Laterais
Contratado como lateral-direito, segundo palavras de Bruno D’Ancona em reunião com torcedores, Zeca deverá começar a Série B como titular da lateral esquerda. Isso ocorre porque o jovem João Almeida sofreu uma lesão no amistoso contra o Santos e deve desfalcar o Coritiba nas primeiras rodadas.
Conhecido pelo técnico Mozart, Zeca disputou 23 jogos pelo Mirassol na campanha do acesso à Série A, atuando sempre pelo lado esquerdo. Ambidestro, ele chegou ao Coritiba para substituir o experiente Rafinha, que rescindiu contrato com o clube.
Para a lateral direita, o Coritiba também contratou Alex Silva, outro jogador que trabalhou com Mozart no Mirassol. No entanto, ele era reserva de Lucas Ramon, ex-Coritiba, que terminou a temporada como titular. Em 2025, Alex Silva disputou sete partidas pela Portuguesa no Paulistão, mas encerrou o campeonato no banco de reservas.
D’Ancona foi questionado pelos torcedores sobre a contratação de Alex Silva e justificou que o lateral chega apenas para compor o elenco, oferecendo uma alternativa com características físicas diferentes. No entanto, com a lesão de João Almeida e a saída de Rafinha, Alex Silva deve iniciar a Série B como titular.
No jogo-treino contra o Patriotas, que terminou empatado em 1x1, Alex Silva e Zeca formaram a dupla de laterais do Coritiba.
Atualmente, o Coritiba conta com o jovem Felipe Guimarães como opção para a lateral direita. Já pelo lado esquerdo, além de Zeca, o elenco dispõe dos zagueiros Bruno Melo e Mathias Fracchia, que podem atuar improvisados na posição.
A tendência é que o clube não traga mais reforços até o fechamento da janela dos estaduais. Assim, para o início da Série B, as contratações se limitam a Zeca, Alex Silva, Wallisson, Carlos De Pena e Nicolas Careca.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)