Arquibancada
Craque não perde gol, é o goleiro que faz grande defesa, porque em geral o craque acerta o chute e quando não está num dia de sorte, a bola não entra, mas quando Figueiredo, Damião, Brandão ou um outro qualquer... destes que contam a história dos dias de hoje do Coritiba, parece que passam batido pelos ensinamentos do fundamento do futebol. O chute coloca a bola longe do gol, mesmo que tenha sido dado debaixo da trave. No caso do Damião consigo lembrar que foi um bom jogador, mas há algum tempo já não é mais o mesmo. Virou mais um para encerrar a carreira por aqui. Aliás, já tinha praticamente encerrado, foi o Coritiba que o colocou no mercado de novo.
Já falei aqui dos tempos sem CT (Centro de Treinamento). Naquela época que o time treinava no Couto, em geral com os portões abertos. Hoje, quando isso acontece é em véspera de partida importante, promovem interação com a torcida, ficou clean. Não que eu seja contra os CTs, acho que eles tem toda razão de existir, mas blindou demais o time e ninguém mais sabe o que rola lá dentro.
Cansei de ver treino no Couto onde a coisa era “pegada”. Se o atleta recém chegado não correspondia, a gente logo via e o cara era rifado com tolerância de alguns treinos coletivos. O caso era encerrado e se fosse mantido no grupo, pelo menos não criava na gente a expectativa que criam hoje e ninguém sofria com isso. Caso de muitos que o torcedor só vai ver o cara já uniformizado vestindo o manto,cantando o Hino Nacional, sem que a torcida saiba da real condição do jogador, a não ser nas partidas oficiais.
Gostaria muito de saber se Figueiredo também está mal nos treinos? Gostaria muito de saber se Damião tá mal só nos jogos ou também nos teinos. Se Natanael treina assim como joga? O Jamerson desaprendeu? A irregularidade do Seba é a mesma dos treinos? Como se comporta o treinador dentro de campo apitando o coletivo? Treinam jogadas, escanteio ???
Os CTs tiraram a relação pura do time com o torcedor. O futebol ficou tão importante que criaram um grande evento em torno dele, com atores bastante questionáveis.Os caras viraram celebridades e não correspondem à expectativa que colocam sobre o espetáculo. Estamos pagando pelo glamour que deram pra cena: carrões, seguranças, cabelos estilosos, pernas depiladas, etc etc etc.A qualidade do futebol agora é secundária.
Me tornei um velho chato, quase não suportando mais esta palhaçada que cerca o futebol brasileiro. Sempre resisti ao brilho do futebol europeu, mas estou aos poucos banindo para estas bandas. Também cercado desta palhaçada toda, mas com muito mais qualidade.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)