Politicamente Incorreto
Prezados Amigos,
Hoje não vou falar especificamente do futebol do Coritiba até porque não quero me estressar e também não desejo estressar ninguém.
Vamos falar de Marketing.
Até quando os responsáveis pelo Marketing do Coritiba darão “murros em ponta de faca” em relação ao relacionamento com os sócios e principalmente com a TORCIDA do Coritiba que é o principal público alvo de uma efetiva campanha de sócios?
Percebe-se claramente que as estratégias utilizadas nos planos de sócios e preços de ingresso não estão obtendo o sucesso que se esperava, sendo que isso não deve-se única e exclusivamente ao desempenho do time dentro de campo.
Nosso maior exemplo é o do Setor Pró-Tork, que chega a nos entristecer quando mostrado pela televisão nacionalmente, na maioria das vezes semi-vazio.
Os responsáveis pelo Marketing do Coritiba estão trabalhando a estratégia errada. É nítido isso.
O Coritiba precisa urgentemente de um plano mais inteligente de sócios, um plano que efetivamente transforme o Setor Pró-Tork num local sempre lotado, como em outrora era a reta da Mauá.
Precisamos lotar a curva de fundos, sem sombra de dúvidas com sócios ou torcedores que queiram comparecer a jogos específicos, porém por um preço mais barato.
Precisamos ter os 3 anéis da arquibancada com lotação máxima, criar a “Muralha Verde”, como o Movimento Coritiba Inteligente já propôs, seguindo o modelo alemão do Borussia Dortmund.
Precisamos que não sobrem lugares vazios nas sociais, local hoje frequentado quase que em sua totalidade por sócios, visto o alto valor dos ingressos para este setor.
Como professor de Marketing que sou, posso analisar friamente a estratégia utilizada hoje pelo Coritiba em relação aos seus sócios e torcedores que compram ingressos eventuais e diagnosticar que a estratégia está errada.
As médias medíocres de público que o Coritiba vem tendo reforçam esta teoria. Ou o departamento de Marketing revê com urgência esta estratégia, ou a cada dia que passa teremos o estádio mais vazio e o pior: sem o desenvolvimento de novos admiradores, torcedores e sócios.
Ou uma atitude é tomada agora, ou nosso futuro poderá ser sombrio, muito mais do que podemos imaginar.
Com a palavra, a diretoria.
Um abraço e até a próxima.
Prof. Ricardo Fernandes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)