COXAnautas - Coritiba Eternamente

8

11/01, 09h12 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

Um ano de incertezas

A busca do Coritiba por reforços para esta temporada não está sendo nada fácil.

Após desmanchar o time do ano passado, dispensando quinze jogadores, o time Alviverde tem encontrado extrema dificuldade quando vai a busca de jogadores.

Além do já inflacionado mercado brasileiro, o calendário enxuto do Coritiba nesta temporada, a falta de dinheiro, e a própria falta de ambição do clube, mostrada nas últimas temporadas, são fatores que tem deixado o clube Alviverde como a segunda opção de atletas que são procurados.Ou seja, o acerto com o Coritiba só existe caso não apareça uma proposta melhor.

De reforços contratados até o momento, Werley, Márcio, Jonas, Matheus Galdezani, Tiago Real, Léo Santos, Filigrana e Rildo, pode-se dizer que apenas o volante vindo do CRB chega em alta para o Coritiba. Os demais, ou estão em baixa, como Werley, Jonas, Tiago Real e Rildo, ou são apostas como Marcio, Léo Santos e Filigrana.

Com a dispensa de quinze jogadores, o Coritiba apresenta sérias carências em seu elenco, principalmente nas laterais e armação.

Em 2016, o técnico Carpegiani improvisou zagueiros nas laterais na maioria das partidas. Ora era Wallison Maia pela lateral-direita, ora Juninho pela esquerda. Isso acontecia porque o treinador queria maior força na marcação pelos lados. Como Dodô e Carlinhos não possuem características defensivas, o paraguaio Cesar Benitez ganhou a titularidade de uma das laterais. O problema é que o único lateral confiável na visão do treinador não permaneceu no clube.

Na meia-cancha, o mesmo problema. Os três principais armadores, Raphael Veiga, Juan e Cesar Gonzalez, foram embora. Sobraram Ruy, Thiago Lopes e Yan Sasse, e chegou Tiago Real.

A chegada de Rildo, a recuperação de Neto Berola, e a permanência de Iago dão indícios de que o time atuará com três atacantes, com dois pelos lados e Kleber mais centralizado. Assim, o time precisará de um armador na meia-cancha, mas os três jogadores disponíveis estão longe de ser a solução para o time.

E o tempo vai passando, a pré-temporada já iniciada, e o Coritiba não conseguiu ainda suprir as suas carências. Dos nomes que chegaram, observa-se que alguns, principalmente Tiago Real e Léo Santos, tem mais característica de serem mercadorias "desovadas" por seus empresários, do que propriamente reforços para o clube.

Quando o Coritiba sai a caça para tentar trazer algum jogador que chegue para assumir de fato a titularidade do time, as negociações restam sempre frustradas.

Assim foi com o meia Matias Suarez, Gabriel Xavier, Rafael Longuine, Ricardo, Ederson, Johan Arango, Henrique Almeida, entre outros.

E agora o novo alvo Alviverde é o talentoso meia Daniel, revelado pelo Botafogo, e que pertence ao São Paulo. O detalhe é que apesar de ser um bom jogador, o meia vem de uma séria contusão. E sua contratação seria mais uma aposta da diretoria Alviverde, que investiria em mais um atleta que vem de um período de inatividade por problemas físicos, como está sendo com Rildo e o próprio Neto Berola, que já estava no clube.

A forma com que o Coritiba tem ido ao mercado é uma incógnita para a sua torcida. As carências estão evidenciadas, mas os jogadores que estão chegando são para posições onde o clube conta com no mínimo jogadores para serem titulares, o que não acontece nas laterais e na armação.

O diretor de futebol Alex Brasil tem se mostrado inerte em suas tratativas, pelo menos é essa a percepção vista de fora.

O clube não está tendo sucesso nem nas contratações, muito menos nas renovações de contrato.

Ficou muito obscura a forma que o Coritiba tentou renovar o contrato de alguns jogadores, e não conseguiu, que seriam úteis nesta temporada, principalmente pela dificuldade nas contratações.

O clube dá claros indícios de ter voltado ao amadorismo de épocas passadas. O fato de contratar jogadores com contratos curtos, como a possível chegada do lateral William Matheus com contrato até junho de 2017 apenas, mostra que algo está muito errado no Alto da Glória.

Isso sem falar na divulgação dos nomes de empresários que possuem vários jogadores que estão no elenco Alviverde.

O fato é que 2017 começa com muita preocupação e incertezas para a torcida Alviverde.

O calendário enxuto, sem a participação em um torneio internacional, já seria um motivo para desmotivação da torcida, mas a forma com que o Coritiba vem sendo gerido traz cada mais a certeza de que algo precisa mudar e urgente lá pelos lados do Alto da Glória.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "Sem transmissão do Ruralzão, pelo radinho será impossível saber quem é quem no time. Complicadíssimo!"

    Admir | 12/01, 08h12

  • "Dispensa 15 e traz 15, é muita paranização. Sabemos bem onde isso vai dar, ainda mais olhando os "reforços", todas, repito, TODAS as contratações do coritiba esse ano são de nível serie b, nenhum jogador empolga, nenhum tem nome, nenhum ganhou nada, um bando de pangarés e medíocres, a cara de bacelar, alceni e asseclas."

    Guilherme b. | 12/01, 02h44

  • "Honório saiu a notícia de que o Davi esta sem clube e foi oferecido ao coxa, que ficou de estudar, agora se voltasse não seria um outro Marcos Aurélio que na segunda passagem não fez nada?"

    José R. | 11/01, 20h58

    • "Tao querendo repatriar um por um daquele time que jogou bola um semestre de 2011 depois teve um facio. Todos q voltaram deram em nada como era de se esperar, afinal aquela equipe deu uma liga por um tempo limitado pq encaixou nao que fosse formada por grandes jogadores...tanto q nenhum brilhou em lugar algum. Davi sera mais um equivoco de tantos cometidos."

      Paulo J. | 11/01, 21h12 | Móvel

    • "Davi quando saiu do Coxa ja tinha caído de rendimento... Imagine agora.. E se esta sem clube é porque ta feia a coisa..
      Então ja cumpriu todos os requisitos e pode ser contratado pelo Coritiba..."

      Fábio F. | 11/01, 22h54

    • "Jose

      Eu nao repatriaria o Davi. Marcos Aurelio e Bill foram dois exemplos.

      Preferiria investir na vinda do Matias Suarez.

      SAV!"

      Ricardo Honorio | 11/01, 23h21

    • "Como investir em um jogador q não quer sair agora do clube q está e o clube não quer liberar... não vi os números dele, como tem comentado, se os números no anderlecht são bons como diz, mas no Belgrano são ruins. Prefiro me basear pelos mais atuais."

      Gustavo Gomes Rosa | 12/01, 00h27 | Móvel

    • "DAvi joga fácil aqui, excelente jogador !

      Nada presta pra alguns, não tem como compara davi com marcos aurelio, bill, marcel, etc"

      Eduardo K. | 12/01, 09h37

    • "Gustavo,

      Ele saiu do Anderletch apenas um ano atrás. O time do Belgrano é muito ruim, e o Matias ficou de fora alguns jogos por estar contundido.

      Será que realmente ele não quer sair agora ou o Coritiba não está tendo capacidade em negociar?

      Veja a quantidade de jogadores que o Coritiba tentou negociar e não conseguiu. Acho que é incompetência mesmo.

      SAV!"

      Ricardo Honorio | 12/01, 11h27

  • "Retrato perfeito da realidade, a qual não é nada animadora. Torço para estar errado. É muita incompetência no conselho de administração e, sobretudo, no departamento de futebol."

    Tadeu A. | 11/01, 20h57

  • "Futebol é uma caixinha de surpresas, a torcida nao precisa ficar cabrera, tem q confiar até o fim, porque o jogo só acaba quanto termina, além disso, o importante eh competir. Eu confio nesses ditados pq a voz do povo eh a voz de Deus. Dalhe COXA"

    Rafael C. | 11/01, 20h01 | Móvel

  • Ver todos os comentários (62)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório, e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, 40 anos, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Bolão

Melhores Colocados

Mariana T. 47 pts.
Valdir T. 44 pts.
Leandro R. 41 pts.
Selma R. 40 pts.
Sergio Garcia dos Martires 39 pts.
P. Stonoga 39 pts.
Andre T. 38 pts.
Rubens J. 38 pts.
VALCIR CAMARGO 37 pts.
10º Luiz Alberto Bulgarelli Girão 36 pts.
11º vanessa n. 35 pts.
douglas n. 35 pts.
Maria N. 35 pts.
Simone N. 35 pts.
Suzana F. 35 pts.
Amos S. 35 pts.
Valdir 35 pts.
Diogo N. 35 pts.
Daniel N. 35 pts.
20º nancy m. 34 pts.
21º Rossano Kohut H. 34 pts.
Marcela S. 34 pts.
23º Vitor Guedes 33 pts.
24º Alysson Delalibera 33 pts.
25º Walter Carvalho 33 pts.
26º CARLOS B. 32 pts.
27º Edil Macedo dos Santos 32 pts.
28º Adailton S. 31 pts.
29º R. BAHR 31 pts.
30º Rui Valente 30 pts.
31º adonias rosa 28 pts.
32º v. j. cruchelski 28 pts.
33º neusa m. 27 pts.
34º Adriano B. 26 pts.
35º J. Gabardo 26 pts.
36º Paulo Silva 25 pts.
37º Persio F. 24 pts.
Neusa M. 24 pts.
39º Denilson M. 23 pts.
40º Renan Lourenço 23 pts.
41º cleverson k. 23 pts.
42º Gerson Lima 23 pts.
Maicon André Mariano 23 pts.
Maria Luiza K. 23 pts.
45º Ido M. F. 23 pts.
46º Luiz Rodriguez 22 pts.
Wagner Cancela 22 pts.
48º Cristian C. 22 pts.
Fábio Silva 22 pts.
ido n. 22 pts.
Vicente G. 22 pts.
52º Antonio Alvaredo Filho 21 pts.
Admir 21 pts.
54º L. Comeli 21 pts.
55º ANTONIO W. SILVA 19 pts.
56º J. Mario 19 pts.
Joilson S. 19 pts.
Sinevaldo 19 pts.
Vera M. 19 pts.
60º Bruno H. 17 pts.
61º guilherme panini 15 pts.
Luis Henrique R. 15 pts.
63º Andreo S. 14 pts.
64º Ademir Carlos p. 14 pts.
65º Silvio G. 12 pts.
Fabio F. 12 pts.
67º Marlon R. 12 pts.
Ricardo Moro 12 pts.
L. J. Pianaro 12 pts.
70º Jair F. 12 pts.
71º Wagner W. 11 pts.
72º Antonio B. 10 pts.
73º Marcelo Carneiro 10 pts.
74º Bruno Velasques 9 pts.
Alessandro K. 9 pts.
76º Carlos A. B. G. 8 pts.
77º Thiago G. 8 pts.
Marlon Souza 8 pts.
79º R. Lucas 7 pts.
80º Sandro F. 7 pts.
antonio marcos 7 pts.
O. Yossafat 7 pts.
Carlos H. Pereira 7 pts.
84º Marcelo S. 7 pts.
85º everton o. 6 pts.
86º Ricardo Guiraud 6 pts.
B. Barbosa 6 pts.
88º Adriano S. 5 pts.
Leonardo S. 5 pts.
Willian Stival 5 pts.
Marcelo Vrena 5 pts.
92º Cicero G. 5 pts.
Jackson Nogueira 5 pts.
94º Joao F. 4 pts.
Luiz K. 4 pts.
96º Antonio B. 4 pts.
andre junior 4 pts.
Rômulo S. 4 pts.
99º R. L. Zanetti 3 pts.
valdeci s. 3 pts.
Eduardo Discher 3 pts.
Luiz Franco 3 pts.
103º Marco s. 3 pts.
José S. 3 pts.
Marlon Marlon 3 pts.
Daniel G. 3 pts.
Sanderson S. 3 pts.
Nelson P. 3 pts.
Alexander M. 3 pts.
Jackson Haverroth 3 pts.
111º Rafael B. M. 2 pts.
Antonio W. Silva 2 pts.
113º Carlos M. 1 pts.
Sandro S. 1 pts.
rafael rafael 1 pts.
Rosi S. 1 pts.
Allana O. 1 pts.
119º Gilberto J. 0 pts.

Ver classificação completa

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet