Logo COXAnautas

Hora do balanço

Editorial

Já se passaram pouco mais de trinta dias desde a chegada do técnico René Simões ao Coritiba. De lá para cá, muita coisa mudou e muita coisa ainda precisa ser mudada para que o Alviverde possa finalmente voltar à primeira divisão



René Simões chegou ao comando técnico do Coritiba no dia 06/06/2007, no dia seguinte viajou junto com a delegação para Belém do Pará, onde viu o time conquistar a vitória frente à equipe do Remo pelo placar de 2x1, gols de Douglas Silva e Keirrison.

No jogo seguinte, frente ao Brasiliense, no Couto Pereira, René estreou de fato como técnico, comandando a equipe dentro do campo. Assistiu a um terrível primeiro tempo e teve a capacidade de mudar o time no intervalo e conquistar a virada, novamente pelo placar de 2x1, gols de Anderson Lima e Gustavo.

Após isso, dois jogos fora de casa e apenas um ponto conquistado, algo totalmente fora de qualquer planejamento, visto que foram pontos perdidos para equipes de baixíssima qualidade técnica.

Na volta para casa, de forma apertada, o Cori venceu o Fortaleza e o CRB. No primeiro jogo o time levou sufoco do adversário mesmo quando este tinha dois jogadores a menos. No segundo jogo, o Verdão teve uma atuação melhor, mas após abrir a vantagem de 2x0 no placar acomodou-se e deixou o adversário gostar do jogo. De qualquer forma, foram seis pontos conquistados e o dever de casa cumprido.

René enfrentou diversos problemas desde a sua chegada. Contusões e suspensões forçam o treinador a até mesmo improvisar de forma arriscada, como aconteceu no caso do jogo contra o Ceará, quando nenhum dos três laterais do lado esquerdo estava disponível e o técnico acabou escalando o meia-atacante Dinei, que inclusive foi expulso naquela partida.

A principal mudança que se nota desde a chegada de Simões está no discurso e no ambiente, que agora parece bem mais agradável para todos. A atmosfera que foi criada começa a dar seus primeiros sinais de resultados e isso certamente influencia de maneira positiva na forma de atuar dos jogadores, especialmente os mais jovens, que tendem a sentir mais quando a pressão aumenta.

Analisando puramente os números, René também mostra bons resultados, são seis jogos, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. O time sofreu seis gols e marcou nove. O aproveitamento é de 66%. Um bom índice, mas ainda é muito cedo para sofrer qualquer tipo de comparação.

Verificando a campanha de modo geral, observamos que o Coxa detém um aproveitamento na casa dos 63%. O time ainda peca em alguns fundamentos, como o ataque, que não marcou muitos gols na competição e precisa melhorar bastante. A defesa, como já é tradição no Alto da Glória, é a menos vazada do Campeonato, com nove gols sofridos.

Agora, pela frente, o Verdão entra numa difícil série de jogos na competição, começando por enfrentar o atual líder, Criciúma, fora de casa; depois, também fora, o Santo André, que é muito forte dentro de casa, e, na seqüência, o até agora surpreendente Barueri, a encardida Ponte Preta, ambos no Couto Pereira, e, o tradicional Vitória, no Barradão. São cinco jogos para testar de verdade o potencial e o emocional do time. Destes cinco, três são contra atuais concorrentes diretos à vaga na primeira divisão.

O time está em evolução, o desafio é grande e a torcida é forte.


Raça, Verdão, primeira divisão!


Equipe COXAnautas
Link copiado para a área de transferência