Futebol, Ciência e Opinião
É comum ouvir nos bastidores do esporte a seguinte frase: “Se o futebol brasileiro fosse administrado de forma profissional como o Vôlei ou Futsal, seríamos invencíveis mundialmente”.
Após a queda em 2009, nem os mais otimistas conseguiriam imaginar que passados 15 meses, o Coritiba estaria novamente na primeira divisão, seria o atual campeão estadual e com grande vantagem para novamente levantar a taça na competição regional.
Isso é fruto de ações planejadas da diretoria e departamento de futebol profissional, deixando de lado o amadorismo e investindo pesadamente em profissionais qualificados e métodos científicos, deixando para o passado o amadorismo.
O Coritiba vive um dos melhores momentos da história, as perspectivas de crescimento são evidentes, o resgate da hegemonia no futebol paranaense vem ocorrendo a todo vapor,como descreveu o excepcional colunista Ricardo Honório, em sua coluna do dia 11/03.
Em breve começa o campeonato brasileiro, competição de alto nível técnico. Não me recordo quando foi a última vez que o Coritiba iniciou o nacional com uma equipe em tão boas condições de realizar uma ótima campanha.
A preocupação ainda fica a cargo das categorias de base, que apesar de ótimas colocações em competições amadoras, já faz algum tempo que nenhum atleta oriundo desse setor tem condições de atuar na categoria profissional como titular, limitando-se a opções de banco, como é o caso de Willian e Lucas Mendes.
O planejamento é a única saída que um clube como o Coritiba possui para competir em pé de igualdade com clubes de outros centros do país, que possuem receita maior, entretanto administrados de forma pouco profissional.
Torcedor do Coritiba, associe-se e colabore com esse crescimento.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)