COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

23/11/11, 17h00 | Alma Guerreira | Tony Sallum

Quanto vale a nossa camisa?


O título deste post não se refere ao valor da camisa do Coritiba para venda nas lojas, diz respeito ao valor por nós conseguido pela venda dos espaços publicitários da mesma.

Pois bem, farei uma breve lembrança do ano de 2007, ano muito vitorioso para nós, em todos os sentidos. Ano em que tive o privilégio de trabalhar no clube, como coordenador de marketing, com a missão maior de fazer aquela união de "time & torcida" que atingiu seu ápice na campanha "Vamos Subir Coxa", da qual todos devem lembrar.

Em meio às inúmeras turbulências políticas e do futebol, uma dentre as várias atribuições que me couberam, trabalhando sempre com um orçamento de ZERO reais devido aos problemas financeiros vividos pelo clube, era o de, também, ajudar a vender os espaços publicitários da nossa amada camisa.

Depois de muito esforço conseguimos um parceiro à altura de nosso nome: a Vale Fértil, que nos ajudou em inúmeras ações de marketing, além de estampar sua marca em nosso manto sagrado. Até o final daquele ano tentamos mais alguns parceiros, mas todas as propostas esbarraram nos números finais. Todos sub-estimaram nosso valor, e o nosso presidente na época, Giovani Gionédis, sabiamente, preferiu não desvalorizar nossos espaços, pensando no médio e longo prazo.

Enfim, o valor que acabamos conseguindo naquele ano foi insignificante para um clube do porte do Coritiba, mas que seguia desacreditado por muitos, inclusive por nossos patrocinadores, que viam na série B, um verdadeiro fantasma.

Passados quatro anos, numa gestão catastrófica (2008 e 2009) e noutra de recuperação e superação (2010 e 2011). Hoje temos uma realidade muito diferente, onde o profissionalismo e o planejamento seguem firmes sob o pulso de Vilson Ribeiro de Andrade.

Andrade, já no ano passado, contratou para comandar o setor de marketing, o Doutor Oliver Seitz, formado na Inglaterra e o primeiro profissional com a sua qualificação a trabalhar em um clube de futebol no território brasileiro. E de lá para cá, o que se viu foi um salto espetacular, tanto de valorização de nossa marca, como no profissionalismo e planejamento.

Hoje temos em nossa camisa, marcas fortes, como: Banco BMG, IRA Moto Parts, J. Malucelli e LG Sementes. Passamos, neste ano de 2011, por um "problema" jamais vivido no Coxa: Não vendemos mais, por falta de espaço! Algo sensacional, principalmente se tratando de futebol paranaense.

O valor total destes patrocínios deve girar em torno de 15 a 20 vezes mais do que em 2007. Sem dúvida uma evolução considerável. E essa evolução passa por diversos outros setores do próprio marketing, como também do restante do clube.

Por essas e outras, que não me canso de afirmar que estamos no caminho correto. Por essas e outras, que não me canso de elogiar o, agora, de fato e de direito, Presidente Vilson Ribeiro de Andrade, homem que está mudando o rumo do nosso Cori. Nossa meta, hoje, não se resume a montar um time para fazer uma boa campanha num determinado ano, e já na temporada seguinte ter que começar da estaca zero e ainda repleto de dívidas acumuladas devido à montagem de um "time de aluguel".

Hoje estamos fixando nossos pilares para sermos realmente grandes, em breve!

SAV
Tony Sallum

+0

Debate

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O Autor

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet