COXAnautas - Coritiba Eternamente

12/05, 10h41 | Arquibancada | Sergio Brandão

Coisa de maluco

Seu Ênio, o Ênio Andrade, treinador do time campeão de 85, uma vez me disse que torcedor entende tanto de futebol que ainda precisa de um radinho para acompanhá-lo enquanto vê seu time jogar.

Sempre muito respeitoso, seu Ênio era uma boa prosa, mas não tolerava nenhum tipo de intromissão em seu trabalho. Principalmente de torcedor com radinho na mão. Era capaz de ouvir, agradecia, mas sempre fazia do seu modo. Aliás, sempre muito seguro no que fazia e dizia.

Lembrei dele e desta conversa que tivemos, não só porque o assunto agora é treinador, mas porque sou o típico torcedor à moda antiga. Gosto de ouvir radinho enquanto estou no campo, assistindo meu time. Gosto de ver e ouvir. Muito também pelo que acontece ali dentro, que muitas vezes a gente não vê e descongece alguns detalhes.,Este foi um dos argumentos que usei naquela conversa com seu Ênio, que só me olhou e deu um sorrisinho maroto. Meus argumentos não o convenceram.

No domingo, fiz a estreia de um radinho que tinha comprado naquela semana. Eu, meu rádio novo e você - que também esteve lá - saímos do estádio como campeões de 2017. Seu Ênio que não me ouça, mas vou além do radinho.

Tenho muito disso, caneca especial para o café da manhã em dia de jogo importante, camisa, cueca, caminho feito de casa até o estádio, coisas que acho que seu Ênio não entenderia, mas que já se incorporaram a um ritual de jogos considerados importantes.

Enfim, não ousarei ir ao Couto sem meu novo companheiro, até porque logo que foi exigido, se mostrou capaz ... comprei um rádio vitorioso. Um radio que nasceu campeão. Assim como também farei o mesmo caminho de casa ao estádio, a mesma camisa e a mesma cueca.
Muitos de vocês dirão que isso é uma grande bobagem. E é. Também acho, mas não tem jeito. Faz anos que é assim e já desisti de mudar, já há algum tempo. Sentar no mesmo lugar então, é sagrado. Se chegar onde sempre fico e o lugar estiver ocupado, pronto, é derrote na certa. Ainda não cheguei ao absurdo de pedir o lugar e argumentar dizendo ao torcedor que é tudo em nome do Coritiba. Me contento com algum cantinho ali por perto

São os meus ingredientes para uma grande brincadeira que é o futebol na minha vida, desde há muito tempo. Nesta segunda à noite, no jogo contra o Atlético Go, não irei ao campo, se alguém quiser levar meu radinho pra passear, agradecemos.

Aliás, aproveito a citação para fazer uma reclamação: de todos estes horário novos inventados pela CBF, incluindo domingo pela manhã, este de segunda à noite acho o pior. Tolero sábado à noite, meio de semana às 9 e 45, mas segunda à noite, não.

Voltando ao radinho. Seu Ênio, como pode ver, sou um torcedor bem pior do que aquele que o senhor viu em 85, quando até aquela nossa conversa, eu era apenas um rapaz com seus 28 ou 29 anos, funcionário de uma tv, com quem o senhor convivia umas duas ou três vezes por semana.

Torcedor é mesmo um bicho estranho, seu Ênio.

Ah, meu celular não tem rádio. Antes acessava pelo aplicativo de duas rádios. Desisti, tem um atraso no som que é muito irritante.

Quem sabe no final do ano não teremos um radinho bi-campeão brasileiro.

+2

Debate

  • "Como nosso time inteiro é empresariado, são eles que decidem e nós aceitaremos até algum macho chutar o balde. Olha o tom que o Diretor fala é o termo "infelizmente para nós", diz tudo. Enquanto isso o Flamengo está vendendo, sem empresários a joia deles com 16 anos para o Real Madrid por 150 milhões.

    O vice-presidente do Coritiba, José Fernando Macedo, confirmou a venda do zagueiro Juninho para o Palmeiras.
    O jogador já havia ficado de fora do treino desta sexta-feira. Desejo da equipe paulista desde 2015, o assunto voltou com força nesta semana depois de o time paulista ter apresentado uma proposta de 3 milhões de euros (aproximadamente R$ 10,2 milhões) para ter o atleta, que é aguardado em São Paulo no sábado, e se aprovado, assina contrato.

    - O Juninho é do Palmeiras. Infelizmente, para nós. Amanhã (sábado), vamos nos reunir com a comissão técnica e analisar o que precisamos na defesa. Temos algumas peças, mas o Campeonato Brasileiro é muito forte - disse Macedo por telefone ao GloboEsporte.com."

    Admir | 14/05, 07h35 | Móvel

    • "Nossa realidade é esta Admir. Isso precisa mudar o mais rápido possível. Mais adiante o preço disso pode ser mais alto do que esta gente pode supor."

      Sérgio Brandão | 14/05, 15h51 | Móvel

  • "Voltando a falar de técnico, hoje temos o Pacheco e vamos torcer por ele, mas vocês querem apostar comigo que, caso o Pacheco vá mal e acabe caindo, o novo técnico será nada mais nada menos que Belleti? Ele mesmo, Belleti..."

    Fábio F. | 13/05, 22h21

  • "Sou um pouco mais novo, passei recentemente dos 50, e também sou um amante do rádio e lembro com saudades daqueles que foram citados não esquecendo do Dirceu Graeser, mas hoje em dia não tem mínima condição de ouvir os programas esportivos em qualquer mídia nem os daqui, muito menos os de fora, é de uma mediocridade impressionante, mal falar sabem!"

    Carlos F. | 13/05, 11h07

    • "É Carlos, o nível tá ruim... muito ruim."

      Sérgio Brandão | 13/05, 11h38 | Móvel

  • "Sobre o Juninho acho um bom negócio considerando que sempre, irremediavelmente, tem empresários na parada. O valor de 10 milhões para nós representa 40% de 25 milhões, que seria o valor dele no mercado hoje. Bom jogador mas certamente faz parte do mundo do futebol e suas leis Pelé. Tem outros por aí, obviamente com empresário a tiracolo."

    Admir | 13/05, 06h27 | Móvel

    • "Meu caro Admir, tenho dito que o Coritiba parece a "base" do Palmeiras. Prepara, ensina e depois, quado o cara tá prontinho sobe de categoria. No nosso caso, até as cores são iguais. Uma parece a extensão do outro."

      Sérgio Brandão | 13/05, 09h17

    • "Neste caso, caro Sérgio Brandão, o clube deveria obrigar o Palmeiras a arcar com no mínimo 50% da nossa folha salarial não é mesmo? SAV."

      Fausto Y. | 13/05, 10h27

    • "Isso ja aliviaria um pouco carga, Fausto."

      Sérgio Brandão | 13/05, 15h50 | Móvel

  • "Boa, quem não tem suas superstições? Faço algumas coisas parecidas, só parecidas porque cada tem as suas. É igual impressão digital, são únicas.
    Sobre o nosso Coritiba penso que promete muito mais do que em outras jornadas. Espero que minhas unhas cresçam e meu medo me dê uma trégua. Estamos melhor!"

    Admir | 13/05, 06h14 | Móvel

  • Ver todos os comentários (44)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

O Autor

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jose R. 276 pts.
Andre T. 272 pts.
Alysson Delalibera 266 pts.
VALCIR J. C. 263 pts.
Marcelo N. 259 pts.
Wagner Cancela 259 pts.
Valdir 257 pts.
Maria N. 256 pts.
João L. 254 pts.
10º Adriano R. 252 pts.
11º Suzana F. 252 pts.
12º Daniel N. 252 pts.
13º Mauricio S. 252 pts.
14º Rosemeire V. 251 pts.
15º Diogo N. 251 pts.
16º douglas n. 251 pts.
José Paulo Macioski 251 pts.
Simone N. 251 pts.
19º Ademir Carlos p. 250 pts.
20º Amos S. 249 pts.
21º vanessa n. 245 pts.
22º Sanderson 244 pts.
23º Franciano S. 243 pts.
24º nancy m. 242 pts.
25º Ailton D. 241 pts.
26º Elizabeth G. 240 pts.
27º Mauro 240 pts.
Thiago L. 240 pts.
29º Rubens J. 240 pts.
30º Jackson M. Jeranoski 238 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias




Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet