Pré-Jogo
Por: Ricardo Honório
O Coritiba estreia na Copa do Brasil nesta quinta-feira (27), às 19h, diante do Ceilândia, no Estádio Abadião. Em meio a questionamentos e vindo de uma atuação ruim contra o Maringá pelas quartas do Paranaense, o Verdão entra pressionado para garantir sua classificação e afastar o fantasma das eliminações precoces na competição nacional.
O retrospecto recente não é nada animador. Nos últimos seis anos, o Coritiba caiu três vezes ainda na primeira fase da Copa do Brasil, sendo eliminado por URT, Manaus e Águia de Marabá. Dessa vez, o time precisa virar a chave e mostrar mais competência para não repetir esses fracassos.
Outro fator que aumenta a pressão é que todos os outros cinco clubes paranaenses já garantiram vaga na segunda fase. O Coxa, último a estrear, não pode ser a única equipe do estado a ficar pelo caminho. A torcida, impaciente com a diretoria e comissão técnica, espera uma resposta imediata.
O técnico Mozart, alvo de críticas por algumas escolhas, terá o elenco completo à disposição. A grande novidade é o retorno do zagueiro Maicon, recuperado de lesão. No setor defensivo, a dúvida fica entre quatro jogadores: Maicon, Thalisson, Rodrigo Moledo e Matias Fracchia. No meio-campo, apenas Sebastián Gómez tem vaga garantida, enquanto Filipe Machado, Vini Paulista, Matheus Bianqui e Josué disputam as outras duas posições.
Diferente dos anos anteriores, o visitante não tem mais a vantagem do empate. Para avançar, o Coritiba precisa vencer no tempo regulamentar. Se a partida terminar empatada, a decisão vai para os pênaltis.
A classificação hoje é fundamental não só pela premiação financeira e pelo avanço na competição, mas também para aliviar a pressão sobre o time e dar um pouco de paz ao torcedor, que já está com a paciência no limite. Por outro lado, uma nova eliminação precoce pode desencadear uma crise ainda maior no Alto da Glória e deixar Mozart ainda mais pressionado no cargo.
O Coritiba precisa encarar essa partida como uma final. Qualquer descuido pode custar caro e transformar a frustração da torcida em revolta. O alerta está ligado!
Assista aqui o Pré-Jogo do COXAnautas.
FICHA TÉCNICA
Ceilândia x Coritiba
Local: Estádio Abadião
Data:27/02/2025
Horário: 19h
Transmissão: SPORTV
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Auxiliares: Thiago Rosa de Oliveira Esposito (RJ) e Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis (RJ)
Ceilândia: Edmar Sucuri; Paulinho, Wallace, Badhuga e Danillo; Júlio César, Pedro Bambu e Nolasco; Kennedy, Felipe Clemente e Pablo Felix.
Técnico: Adelson de Almeida
Coritiba: Pedro Morisco, Rafinha, Thalisson (Maicon), Rodrigo Moledo (Matias Fracchia) e João Almeida; Filipe Machado (Vini Paulista), Sebastian Gómez e Josué (Matheus Bianqui); Lucas Ronier, Dellatorre e Everaldo.
Técnico: Mozart
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)