Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Avaí teve um início muito ruim nesta série B, foram três jogos com duas derrotas, para Operário em Ponta Grossa e para o Santos na Ressacada, e um empate em Belém contra o Paysandu, conquistando seu único ponto até agora o que coloca o time posicionado na 17ª colocação na tabela. Seus atacantes não têm sido eficientes pois é o único time das séries A e B que ainda não marcou gols no campeonato. A má fase começou desde o campeonato catarinense, quando a equipe não conseguiu chegar à final e foi desclassificada na semifinal para o Brusque.
O técnico Eduardo Barroca não aguentou a pressão dos maus resultados e foi demitido após a derrota para o Santos, quando a equipe perdeu de 2 x 0 em Florianópolis. Em seu lugar foi contratado Gilmar Dal Pozzo, 54 anos, que foi atleta do próprio Avaí em 2004 e 2005, atuando como goleiro. Esta será a primeira vez que Dal Pozzo vai atuar como técnico de sua ex equipe. Em 2023 ele trabalhou na Chapecoense, porém, sem sucesso. Diferente dos técnicos anteriores, Dal Pozzo prioriza o esquema 4-4-2, sendo mais cauteloso na defesa, já que com Eduardo Barroca o esquema usado era o 4-3-3, que fazia com que o time jogasse mais no ataque, porém faltava equilíbrio entre os setores defensivo e ofensivo.
O time catarinense possui em seu elenco, nada menos que oito jogadores que já passaram pelo Coritiba. Entre os mais recentes que vestiram a camisa do Coxa estão William Pottker, Maurício Garcez, Marcos Vinícius e Gustavo Vilar, todos com passagens em 2023. Além deles, outros quatro jogadores estiveram no Coritiba em outro momento: o meia Giovanni, em 2019 e 2020, o goleiro César Augusto, em 2020, o zagueiro Alan Costa, em 2018 e 2019, e o meia Jean Lucas, que fez a base no Coritiba e deixou o clube em 2015, quando atuava no sub-20 e sub-23, mas não chegou a atuar pelo profissional.
O lateral direito Marcos Vinícius, recuperado de dengue deve voltar ao time titular, assim como o zagueiro Gustavo Vilar que deve assumir a vaga de Alan Costa.
O provável Avaí que entrará em campo no jogo contra o Coritiba neste sábado, deve formar com: César Augusto; Marcos Vinícius, Tiago, Gustavo Vilar e Mário Sérgio; Judson, Pedro Castro, Willian Maranhão e Giovanni; Pottker e Garcez.
Avaí e Coritiba já se enfrentaram em 13 jogos na Ressacada, o Coritiba venceu cinco, foi derrotado em quatro oportunidades e houve quatro empates. No último encontro das duas equipes realizado na Ressacada o Avaí venceu de virada por 2 x 1, com Igor Paixão abrindo o placar para o Coxa. Este Jogo foi válido pela série A de 2022.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)