COXAnautas - Coritiba Eternamente

22/07, 16h13 | Arquibancada | Sergio Brandão

O cobrador de ônibus

“Tô me sentindo como amante que apanha, é desprezada, e ainda volta implorando amor" - disse o cobrador de ônibus ao motorista da linha Detran /Vicente Machado. Isso no começo desta tarde de segunda-feira (22), na véspera de jogo do Coritiba, que segundo o cobrador “vai mais uma vez fazer das suas, tenha certeza," -conclui ele." Mais uma luta dentro de casa pra ganhar de um time mequetrefe lá de Goiás”, disse ele em voz com volume bastante alto.

“Não volto mais enquanto não arrumarem a casa, disse o cobrador, arrematando a conversa. “Nem por cincão o ingresso. Tá louco, é muito sofrimento”! Ainda ter que sair dali e chegar em casa e ouvir gozação da patroa... não senhor, pra mim chega! - disse ele antes do ônibus se encher de passageiros e perder o contato visual com o motorista.

Se ateve ao seu celular, enquanto atendia novos passageiros. O rapaz parecia ser antigo na linha. Conversava e brincava com todos que chegavam. Me chamou atenção o bom humor, mesmo com o time do jeito que tá.

Mais na frente fico intrigado com o tanto que dedilha aquele celular. Me aproximo dele três pontos antes de descer do ônibus. Olho melhor e vejo números em seu aparelho.

Puxo assunto e pergunto do Coxa. - “E seu time”? Ele me olha com cara desconfiada, achando que deveria ser mais alguém com gozação. -“Tá mal, mas vai melhorar”, me responde ele um pouco brabo. Sorrindo digo “é isso aí, não dá mole pra gozação, não”.

Rapidamente, antes de me queimar com o fogo que saia dos seus olhos, me apresento como Coxa-Branca também. O cara respira aliviado. Estava livre de mais uma gozação.
“Você acredita mesmo que vai melhorar”? - perguntei. Ele aponta pro celular e me mostra uns cálculos que estava fazendo, projetando os próximos resultados, contando muito otimista com pelo menos 4 pontos nas próximas duas rodadas, com o Coxa jogando uma em casa e outra fora.

O cálculo dele também ainda previa o tropeço dos adversários próximos e somando os pontos que imagina que o Coxa precisa ganhar, e os que os adversários precisam perder, acabam colocando o Coritiba na frente, finalmente entre os quatro primeiros, quem sabe. Coisa de torcedor se agarrando nas ciências exatas, tentando nela a redenção.

Pensei e concluí que o torcedor é mesmo a parte mais frágil desta relação. Que deveria ter uma forma de sensibilizar atletas e dirigentes com cenas como aquela que eu acabava de ver. Um cidadão puro, inocente, loucamente apaixonado pelo seu clube, mas desprezado, não tolerando sequer brincadeiras com a situação. Aquilo era a coisa mais séria do mundo para ele.

Esta turma que comanda o futebol, nem imagina que lá fora, histórias como esta mudam uma vida, mudam muitas coisas, às vezes adoecem uma pessoa.
Sem contar que, seja lá quais forem os motivos que levam o cobrador da linha Detran/ Vicente Machado, ao estádio, ele ainda paga para sentar naquela arquibancada, onde anda sendo desprezado e por isso jura que não volta mais.

Aliás, a arquibancada deveria ser o primeiro estágio de um dirigente que postula os gabinetes de um clube de futebol. Deviam passar por testes, como dirigir automóvel, por exemplo. Só tira carteira de diretor, de conselheiro, depois de longos anos de arquibancada, sem nenhum poder. Apenas gritando, reclamando e esperneando, como todo torcedor. Acabo de lembrar que Samir fez este caminho, mas deve ter colado na prova final.

Quanto aos jogadores, acho que uma passagem obrigatória pela linha Detran/Vicente Machado, todo começo de semana daria um pouco de ensinamento do que é amor a um clube de futebol. Teriam muito que ouvir e aprender com o meu amigo cobrador.

Debate

  • "FORA SAMIR!!!"

    R. L. Zanetti | 23/07, 11h06

  • "COM ESTE INCOMPETENTE NA PRESIDÊNCIA DO COXA, INFELIZMENTE NOSSO CAMINHO É O MESMO QUE O PARANITO, SÓ PATINANDO NO BARRO, NUNCA SAI DO LUGAR, CHACOTA DOS ADVERSÁRIOS, ALEGRIA PARA O RIVAL, E ONDE ESTÃO OS "GRANDES" COXAS-BRANCAS ?
    PODERIAM SE REUNIR PARA TENTAR FAZER ALGUMA COISA PELO CORITIBA."

    Carlos A. J. | 23/07, 10h11

  • "Só lembrando que o Samir veio da arquibancada e deu no que deu..."

    Antonio A. | 23/07, 09h55

  • "Um colega xarope acaba de me dar a noticia q o Adriano ex coxa com os poodles."

    Luiz O. | 22/07, 22h53 | Móvel

    • "Acho que o salário foge do padrão Poodhle MCP. Já contrataram LE."

      Rogério M. | 22/07, 23h10 | Móvel

    • "sim contrataram, já até anunciaram e nós temos quem pras laterais mesmo? '-'"

      Alex V. J. | 22/07, 23h45

    • "O abismo so cresce entre nos.... Samir vai f... de vez."

      Luiz O. | 22/07, 23h47 | Móvel

    • "Podiam mandar um L.E de graça pra gente... Damos os 2 nossos e um técnico."

      O. Yossafat | 23/07, 00h13 | Móvel

    • "É triste ver que eles crescem e já sao tratado com outros olhos pela midia nacional e a nós definhando kd vez mais e os presidentes / conselheiros não se tocam"

      Guilherme C. | 23/07, 00h17

    • "Desgraça! Não é que esse vaaagabundo é phoodle! Nunca Esperei que o Adriano iria jogar lá! Miserável! ...ôh que raiva!"

      Thiago D. | 23/07, 02h03 | Móvel

    • "Fujam para as colinas.
      Adhriano phoodleo, o que está acontecendo?

      Me recuso a assistir qualquer vídeo de apresentação e ver ele falando de estrutura, planejamento, títulos.

      Tá foda demais"

      Ysmaim L. | 23/07, 08h22 | Móvel

    • "Não dá para culpar o ADRIANO. Ele está sem clube e olha para o time que ele queria jogar está se debatendo para se manter na série B com sérios riscos de vir a frequentar a série C. Infelizmente já perdemos o retorno do RAFINHA e agora do ADRIANO. E se não tivermos estruturados logo o MIRANDA se aposenta no SP. Assim vão nossas chances de vermos grandes jogadores que nós formamos vestirem nossa outrora vitoriosa camisa.
      Perdemos Tiago Carleto e Raphael Veiga para os Poodles. Já podemos nos acostumar a vermos nossas promessas irem pro rival. Se num tempo distante nós é que contratávamos do rival, agora eles tão com a bola e nós com o SAMIR."

      carlos r. | 23/07, 09h11

    • "Grandes jogadores que já passaram por aqui, falam que tem vontade de retornar, foi assim com Adriano, Miranda, mas quando olham a estrutura e situação que está o Coritiba desanimam, além de que o Coritiba não tem como pagar os valores altos do mercado e não faz nenhum esforço para conseguir também. Rafinha e Alex só retornaram para o Coritiba, pois é fim de carreira."

      Alessandro M. | 23/07, 10h40

    • "Sua fonte é boa Luiz O. Tomara que se contunda no primeiro jogo."

      Rogério M. | 23/07, 11h06

  • Ver todos os comentários (30)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 35
Coritiba 33
Atlético-GO 29
Sport 29
Botafogo-SP 27
CRB 26
Ponte Preta 26
Cuiabá 26
Londrina 25
10º Operário 24
11º Paraná 24
12º Brasil de Pelotas 21
13º Figueirense 20
14º Vitória 18
15º Vila Nova 18
16º América-MG 18
17º Oeste 18
18º Criciúma 17
19º São Bento 16
20º Guarani 13

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Leandro R. 148 pts.
andre a. 147 pts.
Marcelo Carneiro 145 pts.
Leonel S. 137 pts.
Hedy G. 137 pts.
Ido M. F. 137 pts.
Marcelo luczyszyn 135 pts.
Marcelo G. 134 pts.
Ricardo Honorio 133 pts.
10º Wellingtton Wellingtton 131 pts.
11º Rodrigo P. 131 pts.
12º Juarez Mocelin 130 pts.
13º Robson R. 128 pts.
14º Rupson F. 128 pts.
15º CARLOS AUGUSTO B. 127 pts.
16º Julio C. R. 124 pts.
17º Alysson Delalibera 124 pts.
18º L. G. Coltro 123 pts.
Sanderson 123 pts.
20º Gilmar Francisco das Chagas 123 pts.
21º Luiz C. 122 pts.
Jose R. 122 pts.
23º L. Comeli 122 pts.
Job Grassi 122 pts.
25º Luis Henrique 121 pts.
26º Valdir T. 121 pts.
Tiago L. 121 pts.
28º João L. 120 pts.
Alexandre Franco 120 pts.
30º F. 120 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Leandro R.
2º andre a.
3º Marcelo Carneiro
4º Leonel S.
5º Hedy G.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet