COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

08/06/11, 05h10 | Além das quatro linhas | Diego Souza

Façamos nós o calor



Nesta quarta-feira, 08, o Coritiba enfrenta uma das suas maiores batalhas já travadas em sua história centenária, a final da Copa do Brasil 2011. Você que está lendo este texto está vendo a história passar diante dos seus olhos e isso é emocionante para qualquer coritibano que se preze.


O Vasco da Gama, clube polêmico, porém de muita tradição no futebol brasileiro não lembra nem de longe o rival do nosso título de maior expressão até hoje, o Bangu, que teve força a 25 anos atrás, mas que hoje vive na periferia do futebol. Se vencermos, será de forma inconteste, será contra um clube definitivamente grande e não haverão argumentos alheios que possam diminuir nossa conquista. Outro ineditismo é a decisão de um campeonato nacional feita por um clube paranaense em seus domínios.


O Coritiba não chegou à final por obra do acaso, pulverizou quem atravessou o seu caminho e com certeza não dará vida fácil ao time carioca jogando no Alto da Glória, os ingredientes principais deste jogo serão o frio congelante, o provável vento cortante, a torcida enlouquecida e, o óbvio e mais importante, a vontade dos jogadores Alviverdes em vencer o jogo.


A primeira foto que ilustra esta postagem e esta que está ai embaixo mostram o que o Coritiba precisa para vencer o Vasco de Ricardo Gomes e o seu "melhor elenco do Brasil", o Cori precisa de tesão!





O Coritiba precisa ter a fome de gol incansável que nos levou ao épico 6x0 contra o Palmeiras falastrão, precisa da garra e da força que nos fez segurar o placar de 1x0 contra o aguerrido Ceará no Couto Pereira e precisamos da paciência que botou 3 tentos ao natural na nossa conta contra o A. Paranaense. O Coritiba precisa de tesão para cumprir estas rotinas e este tesão só pode ser imposto por nossa torcida somada aos nossos gladiadores em campo.


Já acreditei que torcida ganha jogo por si só, mas depois das quedas dos últimos anos mudei um pouco o meu pensamento. Torcida ajuda? Muito, desde que os jogadores estejam prontos para abraçar a causa do clube, e sabem do melhor? Os jogadores que estão no Coritiba hoje estão completamente engajados em abraçar a "causa Coritiba" e o sucesso deles é o nosso sucesso. Um exemplo disso é a voracidade comovente com que o atacante Bill avançava nas bolas alçadas ao ataque do Verdão no jogo contra o Ceará, nossa torcida gritava o inconfundível "Bill, Bill, Bill!" e ele atacava quem estivesse com a bola, independente da distância e da circunstância, não havia bola perdida e a prova efetiva de que torcida e time juntos podem amedrontar o adversário era a reação dos zagueiros do Ceará que chutavam a bola para onde o nariz apontasse, mesmo com o nosso jogador ainda distante deles.


Outra curiosidade sobre o jogo é a forma como a imprensa e os torcedores dos times que não estão na decisão estão tratando a partida. A imprensa nacional já tem o seu campeão, o costumeiro vice da nação é dado como o grande vencedor do título, mesmo tendo torcedores do seu time rezando para a partida acabar rápido jogando em seus domínios. A nossa imprensa, talvez para não parecer parcial, faz matérias sem sentido ou acabam tendendo para o lado carioca sem perceber. Quem acompanha a jornal Gazeta do Povo viu matérias com tarólogos falidos e desconhecidos e até um texto sobre um jejum de dois jogos do Cori sem fazer gols. Considerando que este campeonato é o segundo mais importante do Brasil e leva à Taça Libertadores da América eu gostaria de verdade de ler matérias de qualidade e com textos motivadores em vésperas de partidas importantes no referido jornal ao invés das esguichadas de gasolina no fogo que é a Copa do Brasil. Uma lástima pra um jornal que diz apoiar o povo paranaense com todas as forças.






Imagem conseguida por Marcus Popini, consul Alviverde no Rio de Janeiro



As torcidas adversárias também apimentam o embate final do campeonato, podemos dizer sem dúvidas que "o Coritiba é o Brasil na Copa do Brasil", o Vasco é um clube odiado por quem não torce por ele, participou de momentos constrangedores para ser campeão de alguns títulos, como a Copa João Avelange por exemplo, onde protagonizou cenas patéticas como a queda do alambrado de São Januário na final do certame. Podemos afirmar sem medo que apenas o nosso rival histórico, A. Paranaense está torcendo pelo nosso insucesso, algo natural.


Segundo o Simepar a máxima nesta quarta-feira não passa dos 17º e a mínima pode chegar a 5º, provável temperatura do horário do jogo. O tempo estará frio, mas não nós, torcedores e jogadores coritibanos.


Estou finalizando este texto às 05h08 do dia que espero ser um dos mais felizes da minha vida, o dia em que vi o Brasil curvar-se à grandeza do Gigante Verde e Branco do Paraná. Tenho certeza que milhares de coritibanos estão como eu, ansiosos e sem sono para ver esta grande partida de futebol e espero que a espera seja recompensadora.



Façamos nós o calor necessário para engrandecer o Coritiba e esquentar os nossos corações com a alegria de ser campeão! VAMOS EM BUSCA DA VITÓRIA!

Saudações Alviverdes amigos Coxas-Brancas!

+0

Debate

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 42
São Paulo 41
Flamengo 39
Internacional 37
Palmeiras 37
Santos 37
Fluminense 35
Grêmio 34
Fortaleza 29
10º Corinthians 29
11º A.Paranaense 28
12º Bahia 28
13º Atlético-GO 28
14º Bragantino 26
15º Ceará 26
16º Sport 25
17º Vasco 24
18º Coritiba 20
19º Botafogo 20
20º Goiás 16

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 198 pts.
Rupson F. 185 pts.
Bruno O. 179 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 174 pts.
Anderson85 Anderson85 172 pts.
CARLOS CARLOS 166 pts.
Eden Leão 163 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 162 pts.
Selma R. 159 pts.
10º Adriano Leal 157 pts.
Marcos Kuff 157 pts.
12º Ricardo Honorio 157 pts.
13º Tiago Z. 156 pts.
14º cleverson k. 152 pts.
15º Rafael Minoli 152 pts.
16º Ezequiel B. 151 pts.
17º Andre T. 151 pts.
18º Marco Ferreira 151 pts.
19º Persio F. 150 pts.
20º Luiz R. 150 pts.
21º Valdir T. 150 pts.
22º j. miranda 148 pts.
23º Álvaro M. 147 pts.
24º Valdir 147 pts.
25º Evaldo Maciel 145 pts.
26º Jorge Lopes 145 pts.
27º Dorvalino J. 144 pts.
28º Ido M. F. 144 pts.
29º Sanjiro J. 142 pts.
30º marcos j. 142 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet