Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
Precisando de pontos para escapar do rebaixamento para a série C, o Paysandu vai para o “tudo ou nada” contra o Coritiba em Belém (PA). A equipe paraense está em 14º lugar com 37 pontos ganhos, apenas dois pontos à frente da Ponte Preta que é o time que abre a zona do rebaixamento com 35 pontos. O time vem de um bom resultado diante do Operário em Ponta Grossa quando empatou em 1 x 1 depois de estar vencendo. O resultado foi muito contestado pela diretoria e comissão técnica do Bicolor paraense em virtude de que o juiz do VAR ter marcado o pênalti que resultou no empate.
Existe outro fator que o Paysandu terá que suplantar nesse jogo, um tabu de 19 anos sem vencer o Coritiba em Belém, a última vitória foi no ano de 2005 pelo campeonato brasileiro, quando o Papão venceu por 2 x 1. Há que se ressaltar que o Paysandu venceu o Coxa em 2014, em jogo válido pela Copa do Brasil daquele ano, mas o jogo foi realizado em Marabá, interior do Pará, e não em Belém.
A torcida do Paysandu, sempre presente aos jogos na Curuzu, deve novamente estar em massa para acompanhar este jogo.
O técnico Márcio Fernandes, que assumiu o time no início de setembro desse ano, após a demissão de Hélio dos Anjos, poderá contar com o centroavante Nicolas que não jogou em Ponta Grossa devido a estar suspenso. Por outro lado, Leandro Vilela, Edinho e Jean Dias não devem ficar à disposição devido à lesão. Com isso, o provável time do Paysandu para enfrentar o Coxa nesta quarta-feira, às 19h30min em Belém deverá formar com: Matheus Nogueira; Bryan Borges (Edilson), Quintana, Wanderson e Lucas Maia; João Vieira, Matheus Trindade e Robinho; Paulinho Bóia, Nicolas e Borasi. Destaque para o jogador Robinho, meia que defendeu o Coritiba, que completou 50 jogos pelo time Bicolor. O também meia Biel, cria da base do Coxa, desde janeiro desse ano jogando no Papão, deve ficar como opção no banco de reservas.
Coritiba e Paysandu já se enfrentaram por 21 vezes na história, o Coxa leva vantagem no confronto com 11 vitórias, o Paysandu tem três vitórias e foram sete empates. Jogando em Belém, a vantagem alviverde continua, pois, em 12 jogos realizados foram quatro vitórias do Coritiba, três vitórias do Paysandu com cinco empates.
O último encontro das duas equipes em Belém foi pela série B de 2018 e houve empate em 1 x 1, gol do Coritiba marcado contra pelo zagueiro Diego Ivo.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)