Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Guarani faz um início de segundo turno muito bom, com um aproveitamento de 77,8% dos pontos disputados, o que lhe coloca em segundo lugar em aproveitamento, atrás apenas do Coritiba que é o primeiro com 88,3% dos pontos disputados (três vitórias e um empate). Mesmo com esse aproveitamento, o Guarani ainda é o lanterna do campeonato com apenas 18 pontos ganhos, isso devido ao primeiro turno horrível que fez.
O time de Campinas fez uma reformulação no elenco, aproveitando a última janela, nada menos do que 11 jogadores foram contratados e com eles o técnico Alan Aal, que assumiu o time há pouco mais de um mês. Na última rodada o Bugre não jogou a partida contra o Botafogo (SP), jogo que deverá ser remarcado pela CBF e não foi realizado devido às condições de umidade e temperatura em Ribeirão Preto, principalmente devido às queimadas na região. Esse adiamento fez com que a equipe campineira ficasse 13 dias sem jogos, só treinando.
Neste jogo contra o Coritiba, o Guarani pode fazer algumas estreias, de jogadores que ainda não jogaram e foram recém legalizados, casos do lateral Emerson Barbosa, o volante Pierre e o atacante Lohan. O técnico Alan Aal ainda poderá contar com a volta do goleiro Vladimir, que não jogou diante do Santos por força contratual. O Guarani busca acabar com um retrospecto ruim dos últimos jogos contra o Coritiba, pois nos últimos cinco jogos o time perdeu todas e sequer fez gol no time do Coxa.
A provável formação que deverá enfrentar o Coritiba nesta terça-feira, no Brinco de Ouro da Princesa deve ser: Vladimir, Pacheco, Douglas, Salustiano e Jeferson; João Victor, Gabriel Bispo, Mateus Bueno e Airton; Luan Dias e Caio Dantas.
Guarani e Coritiba já se enfrentaram em 29 jogos na história do confronto, com 13 vitórias do Coritiba, 11 vitórias do Guarani e cinco empates. Jogando em Campinas foram 15 jogos com quatro vitórias do Coritiba, oito vitórias do Guarani com três empates. A última vez que o Bugre venceu o Coritiba em Campinas foi pela série B de 2018, quando obteve a vitória por 2 x 1.
Os últimos cinco jogos entre as duas equipes foram todos com vitórias do time Coxa-Branca: em 2019 foram dois jogos, vitória por 1 x 0 no Couto e 1 x 0 em Campinas; em 2021 foram dois jogos, vitória por 1 x 0 no Couto e 2 x 0 em Campinas e agora em 2024, no jogo do primeiro turno no Couto Pereira 1 x 0 para o Coxa.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)