Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Sport Club do Recife vem para Curitiba para enfrentar o time Coxa nesta sexta-feira no Couto Pereira sabendo que será uma partida difícil, pois ambas as equipes almejam subir para a série A de 2025. Há que ressaltar também que as duas equipes estão no top 5 das equipes com elencos mais valorizados da série B (Coritiba é o 2º e Sport é o 4º).
A equipe pernambucana está dividindo as atenções neste ano em três competições, ou seja, Copa do Nordeste onde vai fazer a semifinal contra o Fortaleza, a Copa do Brasil onde está disputando a 3ª fase com o Atlético Mineiro, inclusive perdeu o primeiro jogo em Belo Horizonte por 2 x 0 neste meio de semana, e a série B, onde pretende alcançar o objetivo que é o acesso. Lembrando que o Sport foi bicampeão pernambucano em 2024, derrotando o rival Náutico na final.
A campanha na série B até agora é de duas vitórias em dois jogos, sobre o Amazonas em Manaus e Vila Nova/GO na Arena Pernambuco.
O técnico do time é o argentino Mariano Soso, 42 anos, que foi contratado junto ao Melgar, do Peru. Soso implantou uma filosofia de jogo em que exige ofensividade do time, que seja sempre protagonista do jogo, independente de quem seja o adversário. Isso resultou numa invencibilidade de 13 jogos, que somente foi quebrada com a derrota para o Atlético Mineiro na última terça-feira pela Copa do Brasil. Após esta derrota, os jogadores já tiveram que “virar a chave” e focar novamente na série B, e garantem que estão mentalmente preparados para este desafio.
O meia argentino Alan Ruiz se recuperou de lesão e estará à disposição do técnico para o jogo contra o Coritiba, já o atacante Zé Roberto, com passagem pelo Coritiba em 2023, ainda se recupera de lesão no joelho e fica de fora da partida.
A provável escalação do Sport para este jogo deve ser: Caíque França, Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castan e Felipinho; Felipe, Fabricio Dominguez e Lucas Lima; Tite Ortiz, Romarinho e Gustavo Coutinho.
Coritiba e Sport já se enfrentaram em 40 jogos no total, valendo pela série A, série B e Copa do Brasil, com vantagem do Leão que tem 15 vitórias contra 12 vitórias do Coritiba e 13 empates.
Em partidas jogadas só em Curitiba, a vantagem passa a ser do time Coxa-Branca que, em 21 jogos, conseguiu 10 vitórias contra apenas três vitórias do Sport, com oito empates. O último encontro das duas equipes no Couto Pereira foi pela 3ª fase da Copa do Brasil de 2023 e deu empate por 3 x 3, com três gols de Alef Manga para Coritiba. Em outros dois encontros mais recentes no Couto Pereira, um pela série A de 2020 deu Coxa que venceu por 1 x 0, gol, de Sabino, e pela série B de 2019 as equipes ficaram no empate em 0 x 0.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)