COXAnautas - Coritiba Eternamente

24/02, 21h00 | Arquibancada | Sergio Brandão

Cadê o clube que tava aqui? O gato comeu!

É preciso entender o futebol a partir de torcedores. Do contrário, futebol e clube, sem torcida, pode ser qualquer coisa, menos futebol.

No Coritiba, os últimos dirigentes iniciaram um processo de exterminio da torcida Coxa, numa sucessão de ações equivocadas, ao preço de no máximo, em mais alguns poucos anos, termos o Couto Pereira como o primeiro estádio sem utilidade para a prática do futebol.

Um estádio ou clube sem time e sem torcida, mas que será apresentado orgulhosamente como propriedade de um clube, com suas contas em dia, sem dever dinheiro algum a ninguém, mas sem torcida porque, não haverá mais futebol.

Quem sabe sendo espaço e também dando origem a uma confraria de ex- presidentes - honestos, que devem se reunir uma vez por mês em jantares comemorativos, levantando brindes à liquidez financeira da instituição, que na verdade não será mais de futebol, mas de cavaleiros que honraram o fio do bigode. Algo como a Boca Maldita que reúne seus confrades uma vez por ano e confraternizam.

Seremos um clube de senhores que transformaram sonhos, uma linda história de conquistas, na honra de terem sido os homens que um dia presidiram um clube de futebol que mais adiante poderia muito bem ser chamado de tudo, menos de Foot Ball.

Acabam cruelmente com sonhos de gerações, especialmente das mais novas que escolheram um clube de futebol para torcer, muitos por influência de uma tradição familiar, mas que se perde na história. Um clube com um belo passado no futebol, mas sem futuro.

Hoje, amanhã e todos os dias, matam dezenas de torcedores Coxas. Ou pelo menos os convidam a escolher outras paixões - as correspondidas - sugerindo que se ocupem com o que pode lhe dar mais prazer e alegria.

Um clube de história, que para muitos nada mais significa e vive seus últimos dias.

História de personagens de um passado já bem distante, contada há muito tempo que já se mistura com ficção.

Não demora, ficará apenas o nome: Coritiba (sem) Foot Ball Club, o único que nasceu, viveu e morreu, como ninguém na historia do futebol brasileiro.

Viva Samir, Vilson, Cirino e Bacellar. Nomes que marcam para sempre e definitivamente a história de um clube que um dia foi de futebol.

Debate

  • "Desses ai o Vilson ainda fez algo pelo futebol o resto deusolivre"

    Giovani P. | 26/02, 13h15

  • "De tanto economia que o Samir tá fazendo a pergunta é: em quanto está a dívida do clube?"

    Irineu R. | 26/02, 10h44 | Móvel

  • "Dos citados, Samir, Vilson, Cirino e Bacellar penso que tudo começou desandar com o Vilson. Ele pegou o clube com 70 milhões negativos e entregou com 220. Com a geração Gimenes e salários além do surrealismo e devaneios, ficamos com uma herança maldita. As centenas de ações trabalhistas, juros bancários elevadíssimos e desmanche generalizado, permitiu herdar um pedágio caríssimo acrescidos de alta incompetência administrativa.

    Não acredito que o clube vai acabar ou virar uma Portuguesa. Certamente levará um bom tempo pra recuperar este passivo econômico e humano. É o tal inferno astral que pousou por aqui. Mas vai passar, precisa apenas de um presidente de verdade. Só um, afinal pra tudo tem jeito e ficar pior parece impossível."

    Admir Rosa | 26/02, 07h37 | Móvel

  • "Eu falo isso, ja ha algum tempo...o torcedor coxa não vai mais..Os dirigentes deitados em berço , bebendo e comendo do melhor. Se não tivessem saido de uma eleicao Eu diria que são inflitrados para destruir o clube, matando primeiro a sua torcida. Ja deu, esse caras tem que sair...ou saio eu, depois o Marcelo, depois o João...até que sejamos a Portuguesa..."

    Joao Illenseer | 25/02, 14h00 | Móvel

  • "Quem desses foi pior ou mais irresponsável ou cometeu algum desvio de verba? " Samir, Vilson, Cirino e Bacellar "
    Olha, o correto seria fazer uma CPI, investigar e após punir.
    Fiquei sabendo também, que a situação do Coritiba juridicamente é preocupante demais, estamos flodidos e sem recursos.
    Penso que talvez seria melhor vender o CT e pagar as dívidas e treinar no couto mesmo e recomeçar do ZERO."

    Mario E. J. | 25/02, 11h35

    • "No regulamento geral de competições da CBF um clube não pode treinar no campo de jogo. É necessário CT separado."

      Mauro S. | 25/02, 12h22

    • "Legal não sabia!"

      Mario E. J. | 25/02, 13h50

  • Ver todos os comentários (43)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet