Corrupção na Fifa
Entre os sete senhores detidos, está o ex- presidente e atual vice- presidente da CBF, José Maria Marim.
As prisões aconteceram nesta quarta-feira, em Zurique, onde os membros do comitê da FIFA se reunia para aclamar pelo quinto mandato seguido, Joseph Blater, no cargo de presidente da entidade.
As acusações estão relacionadas a um grande esquema de corrupção dentro da Fifa, nos últimos 24 anos, envolvend, fraude, extorsão, lavagem de dinheiro e propinas no valor de US$ 150 milhões (cerca de R$ 450 milhões) ligados a Copas do Mundo e acordos de marketing e transmissão de jogos pela televisão.
Os mundiais da Rússia (2018) e do Qatar (2022) são alvos da investigação dos agentes americanos que investigam os passos da FIFA há mais de 3 anos.
A ação conjunta das polícias dos Estados Unidos e da Suíça ao todo prendeu sete dirigentes, em Zurique. No total, 14 pessoas foram indiciadas por corrupção.
Na verdade tudo isso apenas confirma o que muitos de nós, já imaginavam e que se confirma, graças ao trabalho da Polícia Secreta Americana (FBI) e Suiça.
Vejo este momento como muito oportuno para começar a limpeza no futebol, coisa que pedimos há anos.
Cabe agora, aos nossos dirigentes, presidentes de clubes, liderarem uma revolução que liberte os clubes destas duas entidades- FIFA e CBF - que tanto mal fizeram ao futebol.
Que os nossos homens tenham a coragem de aproveitar este momento e dignamente nos devolvam o futebol. Livre destes compromissos financeiros que fizeram dele um balcão de negócios, de lavagem de dinheiro e muitos outros casos obscuros e ilícicos.
Que a data de hoje, 27 de maio, seja marcada pelo renascimento do futebol mundial.
Coragem, dirigentes. A hora é esta!
Sobre o autor
O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.
Sobre o blog
Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.
Ver comentários (0)
