COXAnautas - Coritiba Eternamente

25/01, 08h19 | Arquibancada | Sergio Brandão

Por dedução...

Se o Coxa ganhou do Foz por 4, fora, e o Paraná também de 4, só que em casa, o Coritiba tem um time ligeiramente melhor que o Paraná!? A gente sabe que não é esta a medida, embora alguns torcedores façam este tipo de leitura. Na minha opinião, isso pode nos dar pelo menos uma certeza: este ano o Foz é um sério candidato ao rebaixamento. Nem Coritiba e nem ninguém deve “cantar de galo” ao vencer o pobre time do Foz, seja lá de quanto for.

Ao Coritiba, a dedução serve para dar a ideia do que ainda o time não fez e precisa fazer nas próximas rodadas, responsabilidade esta colocada nas costas da diretoria, não só pela torcida, mas também pelos adversários.

Malandramente, o Atlético se eximiu de qualquer responsabilidade, colocando seu terceiro time na competição. Se há anos chamam o regional de “ruralzão”, e a cada competição arrumam uma nova desculpa para mostrar o desinteresse, agora conseguiram fazer dela uma competição com menos atrativos ainda, pelos menos aos olhos de sua torcida. E com isso colocam o compromisso com o sucesso, da conquista do Paranaense, nas costas de Coritiba, Paraná, Operário, Londrina e quem sabe um Cianorte ou Maringá. Desta vez vai ser muito chato ter que explicar mais derrota ao terceiro time deles.

Bem ou mal, agora o regional é o que temos e queremos vencer. Pelo menos eu quero, com o desejo profundo que além de vencer, principalmente acerte o time para as duas principais competições da temporada, Copa do Brasil e Série B. Se passar das oitavas na Copa do Brasil, já estará no lucro. Se ficar entre os quatro primeiros da Série B, terá cumprido seu papel.

Complicado agora, é acreditar que o desejo se cumpra. Além de muito cedo, mesmo com mais uma vitória nesta terceira rodada do Paranaense, contra o Toledo, ainda não nos dirá quase nada. “A ansiedade mata”, diria o sábio. E nos matará antes que tenhamos a resposta para todas estas deduções e suposições, se continuarem a nos judiar como andam fazendo.

“Nos enganem que eu gosto”, talvez seja agora a frase que mais se encaixa no contexto Coxa, que é sentimento da torcida neste momento. Vencer o Foz com goleada não disse nada, porque na rodada seguinte, tropeça no Maringá. Começando o ano em casa, da mesma forma que terminou. Como já disse na coluna anterior, o problema não foi o empate com o Maringá, foi a qualidade do futebol apresentado. Melancólico, sem inspiração, sem encantamento, sem nada a não ser um ponto num magro e pobre 1x1.

Dos mais otimistas, ouço dizerem que este time é melhor que do ano passado. Dos mais pessimistas ouço que este grupo era reserva do ano passado”. Eu digo que é mesmo melhor que o time do ano passado, mas isso não nos dá nenhuma segurança para este ano, porque ainda está longe de ser um time confiável, que no minimo dê segurança ao torcedor. Devo acreditar nisso quando estiver completo, com os novos contratados e mais dois ou três reforços que precisam vir.

O time do Coritiba de 2019 ainda não entrou em campo. É preciso arrumar paciência por enquanto. Quem sabe com os reforços prometidos, a casa não ganha um ar de reforma e fica com cara de time de futebol... quem sabe!

Todo este raciocínio é para ajudar nesta mentalidade pequena, sem grandes pretensões. Porque já é possível perceber um conformismo com toda esta pequenez. Hoje a realidade Coxa passa muito longe do desejo de ter de volta aquele velho Coritiba de guerra.

Debate

  • "Pois é .. nada de novo empate mas que infelizmente se confirmou.
    Fora Samir e companhia ilimitada."

    J. Mario | 27/01, 19h57

  • "Bom dia pessoal. Daqui a pouco tem jogo no Couto Pereira.
    Ao meu ver segundo jogo chave em casa, contra o Maringá empate, hoje é vitória ou vitória, nada de novo empate. Mas seja qual for o resultado, fora Samir e companhia ilimitada."

    J. Mario | 27/01, 11h33

  • "Agora mudando de saco pra mala , estou vendono jogo entre Corinthians x Ponte Preta ...e esse mosquito é muito ruinzinho..acabou o paulistão, ja emprestam ele pra qualquer time da série B...fraquinho de futebol e fraquinho de corpo...não seria titular nem no tem do Coxa...não parece nem jogador de futebol....acho que não perdemos nada..."

    Jose Carlos R. | 26/01, 20h40 | Móvel

  • "E como ..! haha
    SAV"

    J. Mario | 26/01, 17h30

  • "Kazu, uma das duas revelações do Grêmio na Copa São Paulo sofreu uma lesão no joelho e ficará até 3 meses afastado.

    A boa notícia é que, de acordo com um comunicado oficial do clube, Kazu não vai precisar passar por procedimento cirúrgico. O atleta se lesionou ainda no primeiro tempo da partida contra o Corinthians, pelas quartas de final, em que o Grêmio foi eliminado após perder por 2 a 1.

    Natural de Marília, Kazu está emprestado pelo Coritiba até o final do ano. O jogador acabou no Grêmio graças a uma negociação envolvendo a ida por empréstimo do atacante Guilherme para o clube paranaense. Ao lado de Da Silva, o lateral foi um dos destaques da competição de base disputada em São Paulo."

    Admir Rosa | 26/01, 15h11 | Móvel

    • "Só pra mostrar como não se faz negócios. Kazu x Guilherme é o mesmo que Ferrari X Kombi. Negócio invejável!!!!"

      Admir Rosa | 26/01, 15h12 | Móvel

    • "Agora é muita inocência achar que ekes so fizeram lado por burrice !!! Tem muita gente levando um caminhão dinheiro nessas negociações, e com certeza não é o Coxa...."

      Jose Carlos R. | 26/01, 16h12 | Móvel

    • "Verdade!"

      Admir Rosa | 27/01, 07h30 | Móvel

  • Ver todos os comentários (27)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 71
Sport 60
Coritiba 57
Atlético-GO 57
América-MG 55
Paraná 54
CRB 51
Cuiabá 50
Operário 49
10º Botafogo-SP 47
11º Ponte Preta 44
12º Brasil de Pelotas 43
13º Vitória 42
14º Guarani 40
15º Oeste 40
16º Figueirense 38
17º Londrina 35
18º Criciúma 34
19º Vila Nova 33
20º São Bento 30

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 301 pts.
andre a. 291 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 289 pts.
Rui Valente 288 pts.
Marcelo luczyszyn 276 pts.
Leandro R. 276 pts.
Waldir Laska 272 pts.
Leonel S. 266 pts.
Ricardo Honorio 264 pts.
10º Marcelo G. 263 pts.
11º Jose R. 257 pts.
12º Juarez Mocelin 249 pts.
13º Hedy G. 248 pts.
14º Marcio Cardozo 247 pts.
15º Ido M. F. 246 pts.
16º Mauro S. 245 pts.
17º Luiz C. 244 pts.
18º Rodrigo P. 243 pts.
19º Julio C. R. 242 pts.
20º Job Grassi 241 pts.
21º João L. 239 pts.
22º Tiago L. 238 pts.
23º Ézio Ricardo 237 pts.
24º Valdir T. 237 pts.
25º Marco F. 236 pts.
26º Fernando Taschetto 235 pts.
27º Luiz Bueno Franco 235 pts.
28º Vitor Guedes 235 pts.
29º Gelson Roberto M. 235 pts.
30º Marcelo Carneiro 235 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Rupson F.
2º andre a.
3º CARLOS AUGUSTO B.
4º Rui Valente
5º Marcelo luczyszyn

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet