COXAnautas - Coritiba Eternamente

28/01, 08h20 | Arquibancada | Sergio Brandão

Argel pede calma

Calma? Mas de novo? É só o que restou da torcida que de alguma forma ainda se encontra por aqui ou no estádio, que ainda se propõe a trocar algumas ideias sobre futebol. Isso já dura longos anos e não há mais de onde tirar calma. Não há mais calma nem com jogadores novos, nem com os velhos, nem com treinador e tão pouco com dirigentes, os principais responsáveis por todas estas contratações de anos seguidos. Quando parece que temos sempre o mesmo time, só mudam os nomes.

Com os treinadores alguma diferença, me fazendo sempre lembrar da famosa frase do Edú Coimbra, quando falava que em muitos casos, o papel do técnico de futebol é muito mais de psicólogo do que de treinador. Então, sem time de futebol, não há mesmo muito o que fazer. Argel começa a cair na ladainha de apagar o incêndio que Sandro e Eduardo tentaram apagar, fazendo o papel de psicólogo. Tentando acalmar a torcida, para garantir o emprego, mas sabe que se há uma solução, ela deve ser tentada entre os atletas que ele ajudou a trazer, na montagem deste elenco de 2019.

Argel é responsável pela montagem deste elenco, mas o outro lado desta história é que o que trouxeram, era o que tinha disponível no mercado para o que Samir disse que poderia pagar. O barato que sai caro e quem paga a conta é a paixão do torcedor e a ele mais uma vez pedem calma.

Depois de algum tempo acompanhando o futebol, não é preciso dar muito tempo a alguns atletas. Ver o futebol de alguns, uma, duas ou três vezes, já é suficiente para saber até onde podem chegar. Caso de Iago, Kady, Nathan Mateus Bueno, Vitor Carvalho e outros que vivem uma interminável fase de testes, há mais de um ano, onde já levaram o que restava da paciência da torcida e de alguns cronistas que, ao preferir não queimar o jogador, faz silêncio se calando em nome da boa convivência com o clube.

A relação clube/torcida acontece quando há reciprocidade. Precisa haver volta, ter retorno, como num casamento. Do contrário, um dos lados desiste.

Não há mais de onde tirar a calma, Argel. Há um saco bem cheio com os mesmos problemas, as mesmas histórias que se repetem há muito tempo.

No respeito pelo trabalho de todos, inclusive de dirigentes, o pacto foi o silêncio neste início de ano, mesmo que descordando de alguns nomes trazidos, na esperança que depois de uns dias na casa, participando de um mês das novenas na Perpetuo Socorro, talvez pudessem ser objetos de milagres inexplicáveis. Mas não. Não houve milagre e os de sempre continuam como sempre foram. E dos recém chegados, uma surpresa, Sávio que chegou para a reserva de Mattioni, parece jogar além da conta do nível do próprio Coritiba.

Contra o Toledo, o lateral parecia ser uma exceção num mar de um bando de atletas voluntariosos, mas sem organização, sem técnica e principalmente sem qualidade.

O Coritiba de sempre, dos anos passados. Ainda a espera de um milagre, mas já sem nenhuma calma, meu caro Argel!

Debate

  • "Considerando fatores pós ferias, formação e condicionamento de jogadores, prefiro esperar o jogo a partir de quarta-feira para avaliar sem raiva ou paixão.

    Nos últimos dois jogos em casa achei boa as atuações do Sávio, Alan Costa, João Vitor, Igor Jesus e Giovanni. Ou seja, 50% se saiu bem. Também considerando que pegamos dois times bem fechados na retranca, o que é bem complicado pra qual time, prefiro aguardar mais alguns jogos. Na minha modesta opinião, o passe e a posse de bola melhorou. Nenhuma maravilha mas melhorou. Precisa ajustes nos fundamentos e chutar a bola no gol dos caras.

    Amém!"

    Admir Rosa | 29/01, 07h27 | Móvel

  • "Com a palavra, nossos 80 conselheiros... Que votaram para a permanencia de Samir Namur"

    Luciano S. | 29/01, 00h20

  • "A esta altura, o Argel faz lembrar o Eduardo Batista no ano passado quando todos pediam a sua cabeça e a diretoria teimou em mantê-lo ate ser tarde demais e a vaca já tinha ido pro brejo... FORA SAMIR E TRUPE, INCLUINDO VRA!!!"

    Henrique J. | 28/01, 22h48

  • "Triste a nossa situação!! Mas calma Sérgio (KKK) é só janeiro ainda!!"

    Amilton Cesar | 28/01, 22h16 | Móvel

  • "O que o Argel Gênio quer é garantir seu emprego...

    Ver se chega até o meio do ano..Nada mais que isso...

    Calma já acabou a mais de 6 anos no CFC"

    Marcos B. | 28/01, 19h31 | Móvel

  • Ver todos os comentários (33)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 42
Atlético-GO 38
Sport 38
Botafogo-SP 35
Operário 35
Coritiba 34
CRB 33
Paraná 33
Cuiabá 32
10º Ponte Preta 31
11º Brasil de Pelotas 29
12º América-MG 29
13º Londrina 28
14º Oeste 26
15º Vitória 24
16º Vila Nova 24
17º São Bento 23
18º Criciúma 23
19º Figueirense 23
20º Guarani 22

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

andre a. 181 pts.
Rupson F. 178 pts.
Wellingtton Wellingtton 174 pts.
Leandro R. 174 pts.
Marcelo Carneiro 172 pts.
Leonel S. 171 pts.
Marcelo luczyszyn 166 pts.
Rui Valente 166 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 166 pts.
10º Ricardo Honorio 163 pts.
11º Julio C. R. 161 pts.
12º Ido M. F. 161 pts.
13º Hedy G. 160 pts.
14º Juarez Mocelin 158 pts.
15º Jose R. 157 pts.
Marcelo G. 157 pts.
17º Rodrigo P. 157 pts.
Alysson Delalibera 157 pts.
19º Job Grassi 155 pts.
20º L. Comeli 155 pts.
21º Admir Rosa 154 pts.
22º Gilmar Francisco das Chagas 154 pts.
23º Valdir T. 154 pts.
24º Robson R. 153 pts.
25º Antonio Alvaredo Filho 152 pts.
26º Aramis Vieira 150 pts.
27º L. G. Coltro 150 pts.
28º Vitor Guedes 150 pts.
29º Walber Gonçalves de Queiroz 149 pts.
30º Mauro S. 148 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º andre a.
2º Rupson F.
3º Wellingtton Wellingtton
4º Leandro R.
5º Marcelo Carneiro

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet