EDITORIAL
Para você ser grande, você deve pensar grande. Esse princípio é encontrado em qualquer livro de auto-ajuda, mas parece que a Diretoria do Coritiba não é adepta desse tipo de literatura.
Éramos grandes, ficamos maiores com o aumento das cotas da TV, mas a atual equipe de pseudo-administradores não identificou as oportunidades e fomos caindo, encolhendo, apequenando e agora nos tornamos nanicos.
Não há nada de errado em ser nanico, até mesmo porque ser nanico deve ser temporário. Existem diversos exemplos de nanicos que pensaram grande e hoje atingiram seus objetivos e continuam batalhando para crescer ainda mais. Eles querem se tornar gigantes, e assim, esmagar os nanicos, pois o futebol é um rico e promissor mercado. Que empresa não teria interesse em dominar o seu mercado, aproveitando as fragilidades dos concorrentes?
O problema é quando o nanico não cresce e se adapta ao novo meio, acostumando-se a justificar o injustificável, culpando o "imponderável". Esse é o problema do Coritiba hoje. A atual diretoria que comanda o Clube não pensa grande, não quer crescer. Pior, não tem um projeto capaz de fazer isto acontecer, seja a curtíssimo, curto ou médio prazo.
Ao invés de buscar alternativas para arrecadar capital para o Clube, preferiu choramingar pelos cantos.
Sem nenhum planejamento, achatou o futebol para 2007. Sem verba, sem time, sem técnico, sem mística. Excetuando-se alguns jogadores que assumem que querem ficar no Coritiba e lutar, ficamos nas mãos do destino e da sorte. Ninguém pode afirmar se essa equipe e comissão técnica inexperientes darão certo ou não. Só o tempo vai mostrar. Ao torcedor, cabe torcer para que dê certo. E rezar.
Opções para aumentar a arrecadação do Clube é o que não faltam. Não é vergonha olhar o sucesso do vizinho. Internacional, São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Juventude, Figueirense largaram na frente. Todos eles apostam no torcedor. Claro, o torcedor é o principal pilar do futebol.
Vergonha é ir na contra-mão da modernidade. Vergonha é perder investimentos, é perder renda certa, é perder a credibilidade que podemos mudar o panorama em vez de repetir os mesmos erros.
Uma das alegações da atual diretoria que comanda o Cori para não expandir o quadro social é de que o Clube não tem atrativos como piscina, quadras de futebol de salão, entre outros equipamentos para colocar à disposição dos sócios. É verdade, que agora a diretoria decidiu lançar um novo pacote de ingressos e estuda a implantação de novos quadros associativos. Mas também é verdade que estas medidas deveriam ter ocorrido logo nos primeiros dias da gestão. É premissa básica de um clube de futebol querer ter a torcida por perto.
Quanta falta de vontade! Quanta falta de informação! Não existe fórmula secreta para o sucesso, mas é fundamental ter inteligência e vontade, muita vontade. Vontade de fazer. E se errar, boa vontade para assumir os erros e procurar corrigi-los, não repeti-los.
Os clubes acima citados, pioneiros na expansão do quadro social, são exemplos para todos os demais clubes do país. E como é fácil se inspirar em suas fórmulas de sucesso. Basta acessar suas páginas na Internet. Lá encontram-se todas as vantagens que o novo sócio terá. Desde concorrer ao sorteio da bola do jogo, receber a revista do clube em casa, concorrer a uma camisa, num concurso cuja regra é bem simples: basta pagar em dia a mensalidade, até ganhar uma viagem com a delegação em jogo fora de casa.
Enfim, informações para ser grande é que não faltam, basta vontade de ser grande.
Enquanto isso, nota-se que no Alto da Glória não se fala em Copa do Brasil, apenas em Campeonato Paranaense. Sem querem desmerecer o título estadual, mas a conquista desse título é mais do que obrigação, nada de excepcional, muito pelo contrário. Em 2007, o torcedor não aceitará desculpas. Vitórias são obrigações! Como um dia disse a Mancha Alviverde do Palmeiras, em uma faixa estendida no Parque Antártica, no dia em que o Palmeiras subiu: "Só subiu porque caiu!", numa cobrança direta contra a diretoria do clube paulista.
Depois de fazer o que fez com o torcedor Coxa-Branca, a atual diretoria tem que ter como objetivos em 2007, a conquista do Campeonato Paranaense, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro Série B.
Montar um time já em 2006, para iniciar bem o Paranaense, acalmar a torcida e motivar o time para vencer os 10 jogos da Copa do Brasil. Esta competição é fundamental para o Alviverde na temporada 2007, pois o Cori precisa urgentemente voltar com força à mídia nacional e internacional e, ainda, mostrar aos concorrentes da Série B quem é o favorito ao título.
A Copa do Brasil é o filé mignon que a faminta torcida do Coxa tanto pede. E é bom lembrar, que depois de muitos anos, desta vez a tabela do Alviverde ajuda. Chegou a hora de pensar, planejar e agir como time grande que o Coritiba é. Pelo menos no coração de sua gigantesca torcida.
Equipe COXAnautas
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)