desde 2006, Popini hoje corre o mundo por conta de sua profissão, sempre levando as cores do Coritiba por onde passa.

Bolão

Melhores Sócios COXAnautas

21º Jackson M. Jeranoski 269 pts.
30º Disney U. 254 pts.
40º J. Mario 245 pts.
51º Rui Valente 232 pts.
200º VALCIR C. 21 pts.
222º Leopoldo J. 13 pts.
262º Antenor A. 7 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet