Conhecendo o adversário
Por: João Carlos Sihvenger
O Cascavel é o atual vice-campeão estadual, perdeu a final de 2023 para o A. Paranaense, lembrando que tirou o Coritiba nas quartas de final. A equipe vem fazendo boas campanhas nos últimos estaduais, basta ver que tem dois vices campeonatos, em 2021 quando perdeu para o Londrina e 2023 já mencionado anteriormente. A boa campanha do ano passado rendeu ao clube vaga na série D e Copa do Brasil. Na série D o Cascavel não foi bem, não conseguiu avançar de fase e na Copa do Brasil vai jogar a primeira fase agora em fevereiro, com o Petrolina, time do interior de Pernambuco, com a vantagem do empate.
A equipe está atualmente em 7º lugar na tabela de classificação com 13 pontos ganhos, já garantido na próxima fase, inclusive o confronto com o Coritiba pode se repetir nas quartas, desde que o Coritiba mantenha o 2º lugar e o Cascavel mantenha o 7º lugar. Seria uma repetição do estadual do ano passado.
Para este campeonato, o time cascavelense vem totalmente reformulado e contratou nada menos que 20 jogadores. Os únicos remanescentes do time do ano passado são Carlinhos (zagueiro), Libano (lateral), Pedrinho (meia), Rodrigo Alves (atacante) e Victor Daniel (atacante). Para completar os 30 jogadores do elenco atual são utilizados atletas das categorias de base.
O técnico atual do time é Matheus Costa que assumiu a equipe na terceira rodada do campeonato, em lugar de Leston Júnior que foi demitido do cargo. Antes de assumir o Cascavel, Matheus Costa trabalhou em três equipes em 2023, Santo André (SP), Floresta (CE) e Ferroviário (CE).
O time que deve enfrentar o Coritiba neste domingo no estádio Olímpico Regional, em Cascavel, poderá ter a seguinte formação: Paulo Gianezini, Libano, João Marcus, Eduardo Junho e Matheus Leal; Denis, Garraty e João Pedro (Vitor Daniel); Klenison, Manoel e Rodrigo Alves.
Nos últimos cinco jogos entre Coritiba e Cascavel, o time Coxa tem levado desvantagem, foram duas vitórias da Cobra e três empates. No geral, os confrontos entre Coritiba e Cascavel somam 16 jogos, com boa vantagem do Coxa que tem oito vitórias e apenas três derrotas com cinco empates. Jogando em Cascavel foram sete confrontos, com duas vitórias para cada equipe e três empates, porém, a última vitória do Coritiba jogando em Cascavel foi em 2017 quando goleou o time cascavelense por 5 x 0, gols de Wallison Maia, Anderson, Kleber, William Matheus e Neto Berola.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)