ELEIÇÕES
Por Luiz Fernando B. Budant Jr e Fabiano Utrabo Merlin - COXAnautas
Dando continuidade à divulgação, hoje os temas abordados são ADMINISTRAÇÃO e MARKETING.
A divulgação das respostas da Sabatina COXAnautas foi dividida em cinco partes, colocadas da seguinte forma:
Segunda-feira (08/12)
FUTEBOL PROFISSIONAL e CATEGORIAS DE BASE
Terça-feira (09/12)
ADMINISTRAÇÃO e MARKETING
Quarta-feira (10/12)
TORCEDORES e PATRIMÔNIO
Quinta-feira (11/12)
ESTATUTO e FUTURO
Sexta-feira (12/12)
MENSAGEM FINAL
Lembramos que não houve qualquer tipo de edição ou correção dos textos recebidos por parte dos editores do Portal COXAnautas, sendo o texto reproduzido ipsis litteris da forma como foi recebido.
ADMINISTRAÇÃO
Algum cargo em sua diretoria será remunerado?
CORITIBA, NÓS CONSTRUÍMOS Sim. O futebol é profissional. E o Coritiba terá pelo menos dois diretores, em áreas específicas, remunerados pelo salário de mercado. Ressaltamos que o G5 da nossa gestão além de não ser remunerado, não terá participação em passes de jogadores e empresas envolvidas com o clube. Nossa chapa já tem nomes que serão diretores voluntários para fortalecer ainda mais o Coritiba nos cinco pilares da nossa campanha: futebol, patrimônio, marca e negócios, gestão econômica e sócios. Pro Tork? É uma parceira vital para o progresso do Coritiba, incluindo a revitalização do Couto Pereira, que tem seus contratos abertos a todos e que trabalha pela grandeza do nosso clube.
COXA MAIOR Primeiro é importante deixar claro que todos os cargos políticos (eleitos) nunca serão remunerados. O Estatuto do Coritiba é claro quanto a isso. Precisamos de duas superintendências, uma administrativa e uma de futebol, e abaixo delas as gerências, esses sim cargos obviamente remunerados. Para as superintendências iremos atrás de profissionais reconhecidos no mercado. São eles que vão gerir nosso plano de metas.
Qual será o tempo diário (médio) a ser dedicado pelos seus diretores nas rotinas diretivas do Clube?
CORITIBA, NÓS CONSTRUÍMOS Diretor remunerado cumpre carga de trabalho. Diretor voluntário, que nossa nova gestão terá vários, estará 24 horas por dia pensando e trabalhando pelo Coritiba.
COXA MAIOR Nossa intenção com a criação das superintendências é justamente acabar com a figura arcaica do presidente centralizador. Os membros do G5 estarão presentes acompanhando todo o andamento de gestão, porém não envolvidos com a rotina do dia a dia. Terão participação mais estratégica. Garantimos que ficarão à disposição do clube o tempo necessário para o bom andamento do plano de metas.
Como sua chapa pretende administrar as dívidas do clube?
CORITIBA, NÓS CONSTRUÍMOS Com muita responsabilidade como vem fazendo há cinco anos. No dia a dia. O Coritiba é o clube, hoje, mais preparado para se adaptar à Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte que está para ser aprovada.
COXA MAIOR Em primeiro lugar, há muita especulação entre o que é realidade e o que é factoide. Pelo que sabemos, chegaremos na casa dos R$ 200 milhões ao fim do ano, a maior dívida da história do clube. O que faremos é um trabalho muito forte de renegociação e reorganização financeira, a ponto de ter condições ao longo do ano de pagar parcelas. R$ 200 milhões não se quita do dia para noite. O que não podemos mais é ver o clube com déficit todo ano e dívida aumentando. Teremos responsabilidade fiscal e orçamentária e certamente abateremos gradativamente esse valor.
O Coritiba hoje, precisa sofrer uma auditoria externa?
CORITIBA, NÓS CONSTRUÍMOS É extremamente desnecessária. Nestes últimos cinco anos o Conselho Deliberativo e seu Conselho Fiscal, junto com a auditoria independente, não esconderam nenhum fato dos conselheiros – inclusive de alguns que hoje integram a outra chapa e, que também inclusive, não contestaram as apresentações das contas. Está tudo nos balanços do Coritiba divulgados anualmente.
COXA MAIOR Precisa, obviamente. Não há uma grande empresa que possa ser comparada ao Coritiba que não seja auditada. A maioria tem auditoria interna e externa. Ainda mais falando de um clube com 9 mil sócios aptos a votar e mais de 20 mil contribuintes. Qualquer instituição que possui um quadro associativo desses tem obrigação de ser transparente e auditoria é um ponto primordial. Desejamos aumentar esse quadro, ter 40 mil. E nossa responsabilidade é ser transparente com o sócio, ter comprometimento financeiro. Teremos uma auditoria interna trabalhando mensalmente para contribuir com informações ao Conselho Fiscal e ao G5. E uma externa feita por uma grande empresa. Os dados serão publicados no Portal da Transparência Coxa-Branca.
O Coritiba deve priorizar a parte financeira, para só depois tentar buscar boas colocações nos campeonatos nacionais que disputar?
CORITIBA, NÓS CONSTRUÍMOS O Coritiba já conquistou campeonatos com dívidas e títulos protestados. E isto não faz muito tempo. Nossa Diretoria vai trabalhar a área financeira e buscar montar um plantel que possa vencer em campo.
COXA MAIOR O problema não é o orçamento, e sim como se gasta o dinheiro. A pergunta pode ser respondida com uma comparação. Em 2011 o Coritiba tinha um orçamento muito inferior a 2014 por exemplo. E podemos fazer diversas outras comparações entre elencos muito mais eficientes do que os últimos, nos quais o clube despendeu os maiores orçamentos da história. O gasto financeiro não está diretamente ligado a resultado. Mesmo cientes da dificuldade de reestruturação, os seríssimos problemas financeiros que existem, temos certeza de que temos muito mais capacidade de fazer futebol. Temos pessoas experientes, ligadas à história do Coritiba, que já fizeram no passado e sabem como fazer. Temos condições de fazer muito mais com muito menos. Hoje é impossível gastar somas vultuosas no futebol e repetir o orçamento dos últimos anos. O processo começa por não contratar jogadores de baixa qualidade com salários absurdos.
Caso sua chapa seja a vencedora, existe a possibilidade dos membros da chapa derrotada virem a colaborar em sua administração? Em caso de resposta afirmativa, no que essa colaboração seria necessária, e de forma esta colaboração ocorreria?
CORITIBA, NÓS CONSTRUÍMOS Esta é uma conversa e uma situação pós-eleição. Agora estamos em campanha, em busca de uma vitória que vai consolidar e construir um Coritiba vencedor.
COXA MAIOR Nunca fecharemos as portas para ninguém. Até porque teremos a eleição para o Conselho Deliberativo com proporcionalidade e certamente candidatos da outra chapa formarão o Conselho caso sejamos eleitos. Somos todos coxas-brancas e temos de caminhar na mesma direção. A ajuda com boa vontade, desde que associada ao projeto que defendemos, é muito bem-vinda.
A divulgação de balanços e demonstrações financeiras trimestrais, serão periodicamente auditadas por instituições independentes?
CORITIBA, NÓS CONSTRUÍMOS As contas do Coritiba são auditadas regularmente por uma auditoria independente.
COXA MAIOR Serão divulgações mensais. Como explicado acima, passarão por auditoria interna e externa feita por uma grande empresa.
MARKETING
Quais as ideias da chapa em relação ao marketing do clube?
CORITIBA, NÓS CONSTRUÍMOS Esta Diretoria vem trabalhando a marca Coritiba há muito tempo. Para se ter um exemplo, em 2009, o valor de exposição da marca Coritiba era de R$ 295 milhões. Em 2013, foi de R$ 808 milhões. Queremos chegar ao bilhão. Pretendemos conquistar mais patrocinadores para o Coritiba (hoje são a Caixa Econômica Federal, Coca-Cola, Nike, Pro Tork e Dufrio), rentalizando o Clube. Atualmente, neste setor, temos um valor em permutas que seja ao R$ 3,2 milhões ao ano, que, também, pretendemos aumentar. Vamos inovar, utilizando o marketing e suas ferramentas, para criar novas fontes de receitas para o Clube. Queremos dar uma nova visibilidade do Coritiba nas redes sociais, fazendo uso delas diariamente e com mais potencialidades.
COXA MAIOR Faremos uma reformulação total. O Coritiba é uma potência com a marca mal explorada. Tivemos o evento Alex por duas temporadas, um homem com imagem nacional e internacional gigante, e não exploramos esse potencial. O clube deixou passar grandes oportunidades e isso não pode mais acontecer. Teremos um departamento novo, muito mais eficiente e angariador de receitas. A intenção é desenvolver um programa macro, no qual podem ser apontados como principais pontos: plano de atração de investimentos; modernização, revitalização e internacionalização da marca Coritiba; programas de fidelização e ampliação da torcida; rede de colaboração de torcedores influentes; conceito de estádio multiuso; valorização do público infantil; criação da imagem dos jogadores-astros; plano de diversificação e reequilíbrio de receitas; busca por projetos socioeducativos, culturais e esportivos; valorização dos jogos como um evento único; estabelecimento de políticas de relacionamento com os diferentes públicos; expansão das Escolinhas do Coritiba pelo Brasil e exterior.
Qual o percentual do orçamento anual a sua chapa pretende aplicar no marketing?
CORITIBA, NÓS CONSTRUÍMOS O Conselho Deliberativo aprovou um orçamento para 2015 para as áreas Administrativa e de Marketing (estão juntas no orçamento) de R$ 13,6 milhões.
COXA MAIOR Teremos um volume de 25% orçamento total para despender todo o custeio fora o futebol profissional. O marketing está envolvido nisso. Mas hoje há muitas dúvidas em relação ao orçamento. Fala-se em R$ 95 milhões para o próximo ano, porém a conta está errada. Sabemos que já anteciparam R$ 10 milhões da cota da tevê. O que faremos é ampliar a verba do marketing com a reestruturação da área, novos conceitos de licenciamento e atração de investidores. Desta forma pretendemos capitalizar o departamento e que ele se estruture ano a ano. Reiteramos, o problema não é orçamento, é a forma como se gasta.
Com relação ao material esportivo. O atual contrato agrada ou serão realizadas mudanças?
CORITIBA, NÓS CONSTRUÍMOS A marca Nike é uma das mais poderosas no cenário esportivo mundial. Temos um relacionamento comercial muito proveitoso. Após a eleição deverá ser agendada uma reunião para que esta parceria seja ainda mais salutar para ambas as partes.
COXA MAIOR Não estamos dentro do clube para conhecer os termos do contrato. Temos uma visão do que é ideal. Sabemos que no final de 2015 ocorrerá o vencimento. Após tomarmos ciência do teor exato avaliaremos e negociaremos algo benéfico, que atenda por exemplo todas as faixas etárias – hoje faltam artigos para crianças e alguns materiais específicos, por exemplo. Não temos preferência por nenhuma empresa.
Acompanhe nesta quarta feira, a Sabatina COXAnautas com os temas TORCEDORES e PATRIMÔNIO.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)