COXAnautas - Coritiba Eternamente

12

05/01, 09h27 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

Medo da "paranização"

Ao escrever o post passado " Apostar é o lema" fiquei refletindo sobre a desmontagem do elenco de 2016 e a montagem do elenco para este ano. E confesso que fiquei preocupado com o futuro do Coritiba.

A preocupação não é nem tanto pela qualidade dos jogadores que vieram. Prefiro esperar para ver as atuações de Werley, Márcio, Matheus Galdezani, Jonas, Léo Santos, Filigrana e Rildo do que me precipitar e afirmar que tudo dará errado.

Vai que alguns deles engrenam e o Coritiba realmente se torne competitivo nesta temporada.

Porém, a preocupação é a forma com que o Coritiba vem sendo conduzido em seu Departamento de Futebol desde o ano passado.

Do time do ano passado, nada menos do que quatorze jogadores saíram do clube. Deste número, alguns como Cesar Benitez, Nery Bareiro, Raphael Veiga, Leandro, Juan, Cesar Gonzalez, e o próprio Kazim, poderiam ser extremamente úteis na caminhada desta temporada. E quase todos eles saíram sem o Coritiba ganhar um mísero centavo com eles.

Além de ter que montar praticamente um time novo para esta temporada, o Coritiba não teve nenhum lucro com os jogadores que saíram, com exceção de Raphael Veiga, que dará um irrisório lucro ao clube, tamanho a sua qualidade técnica, que a diretoria até agora não tornou público como o Palmeiras pagará por ele. Aliás, transparência é uma palavra que não existe no Coritiba.

O mesmo vale com Kazim. Não se sabe quanto ganhava, não se sabe quanto o Coritiba ganhará com a transferência dele. Tudo como sempre, fica no campo da especulação.

E a forma com que os jogadores que chegam estão se vinculando ao Coritiba é o que preocupa mais.

O Alviverde está virando um time de aluguel, onde a cada temporada chegam e saem caminhões de jogadores. Como geralmente o contrato é de um ano, se o atleta se destaca, o Coritiba não consegue segurá-lo pois não o amarrou em contrato.

É claro que sempre virão aqueles que dizem que falar de futebol sem viver o dia a dia de um clube é fácil, etc, etc, mas ainda sou da opinião de quem trabalha com isso precisa entender do que está fazendo, e ter olho clínico quando contrata um jogador.

O Raphael Veiga é o maior exemplo disso. Será que ninguém no Coritiba sabia que o meia tinha muita qualidade para firmar um compromisso maior, bem antes da proximidade do final de seu contrato?

Ou então, como que colocam um jogador destes na vitrine sabendo que o seu contrato tem prazo curto de validade?

E o mesmo está acontecendo nesta temporada. Parece que a diretoria não quer aprender com erros cometidos na temporada passada.

Todos os atletas vindo com um ano de contrato. No final desta temporada, se algum se destacar, vem um Palmeiras, ou um clube chinês da vida e leva sem o Coritiba ter nenhum lucro. Se forem mal, manda-se embora e se começa tudo de novo.

E assim, o Coritiba vai deixando de implantar uma filosofia e se tornando um time de aluguel, como muitos que tem por aí. E a trajetória deles todos já conhecem, dificilmente disputam algo maior do que apenas lutar para não cair.

Aliás, tem um por aí, que já está completando dez anos de Série B sem nenhuma perspectiva de sair dela.

E esse é o medo, do Coritiba estar a passos largos no caminho de uma "paranização".

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "TAMBÉM CONCORDO, A MUITO TEMPO O CORITIBA F.C. TEM DIRIGENTES INCOMPETENTES, E A EQUIPE RONDA A ZR, TODOS OS ANOS, LAMENTÁVEL. QUEM SABE ESTE ELENCO ATUAL, É APENAS PARA VER O QUE VAI DAR,E DEPOIS DO PARANAENSE A EQUIPE MONTADA ATINJA PATAMARES SUPERIORES."

    Eli P. | 08/01, 19h33

  • "As vezes não entendo a cabeça das pessoas, vamos lá... Se mantivessem essa base, todos aqui iriam criticar, pois foi um time que brigou para não cair, se resolve mudar totalmente o time reclamam também... Gosto muito de suas análises e concordo com a maioria, mas nesse caso irei discordar de quase tudo...
    Vamos aos fatos:
    o Kazim não valia nem metade do que ganhava, jogou 3 ou 4 boase só, nada mais, foi embora faturamos 1,5mi e economizamos 3mi com salários, Juan ajudou bastante no primeiro semstre, mas sofreu muito no segundo turno e não rendeu, Gonzalez o bom jogador que não joga, 3 lesões em um semestre, Benites e Bareiro, jogadores comuns da silva, o único que fará falta foi o Veiga, mas esse pelo menos rendeu uma quirera.
    Não vejo motivo para chorar, nem reclamar por esses jogadores, pensar pequeno e em ''Paranização'' é manter um time e jogadores que não deram certo...
    Abraços"

    Carlos Hladii | 06/01, 23h08

    • "tá, e os que vieram são melhores dos que "não devemos chorar"??????"

      Sandro S. | 07/01, 10h04

    • "se considerar só o segundo turno do brasileiro o time não era tão ruim, porem boto fé em 2017, aliás é o que fazemos a cada ano que se renova. Eu preferiria sofrer com um time composto por jogadores da base do que sofrer com jogadores sem compromisso com a instituição. Também acho que para o paranaense sempre deveríamos jogar com time titular em casa e com a base nos jogos fora, usaríamos o paranaense para saber quem fica ou sai na metade do ano, e trazer jogadores pontuais para as carências detectadas. Porem o que nos resta é torcer"

      O. Yossafat | 08/01, 10h28

  • "O problema que eu vejo nessa diretoria é falta de tesão. Jogador quer dinheiro, com certeza. Mas se além do dinheiro, a diretoria mostra um projeto e acredita naquele projeto com TESÃO, o jogador sente confiança em vir. Veja o time do Palmeiras. Os jogadores que foram para lá, foram pelo dinheiro, mas muito pelo projeto que o Paulo Nobre propôs. Veja o caso do Dudu, pode ter certeza que Corinthians e São Paulo tinham propostas parecidas de salário, mas o cara acreditou no Paulo Nobre e foi para lá com gana de vencer. Jogadores que vem pro coxa hoje, só vem com o sentimento de fim de carreira, já que não consegui nada melhor, vou para o Coritiba. Único que veio dessa forma, mas mostra que realmente quer vencer, que odeia perder é o Kleber. Todos os outros, perdem, vão dar entrevista e falam: Lutamos, mas na próxima nós vencemos. Já o Kleber responde puto, nós fomos mal, somos ruins e etc."

    Eduardo T. | 06/01, 10h40

  • "Pior foi o tecnico menosprezando os jogadores contratados quando diz que os jogadores que vieram nao sao a cara dele e sim do Coritiba.... que tapa de luvas na cara do Barcellar e da diretoria"

    Luciano S. | 06/01, 01h09

  • "Torcida, vamos com as possibilidades que existem. No mais, é torcer para a sorte ajude, e, no final, o Coritiba confirme a participação na primeira divisão. Vamos à luta!"

    João B. | 05/01, 22h19

  • Ver todos os comentários (68)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório, e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, 40 anos, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 47 pts.
Valdir T. 44 pts.
Leandro R. 41 pts.
Selma R. 40 pts.
Sergio Garcia dos Martires 39 pts.
P. Stonoga 39 pts.
Andre T. 38 pts.
Rubens J. 38 pts.
VALCIR CAMARGO 37 pts.
10º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 36 pts.
11º vanessa n. 35 pts.
douglas n. 35 pts.
Maria N. 35 pts.
Simone N. 35 pts.
Suzana F. 35 pts.
Amos S. 35 pts.
Valdir 35 pts.
Diogo N. 35 pts.
Daniel N. 35 pts.
20º nancy m. 34 pts.
21º Rossano Kohut H. 34 pts.
Marcela S. 34 pts.
23º Vitor Guedes 33 pts.
24º Alysson Delalibera 33 pts.
25º Walter Carvalho 33 pts.
26º CARLOS B. 32 pts.
27º Edil Macedo dos Santos 32 pts.
28º Adailton S. 31 pts.
29º R. BAHR 31 pts.
30º Rui Valente 30 pts.
31º adonias rosa 28 pts.
32º v. j. cruchelski 28 pts.
33º neusa m. 27 pts.
34º Adriano B. 26 pts.
35º J. Gabardo 26 pts.
36º Paulo Silva 25 pts.
37º Persio F. 24 pts.
Neusa M. 24 pts.
39º Denilson M. 23 pts.
40º Renan Lourenço 23 pts.
41º cleverson k. 23 pts.
42º Gerson Lima 23 pts.
Maicon André Mariano 23 pts.
Maria Luiza K. 23 pts.
45º Ido M. F. 23 pts.
46º Luiz Rodriguez 22 pts.
Wagner Cancela 22 pts.
48º Cristian C. 22 pts.
Fábio Silva 22 pts.
ido n. 22 pts.
Vicente G. 22 pts.
52º Antonio Alvaredo Filho 21 pts.
Admir 21 pts.
54º L. Comeli 21 pts.
55º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
56º J. Mario 19 pts.
Joilson S. 19 pts.
Sinevaldo 19 pts.
Vera M. 19 pts.
60º Bruno H. 17 pts.
61º guilherme panini 15 pts.
Luis Henrique R. 15 pts.
63º Andreo S. 14 pts.
64º Ademir Carlos p. 14 pts.
65º Silvio G. 12 pts.
Fabio F. 12 pts.
67º Marlon R. 12 pts.
Ricardo Moro 12 pts.
L. J. Pianaro 12 pts.
70º Jair F. 12 pts.
71º Wagner W. 11 pts.
72º Antonio B. 10 pts.
73º Marcelo Carneiro 10 pts.
74º Bruno Velasques 9 pts.
Alessandro K. 9 pts.
76º Carlos A. B. G. 8 pts.
77º Thiago G. 8 pts.
Marlon Souza 8 pts.
79º R. Lucas 7 pts.
80º Sandro F. 7 pts.
antonio marcos 7 pts.
O. Yossafat 7 pts.
Carlos H. Pereira 7 pts.
84º Marcelo S. 7 pts.
85º everton o. 6 pts.
86º Ricardo Guiraud 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
88º Adriano S. 5 pts.
Leonardo S. 5 pts.
Willian Stival 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
92º Cicero G. 5 pts.
Jackson Nogueira 5 pts.
94º Joao F. 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
96º Antonio B. 4 pts.
andre junior 4 pts.
Rômulo S. 4 pts.
99º R. L. Zanetti 3 pts.
valdeci s. 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
Luiz Franco 3 pts.
103º Marco s. 3 pts.
José S. 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
Daniel G. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
111º Rafael B. M. 2 pts.
Antonio W. Silva 2 pts.
113º Carlos M. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Rosi S. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
119º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet