Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
A equipe da Chapecoense vai encarar o Coritiba neste domingo como o “jogo da vida” pois o time ainda precisa de pontos para sua permanência na série B. A equipe do oeste catarinense está na 15ª colocação com 41 pontos ganhos, apenas três pontos à frente da Ponte Preta que abre o Z4 com 38 pontos. Mas com a derrota da Ponte para o Sport neste sábado, um simples empate pode salvar a Chapecoense. Existe uma mobilização na cidade de Chapecó para que a torcida vá apoiar o time, para que consiga a vitória diante do Coritiba, e se espera uma Arena Condá lotada. O técnico Gilmar Dal Pozzo acredita que com mais três pontos a Chape estará garantida na série B de 2025 e não quer depender do último jogo que será contra o Mirassol, na cidade de Mirassol.
O problema é que o time da Chapecoense é um dos piores mandantes da série B, pois jogando em seu estádio conquistou apenas cinco vitórias, teve sete empates e seis derrotas, portanto uma campanha muito irregular jogando em Chapecó.
Gilmar Dal Pozzo, treinador da equipe catarinense, tem dois desfalques para a partida contra o Coritiba, o zagueiro João Paulo e o centroavante Mário Sérgio que estão suspensos porque receberam o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Sport, jogo em que o time conseguiu um empate heroico em 1 x 1 em Recife.
A provável escalação da Chapecoense para encarar o Coxa neste domingo deve ser: Léo Vieira; Marcelinho, Bruno Leonardo, Rodrigo Moledo e Mancha; Rafael Carvalheira, Foguinho, Tarik e Italo; Marcinho e Perotti.
O histórico deste confronto mostra que, em 10 jogos disputados no total, o Coritiba ganhou cinco, a Chape ganhou quatro e teve um empate. Jogando em Chapecó o Coritiba ainda não venceu, foram quatro jogos com três vitórias do time catarinense e um empate. No jogo do primeiro turno realizado no Couto Pereira, Coritiba venceu por 1 x 0, gol de Lucas Ronnier.
A torcida Coxa-Branca não tem boas lembranças do último jogo com a Chapecoense em Chapecó. Foi no Brasileiro de 2017 quando a partida estava empatada em 1 x 1 e com esse placar o Coritiba permaneceria na série A, mas aos 49 minutos do segundo tempo o time catarinense fez o segundo gol e o time Coxa acabou sendo rebaixado para a série B com os mesmos 43 pontos do Vitória (BA), que se salvou no saldo de gols.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)