Segurança Defensiva
O Coritiba voltou a apresentar um bom futebol na vitória contra o Operário por 3x0, trazendo um pouco de alegria ao torcedor Coxa-Branca, que estava insatisfeito com o desempenho ruim da equipe na temporada. Além da melhora no futebol, a vitória evidenciou o bom momento que vive o setor defensivo da equipe alviverde. Mais uma vez, o Coritiba não sofreu gols, chegando à terceira partida consecutiva sem ser vazado e tem atualmente a melhor defesa do campeonato.
Nesta Série B, o Coritiba sofreu gols em apenas três das sete partidas disputadas, permitindo apenas um gol ao adversário nestes jogos. Os gols sofridos foram no empate em 1x1 contra a Ponte Preta e nas derrotas por 1x0 para Sport e Avaí.
Ao chegar na sétima rodada com apenas três gols sofridos, o Coritiba igualou o bom desempenho inicial das sete primeiras rodadas da Série B de 2021, quando a equipe comandada por Gustavo Morínigo também teve um bom desempenho defensivo, o melhor rendimento desde que o campeonato passou a ser disputado em pontos corridos.
Os bons números da defesa alviverde devem-se muito à segurança do goleiro Pedro Morisco. Com apenas 19 anos, o jovem goleiro vem sendo peça fundamental na equipe, fazendo defesas importantes. Além dele, a dupla de zaga com Maurício Antônio e Bruno Melo, após um início ruim na temporada, vem subindo de produção e transmitindo mais segurança à equipe.
Outro detalhe importante que merece ser mencionado é a excelente partida dos volantes Morelli e Sebastian Gómez contra o Operário. Além de serem efetivos na marcação e auxiliarem o setor defensivo, eles avançam ao ataque e estão sempre próximos da área adversária, como os volantes do futebol atual devem fazer.
Com a vitória de ontem, o Coritiba subiu algumas posições na tabela e ocupa atualmente a sétima colocação com 11 pontos, mesma pontuação que o Mirassol, porém com um jogo a mais. Na próxima rodada, o adversário da equipe alviverde será o Ceará, adversário direto na luta pelo acesso. Para continuar subindo na tabela e chegar ao G4, o Coritiba precisará mais do que nunca que o sistema defensivo confirme seu bom momento.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)