Futebol, Ciência e Opinião
O que é Lesão Muscular ?
A lesão muscular caracteriza-se pela ruptura parcial ou total do músculo, sendo classificada em 4 graus. Os graus 1 e 2 dependem da quantidade de fibras musculares rompidas, já os graus 3 e 4, caracteriza-se também por uma lesão total ou parcial da “fáscia”(membrana quem envolve o músculo).
A dor
A lesão do tecido muscular, inicia-se de 6 a 24 horas após a ruptura acompanhada de um processo inflamatório bastante doloroso, que normalmente limita movimentos no músculo lesionado. A cicatrização inicia-se cerca de 3 dias após a lesão, podendo levar de duas a oito semanas.
Por que ocorre ?
A lesão muscular pode ser causada por um evento isolado ou por uma série de fatores. Redução dos níveis de força, fadiga crônica e aguda, desidratação, déficit nutricional, excesso de treinos e jogos, ingestão de bebidas alcoólicas, entre outros.
Prevenção
A prevenção envolve:
- Exames laboratoriais: que podem identificar o nível de dano tecidual causado pelo exercício;
- Treinamento de Forca: estudos indicam que o aumento de força muscular além de melhora de performance reduz a incidência de lesões musculares;
- Nutrição: orientação por profissional especializado, identificando se o atleta ingere a quantidade de nutrientes necessários em relação ao treinamento e jogos;
- Planejamento: envolve uma equipe multidisciplinar, formada por médico, fisioterapeuta, fisiologista, psicólogo, assistente social, preparador físico, técnico e auxiliares. Uma planificação adequada em relação ao volume e intensidade de treinamento, de acordo com a capacidade individual de cada atleta, evitam a síndrome do “Super Treinamento”, também denominada “Overtraining”.
O campeonato brasileiro é longo, desgastante e com pouco tempo de recuperação entre as partidas, o que favorece as lesões dos atletas que participam da maioria das partidas. É importante que o plantel seja formado por atletas de mesmo nível técnico, pois será fundamental poupar alguns jogadores no transcorrer da competição.
Além de todos os fatores citados, o profissionalismo do atleta é fundamental. As ações do clube podem ser ineficazes se o jogador não possuir consciência que sua ferramenta de trabalho é seu organismo. A ingestão de álcool, noite mal dormidas, cigarro, além de reduzir a “vida útil” e rendimento do atleta, ainda aumenta o risco de lesões.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)