Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Cianorte é mais um time do interior do Paraná que virou SAF, e, em 2024, um grupo coreano comprou 70% do futebol do clube prometendo bons investimentos, porque tem a ambição de estar numa série B do Campeonato Brasileiro em quatro anos. Este ano o Cianorte, além do Paranaense, vai disputar também a série D.
O Leão do Vale está em 7º lugar na tabela de classificação, após os jogos deste sábado, com os mesmos 10 pontos do Coritiba, porém perde nos critérios de desempate (saldo de gols). O time do noroeste do Estado chegou a liderar o campeonato nas três primeiras rodadas, porém teve uma queda de rendimento nos últimos três jogos quando perdeu duas partidas e empatou uma, justamente a última, que foi considerado um bom resultado, contra o Athletico na Baixada quando Cianorte saiu na frente no placar e acabou tomando o empate.
O técnico do time é Jerson Testoni, 43 anos, que já está treinando a equipe desde março de 2024. O treinador não poderá contar para este jogo, com o meia/volante Danrley que está suspenso porque tomou o terceiro cartão amarelo no último jogo. O goleiro reserva, Eugênio Neto tomou a vaga do titular Tiepo que andou falhando nos dois gols da derrota para o Rio Branco de Paranaguá. Os destaques do time são o experiente zagueiro Anderson Sales, 36 anos, os atacantes Guilherme Beléa, Clinton (nigeriano) e Yousuke Morishige, japonês que foi indicado pela SAF e que atuava no Shimizu S-Pulse do Japão.
O provável time que vai enfrentar o Coxa no estádio Albino Turbay, em Cianorte, nesse domingo, deve formar com: Eugênio Neto; Gabriel Souza, Wesley, Anderson Salles e Nicolas; Pedro Ivo e Breno Augusto; Clinton Udeh, Beléa e Luiz Fernando; Gabriel Ramos.
O Coritiba tem um retrospecto bem favorável em jogos contra o Cianorte, ou seja, em 32 jogos no total o Alviverde ganhou 23, perdeu apenas três e foram seis empates. Em jogos disputados na cidade de Cianorte, o retrospecto continua favorável ao time Coxa-Branca, que, em 13 jogos, venceu nove e perdeu duas, com três empates.
No Paranaense de 2024, as equipes se enfrentaram em Cianorte na primeira fase e o Coritiba venceu por 1 x 0, gol de Robson. Nesse mesmo campeonato as equipes disputaram as quartas de final e novamente deu Coxa que venceu em Cianorte por 4 x 0, gols de Leandro Damião, Robson (2) e Matheus Frizzo, e no Couto Pereira o Coritiba venceu por 2 x 0, gols de Leandro Damião e Lucas Ronnier.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)