Início da arrancada
Por: Ricardo Honório
Na próxima sexta-feira, o Coritiba enfrenta o Vila Nova, no Couto Pereira, buscando se manter na liderança da competição e ampliar a distância para os seus concorrentes diretos a uma vaga na Série.
A situação atual é bem diferente do momento que o Coritiba vivia quando enfrentou o Vila Nova em jogo válido pela quinta rodada do primeiro turno da Série B. Naquela oportunidade, o time alviverde ocupava apenas a 9ª colocação, com 4 pontos em 3 jogos disputados, uma vez que a partida contra o Brusque, válida pela quarta rodada tinha sido adiada em razão dos confrontos do Coritiba contra o Flamengo pela Copa do Brasil.
O técnico Gustavo Morínigo vinha sendo fortemente questionado pelo torcedor Coxa, pela maneira covarde como o time alviverde atuou nas duas derrotas para o Flamengo, principalmente no primeiro jogo no Couto Pereira, quando o Coritiba não conseguiu sair do seu campo de defesa.
Rumores vindos do Alto da Glória davam conta de uma possível demissão de Morínigo em caso de um fracasso em Goiânia. O time alviverde entrou bastante modificado para a partida. William Farias, Val, Robinho, Waguininho e Igor Paixão, hoje titulares absolutos, começaram no banco de reservas e entraram no segundo tempo.
Mesmo com muita dificuldade, o Coritiba conseguiu vencer os goianos com um gol de Igor Paixão, após passe de Waguininho. A vitória contra o Vila Nova foi o início de uma grande arrancada do time alviverde, que conseguiu vencer cinco jogos seguidos, além de alcançar uma sequência invicta de nove jogos, chegando ao final da décima-quarta rodada à vice-liderança, com um jogo a menos que os seus adversários.
A sequência de invencibilidade foi quebrada na derrota para o Operário por 1x0, quando o time alviverde voltou a fazer uma partida abaixo da crítica.
Confira a sequência invicta de 9 jogos do Coritiba
Vila Nova 0 x 1 Coritiba
Gol: Igor Paixão
Coritiba 1 x 0 Vitória
Gol: Waguininho
Guarani 0 x 2 Coritiba
Gols: Luciano Castan e Léo Gamalho
Confiança 0 x 1 Coritiba
Gol: Waguininho
Coritiba 2 x 1 Remo
Gols: Léo Gamalho (2)
Cruzeiro 0 x 0 Coritiba
Coritiba 1 x 1 Vasco
Gol: Léo Gamalho
Sampaio Corrêa 2 x 3 Coritiba
Gols: Val, Paulo Sérgio (contra) e Léo Gamalho
Coritiba 1 x 1 CRB
Gol: Igor Paixão
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)