Arquibancada
As coisas no Coritiba são mesmo muito diferentes da média. Ao contrário dos outros clubes, especialmente os que também caíram para Série B, que já trabalham montando o time para a retomada em 2024, o Coritiba ainda se debate com as causas que o levaram à queda. Ou uma das causas: o caso Manga.
Eu já manifestei pelo menos duas ou até três opiniões sobre o caso Alef Manga. Logo no começo, me senti traído com o que fez o jogador. Mais adiante, reconheci o peso social do problema, entendendo principalmente a total incapacidade de Manga em perceber o contexto social onde se insere profissionalmente. Aliás, um dos grandes problemas entre os jogadores brasileiros. Hoje mesmo Marcelinho Carioca protagoniza uma cena bastante comum no meio. Num terceiro momento, consigo admitir a falta que Manga fez ao Coritiba. Talvez se não tivesse sido punido com o afastamento do futebol, a história do Coritiba teria sido outra ao final desta temporada.
Desde que voltou, o jogador parece obsessivo com a ideia de se desculpar e tentar voltar a defender o Coritiba. O clube não se manifesta oficialmente. Alef Manga se apresenta com um arrependimento de doer a alma, de mexer até com o torcedor mais sangue frio.
Chegamos num ponto difícil da questão. O primeiro deles é entender o contexto do Coritiba. Enquanto os principais adversários se reforçam com qualidade, o Coritiba, pelo menos por enquanto, se manifesta mais humildemente, com mais gente saindo do que entrando. É verdade que quem sai, já vai tarde, mas também abre mão de qualidade, como Moreno e Bruno Gomes. Na atual conjuntura, Manga seria muito bem-vindo e pelo que vejo entre os torcedores, a aceitação do pedido de desculpas do jogador, parece ser maioria.
Acredito nas desculpas de Manga, acredito que pode contribuir com o grupo. Só a vontade de mostrar serviço e de virar o jogo, parece ser digno de aposta. Mas o passional torcedor não perdoará Manga na primeira pisada de bola, que seja por não estar num bom dia. Um penalti mal cobrado, um cartão amarelo no calor da disputa, certamente vão gerar desconfianças.É preciso levar em conta que Manga pode ter perdido a confiança do torcedor e será exigido em 100% de rendimento.
A verdade é que, agora, o Coritiba precisa dele. Assim como ele do Coritiba, pois então, que se abracem.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)