COXAnautas - Coritiba Eternamente

02/04, 17h18 | Arquibancada | Sergio Brandão

Da árvore ao guindaste

Demorou, mas parece que a ficha caiu. A imprensa esportiva ainda consegue fazer a leitura da periferia de uma partida de futebol. Ou seja, falar, enaltecer os fatos que acontecem além das quatro linhas.

Com apenas um mau exemplo dado no confronto que fizeram vândalos - que se apresentam como torcedores de Coritiba e Paraná - apesar da torcida única, quebraram o pau pelas ruas da cidade.

Mas outros dois fatos acabaram ganhando mais destaque que a briga e até mais que a própria partida. Dois bons exemplos que merecem mesmo ser lembrados.

A do torcedor do Parana que foi acolhido pela organizada do Coritioba e a família que se revezou num guindaste para assistir a partida. Convenhamos, duas cenas bastante incomuns no futebol, pelo menos por estas bandas de cá.

Se nem Coritiba e Paraná não atraem mais a imprensa nacional - por razões óbvias - as torcidas ainda conseguem algum destaque como nos dois casos que chamaram atenção no Paratiba.

Dois fatos que no minimo deveriam chamar atenção também dos dirigentes que comandam o futebol paranaense.

Mesmo que a decisão de torcida única não tenha partido do Coritiba, foi uma decisão imposta pelas autoridades, ainda é um tema para ser muito bem analisado e repensado.

Outra questão é o valor dos ingressos. Fato que provocou a história da família que assistiu o clássico num guindaste, gastando apenas o dinheiro do estacionamento para abrigar o caminhão que serviu de apoio.

O proprietário do caminhao se declarou torcedor Coxa, mas impossibilitado de levar a família ao estádio, por conta do valor do preço dos ingressos. O guindaste foi a solução encontrada.

Se servir como exemplo, em dia de jogo, logo teremos vários destes caminhões estacionados no entorno do Couto Pereira. Fica a dica.

Meio sem querer, este Paratiba também pode servir como idéia para a tal área mista, hoje muito usada e até comum nas arquibancadas de muitos estádios pelo país, adotada pelos grandes clubes.

Quem sabe assim, não tenhamos um começo de exercício de educação, que muitos torcedores ainda não conseguem ter.

A história do guindaste me lembrou a década de 60, quando assisti algumas partidas pendurado numa árvore que ficava bem na esquina da Amâncio Moro com a Mauá. O segredo era chegar cedo para garantir um bom lugar. Era meio desajeitado, bem desconfortável, mas dali assisti grandes vitórias, grandes partidas. Naquela época valia o sacrifício. Havia apenas o muro do Belfort Duarte como barreira.

Hoje, pedem um preço muito alto pela qualidade do futebol que nos oferecem.

Debate

  • "Não é quem vai ao estádio que arruma confusão em dia de clássico. São 40 ou 50 vagabundos que a polícia teima em não prender... Eles brigam independentemente de jogo, como se pôde ver no domingo..."

    Marcus C. | 04/04, 21h09

  • "Com certeza, Thiago C. SAV"

    J. Mario | 04/04, 18h55

  • "Tinham que premiar os torcedores que ainda não desistiram do Coritiba."

    Thiago C. | 03/04, 13h17 | Móvel

  • "A 'causa primária' da catástrofe do CFC atualmente não é a má qualidade técnica do elenco mas exclusivamente a 'má gerência do clube'. E chega de enaltecer os 'capados' por aqui, 'atleticanos enrustidos'. O combate tem de ser contra essa diretoria inepta e incompetente do Coritiba. Basta de comparar e enaltecer time da 'bixada'!"

    J. Mario | 03/04, 12h14

    • "J. Mario, é por essa negação das virtudes alheias que estamos nessa BOSTA sem tamanho... A nossa direção e conselheiros se acham acima de tudo e mais inteligentes do que os do nosso rival e devido a isso, só fazemos e afundar cada dia mais. Até que surja alguém com culhão pra botar pra correr toda aqueles incompetentes e ineptos da nossa diretoria e conselhos, como vc BEM diz, só nos resta mesmo INVEJAR o sucesso alheio."

      Sandro Silva | 03/04, 12h32

    • "Mas uma coisa nao leva a outra? So que se a "presidencia" esta la foi por alguem os colocou. E se continua la, mesmo depois de tanta M que estamos vendo, é porque para alguns ( conselheiros ) esta tudo lindo...

      Agora some Presidente fraco, conselho omisso e mais uma torcida que nao tem em quem votar = Serie B sendo eliminado em casa por Toledo e fora da Copa do Brasil por URT..."

      Luciano S. | 03/04, 13h01

    • "Sandro Silva, concordo com seu comentário, exceto que 'só nos resta mesmo INVEJAR o sucesso alheio". Acho que fui mal interpretado por você nesse ponto. Eu não escrevi nada nesse sentido. Ao contrário, escrevi que 'basta de comparar e enaltecer time da 'bixada'. Não concordo e nem opinei, 'que só nos resta mesmo INVEJAR o sucesso alheio', conforme vc mencionou. SAV"

      J. Mario | 03/04, 18h05

  • Ver todos os comentários (21)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Sergio Brandão

O Blog

Sou jornalista há mais de 30 anos. A profissão e a condição de torcedor, me fizeram aprender a policiar posições quando escrevo para tv ou rádio. Isso me desenvolveu muito o lado crítico. Costumo dizer que futebol é uma coisa e esporte é outra, bem diferente. Basicamente porque o futebol se transformou num produto da mídia e envolve muito dinheiro. O esporte amador, não. Sem dinheiro ele apenas sobrevive. É o caminho que o vôlei começou a tomar, por exemplo, mas ainda passa longe de ser o sucesso que é o futebol. Gosto de escrever sobre os dois: esporte e futebol. Jornalismo é minha profissão, o Coritiba minha paixão. Será um prazer estar aqui com vocês falando sobre tudo isso.

O Autor

O Coritiba está na minha alma, muito mais até que no coração. Aprendi a gostar de futebol assim, de alma e também de coração. Sou do tempo do Belfort Duarte, hoje Couto Pereira. Isso foi no início dos anos 60. De lá nunca mais saí. Na década de 70, o Coritiba me conquista definitivamente, quando montou times inesquecíveis, várias vezes campeão. Período que passei a frequentar programas de rádio para tentar ficar o mais próximo que podia do futebol. Foi a época de Dirceu Graeser, no famoso"Viva o Futebol", na Rádio Clube, depois Rádio Cruzeiro. Foi o meu começo nos meios de comunicação. Vivo do jornalismo há mais de 30 anos, dedicados ao Rádio e principalmente televisão. Hoje sou muito mais da arquibancada. Sou mais torcedor e menos jornalista, principalmente quando o assunto é Coritiba.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 20
Ponte Preta 19
Paraná 19
Atlético-GO 18
Botafogo-SP 17
Londrina 17
Figueirense 17
Sport 17
Coritiba 15
10º CRB 13
11º Operário 13
12º Brasil de Pelotas 12
13º Cuiabá 12
14º Criciúma 12
15º Oeste 12
16º Vila Nova 11
17º São Bento 8
18º Vitória 7
19º Guarani 6
20º América-MG 6

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Marcelo Carneiro 92 pts.
Ido M. F. 87 pts.
Hedy G. 86 pts.
Leandro R. 85 pts.
Antonio Alvaredo Filho 84 pts.
Wellingtton Wellingtton 82 pts.
Leonel S. 81 pts.
João L. 80 pts.
Vinicios A. 79 pts.
Dorvalino J. 79 pts.
11º Luis Henrique R. 79 pts.
12º Sanderson 78 pts.
Alysson Delalibera 78 pts.
14º Valdir T. 78 pts.
15º Robson R. 77 pts.
16º andre a. 77 pts.
17º Jose R. 76 pts.
18º L. Comeli 76 pts.
Aramis Vieira 76 pts.
20º C. Nunes 75 pts.
21º Juarez Mocelin 75 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 75 pts.
23º Jobson Emanoel 74 pts.
24º Rodrigo P. 74 pts.
25º Arno Ombrellino 73 pts.
26º Valdir 72 pts.
27º Johney S. 72 pts.
28º Andre T. 72 pts.
Julio C. R. 72 pts.
Jose Carlos R. 72 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Marcelo Carneiro
2º Ido M. F.
3º Hedy G.
4º Leandro R.
5º Antonio Alvaredo Filho

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet