Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Cianorte nas últimas três temporadas no campeonato paranaense tem se tornado figura constante nas quartas de final. No ano passado a equipe ficou em 6º lugar na classificação geral do torneio estadual o que acabou lhe rendendo uma vaga na Copa do Brasil de 2024, ajudado pelo A. Paranaense, este que, apesar de ter ficado em 8º lugar na classificação do Brasileirão 2023, ainda conseguiu a vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil. Com isso, o Leão do Vale tem calendário cheio para este ano, pois além do paranaense, vai disputar a Copa do Brasil, quando enfrenta o Corinthians, e a série D do brasileiro.
A campanha no estadual até agora tem sido boa, foram três vitórias, um empate e duas derrotas. A equipe ocupa a 4ª colocação na tabela com 10 pontos ganhos.
Os treinamentos para o certame estadual começaram em 27/11/2023, portanto a equipe já tem mais de dois meses de preparação e com isso, novamente quer assegurar uma boa classificação e em consequência, um lugar nas competições nacionais de 2025.
O técnico do time é Zé Roberto, contratado em setembro de 2023, após ter trabalhado no Independente São Joseense, da região metropolitana de Curitiba.
O elenco do Cianorte é formado por jogadores em sua maioria jovens que foram contratados para a disputa do estadual, com alguns remanescentes do ano passado. Nada memos do que 20 jogadores foram incorporados. Destes, os mais conhecidos do público e mais “experientes” são os atacantes Júnior Dutra, 35 anos, (ex-Corinthians, Fluminense, Vasco e Avaí) e Guilherme, 35 anos, (ex-Cruzeiro, Atlético-MG, Corinthians e A. Paranaense). Por último foram incorporados o goleiro Tiepo, ex-Chapecoense e Leandrinho, ex-Bragantino.
O time que irá a campo para enfrentar o Coritiba nesta quarta-feira deve ser escalado da seguinte maneira pelo técnico Zé Roberto: Vinicius Almeida, Marlon, Raphael, Matheus Guedes e Samuel Toscas; Adriano, Nathan e Guilherme (Juninho), Júnior Dutra, Vinicius Faria e Lucas Lourenço.
Cianorte e Coritiba já se enfrentaram em 29 jogos, todos valendo pelo torneio estadual, e a vantagem Coxa-Branca é enorme, foram 20 vitórias alviverdes contra apenas três do Cianorte, com seis empates. Em jogos disputados na cidade de Cianorte, no estádio Albino Turbay, foram 11 jogos com sete vitórias do Coritiba e apenas duas vitórias da equipe da casa, com dois empates.
O último jogo entre as duas equipes em Cianorte foi em 2022, e deu Coxa que venceu por 1 x 0, gol de Leo Gamalho, jogo valendo pelo confronto de ida das quartas de final. A última vitória do Cianorte sobre o Coritiba, jogando no estádio Albino Turbay, em Cianorte, foi em 2017, quando venceu por 1 x 0, na semifinal do estadual daquele ano, porém o Coritiba reverteu a vantagem no Couto Pereira e acabou campeão estadual disputando a final com o A. Paranaense.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)