COXAnautas - Coritiba Eternamente

04/01, 09h20 | Arquibancada | Sergio Brandão

Coritiba, futebol paixão e história(s)!

O livro "Coritiba, futebol, Paixões e história (s)", lançado em outubro, precisamente no dia 25, com noite de autógrafos também em novembro, chega próximo de esgotar a sua primeira edição.

Muito me orgulha saber que o livro escrito com contribuição de alguns amigos aqui do site, está fechando a venda de sua primeira edição na véspera de Natal, e, deduzo, serviu como presente de final de ano para muitos por aí. Ter este trabalho servindo como presente de Natal é mais do que sonhei.

A notícia me chega pelo editor do Instituto Memória, que disponibiliza novos exemplares a quem ainda procura pelo livro. Grato a todos os amigos que de alguma forma estiveram juntos nesta empreitada, que muito prazer me deu. Especialmente ao craque Alex/10, autor da orelha do livro, Ricardo Honório, responsável pelo prefácio e Dr. Hipólito Xavier, grande incentivador e apoiador da ideia.

Assim, seguimos em frente, sabendo que valeu todo o trabalho, sempre preocupado com a qualidade do produto final que chega ao consumidor.

A quem ainda busca pelo "Coritiba, futebol paixão e história(s)", que desde novembro, pode ser encontrado ou na loja física da editora no Centro Cívico, na Rua deputado Mário de Barros, atrás do Tribunal de Contas, ao lado do Bosque do Papa, ou pela loja virtual, institutomemoria.com.br e ainda pelo telefone 30169042.

Se você não sabe do que estou falando, pegou o bonde andando, reproduzo abaixo uma das maiores críticas que o Livro recebeu. Por Augusto Mafuz, publicado em sua coluna, na Tribuna do Paraná:

“Entre os sentimentos que não envelhecem, está o do amor pelo clube do coração. Sabe que a sua origem está no ideal. Mas não se explica a sua intensidade que faz enfrentar o tempo e derrotá-lo. Não há nenhum momento em que ele se torna tão nobre e tão puro, quando provocado em época de derrotas. Teimando em não ir embora, coloca-nos sob o seu domínio. Invencível, renova-se e fica. Foi esse sentimento que fez o jornalista Sérgio Brandão, escrever “Coritiba, futebol, paixões e história(s)!”.

Em uma narração leve e didática, às vezes, romanceada, próprio de quem não esconde os seus valores, conta a sua história de jornalista e, a partir dela, a história do Coritiba, seus ídolos e seus dirigentes. Mas, não afastando-se da sua formação acadêmica de jornalista, introduz no texto um sentido crítico, pouco comum em um livro de história.

Uma bela obra que, no final, irá fazer os coxas pensarem sobre algumas verdades. Vai além: nesses momentos difíceis devolvendo a esperança para a grande torcida, Sérgio mostra que o futuro do Coritiba está no passado”.

Debate

  • ""futuro do Coritiba está no passado”.
    Que frase triste e desanimadora, assim como a grande maioria das notícias que temos tido sobre o meu querido CFC."

    Edson T. P. | 05/01, 11h23

  • "Grande Sergio
    Parabéns pelo trabalho!!!!
    Que tenhamos um futuro diferente do passado recente...."

    Felipe C. Martinez | 04/01, 22h06 | Móvel

  • "Caro Sérgio! Se o futuro do Glorioso está no Passado. Se for no Passado, nossos Dirigentes deveriam ler o seu Livro para dar um Futuro melhor ao Glorioso. Bom Ano a Nação Coxa Branca!"

    David B. | 04/01, 19h33

    • "Acho que é bem por aí, David."

      Sérgio Brandão | 04/01, 19h47

    • ""o futuro do Glorioso está no Passado." Águas passadas não movem moinho. O mundo mudou, o futebol mudou. Não se pode se espelhar numa época em que atletas semi-profissionais jogavam no time por amor. O futebol hoje é altamente profissional, entretenimento mundial de alto valor agregado e não mais esporte local pra se curtir no fim de semana. A mesma coisa vale para gestão, não se pode administrar o Coritiba como se fosse a padaria da esquina. Infelizmente, só nos restou ficar se apegando a um time de 40 anos atrás e um título nacional de mais de 30 anos."

      Emerson Faria | 05/01, 10h04

    • "sim, o recado é exatamente este. mas nem todos conseguem fazer esta leitura.Infelizmente ainda vivemos do passado."

      Sérgio Brandão | 05/01, 10h25

  • Ver todos os comentários (7)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet